Questão 01. UFMS. Ciclos Biogeoquímicos Questões: Durante este ano, foi divulgado, através da mídia, um estudo das Nações Unidas de autoria do geólogo Igor Shiklomanov, que prevê para o ano 2025 do século XXI escassez e até ausência de água potável para a população mundial. A notícia causou grande reação e provocou vários debates, encontros, simpósios e outros, realizados tanto pela comunidade científica, como pelas ONG’S (Organizações não Governamentais), em que o assunto foi amplamente discutido. Apesar da previsão ser catastrófica, o colapso de água no mundo parece certo e a busca de soluções começa a ser pesquisada. O hidrogeólogo Aldo Rebouças, da Universidade de São Paulo (USP), afirma na revista Super Interessante de julho/2000 – página 48, que “a humanidade sempre tratou a água como um recurso inesgotável; estamos descobrindo, da pior forma possível, que não é bem assim”. Levando-se em conta as previsões contidas no texto e aos recursos hidrológicos do mundo, é correto afirmar que:
01. existem métodos que podem ser utilizados na despoluição da água e assim torná-la utilizável, como o “sistema wetlands”, criado pelo pesquisador brasileiro Enéas Salati, em que se utilizam, como filtro, terra e raízes de plantas aquáticas;
02. o total de água doce disponível no planeta fica ainda menor, pois aparece também nos lençóis subterrâneos e sob a forma de gelo nos pólos;
04. a América do Sul é uma das regiões do planeta com maior disponibilidade de água doce, sendo que cerca de 16 a 18% da reserva potável do mundo está situada no Brasil;
08. a Terra tem cerca de 1,4 bilhão/km3 de água; a parte de água doce totaliza quase 50% desse total;
16. regiões como o Oriente Médio e norte da África já são amplamente afetadas em relação aos seus recursos hidrológicos e grande parte de suas reservas de água doce já é utilizada;
32. entre os principais motivos de desperdício de água, está o seu uso doméstico, principalmente caixas de descarga de sanitários e banhos.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 02. U. Salvador-BA. O diagrama representa, esquematicamente, o ciclo biogeoquímico do nitrogênio.
A análise do ciclo, com base na compreensão dos seus processos básicos, torna evidente que:
a) a grande reserva de nitrogênio da atmosfera é um fator que favorece a instabilidade desse amplo mecanismo;
b) a diversidade de compostos nitrogenados, que ocorrem no ciclo, está relacionada à variedade dos números de oxidação do nitrogênio;
c) os organismos procarióticos que estão envolvidos, em todos os níveis, atuam como seres decompositores;
d) no decorrer do ciclo, alternam-se, regularmente, uma etapa física e uma etapa bioquímica.
e) a interferência do homem, desenvolvendo tecnologias para a fixação industrial do nitrogênio do ar atmosférico contribui para ajustar melhor a reciclagem desse elemento.
Questão 03. U.F. Viçosa-MG. Analise a seguinte citação:
“A morte não está na natureza das coisas; é a natureza das coisas. Mas o que morre é a forma.
A matéria é imortal.”
John Fowles.
Pela análise da citação, pode-se concluir que a matéria é imortal porque:
a) a decomposição da matéria libera os nutrientes que retornam aos ciclos biogeoquímicos;
b) a decomposição da matéria orgânica é um processo muito lento que pode durar séculos;
c) a decomposição da matéria orgânica não é completa devido a grande quantidade de fibras;
d) a decomposição da matéria libera nutrientes que ficam disponíveis diretamente aos heterótrofos;
e) a decomposição lenta permite que a matéria tenha condições de ser fossilizada.
Questão 04. UFSC. O esquema abaixo representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do oxigênio.
Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
01. I e II, representam, respectivamente, o O2 e o CO2.
02. O oxigênio se encontra no meio abiótico como integrante do ar atmosférico, ou no meio biótico, como constituinte das moléculas orgânicas dos seres vivos.
04. Praticamente, todo o oxigênio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biológica, no processo de fotossíntese.
08. A necessidade de O2 para a respiração explica o aparecimento dos animais antes dos vegetais na Terra.
16. Alguns fatores, como excessivas combustões sobre a superfície da terra, têm determinado o aumento gradativo da taxa de CO2 na atmosfera.
32. A manutenção das taxas de oxigênio e gás carbônico, no ambiente, depende de dois processos opostos: a fotossíntese e a respiração.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 05. FUVEST-SP. Ciclos Biogeoquímicos Questões: O esquema abaixo representa o ciclo do carbono.
A utilização do álcool como combustível de automóveis intensifica, principalmente, a passagem representada em:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.
Questão 06. UFCE. A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:
a) o equilíbrio da temperatura dos oceanos;
b) a produção de oxigênio na Terra;
c) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos;
d) o equilíbrio da salinidade dos oceanos;
e) o equilíbrio da temperatura na Terra.
Questão 07. Cesgranrio. O esquema abaixo representa os fluxos de energia e de matéria que se processam no ecossistema, a unidade básica da natureza. Assim, os processos essenciais que mantêm essa dinâmica são:
a) digestão e decomposição;
b) digestão e respiração;
c) fotossíntese e digestão;
d) fotossíntese e decomposição;
e) respiração e decomposição.
Questão 08. U.E. Maringá-PR. No planeta Terra existem muitas plantas e animais, inclusive os humanos, além de numerosos microrganismos, que mantêm relações uns com os outros e com o ambiente em que vivem. Sobre as relações existentes entre os seres vivos, assinale o que for correto.
01. As colônias de corais constituem um exemplo de relação harmônica intra-específica, decorrente da associação de organismos morfofuncionalmente integrados.
02. Insetos sociais como as abelhas, os cupins e as formigas estabelecem relações intraespecíficas em sociedades em que há divisão cooperativa do trabalho.
04. As orquídeas e as bromélias existentes nos caules das árvores constituem exemplos de relação desarmônica intra-específica denominada parasitismo ou epifitismo.
08. Os líquens constituem exemplo de relação harmônica interespecífica denominada comensalismo.
16. O herbivorismo e o parasitismo, no nível individual, podem ser considerados relações harmônicas interespecíficas porque contribuem para o equilíbrio das populações dos organismos envolvidos.
32. Coelhos comem vegetais e servem de alimentos para corujas e cobras. Nesta cadeia alimentar, verificam-se relações desarmônicas interespecíficas de competição entre corujas e cobras e de predatismo dos coelhos.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 09. Univali-SC. A mentira na natureza é uma arma de sobrevivência. Muitas vezes, na luta contra o predador, a presa só tem chance de escapar se souber mentir bem. É o caso das cigarrinhas que apresentam cores chamativas para enganar os inimigos. Todos os animais com coloração vermelha, azul e laranja, estão, geralmente, associados a animais venenosos com defesas eficientes.
Essa forma de mentir é conhecida como:
a) mimetismo
b) nicho ecológico
c) predatismo
d) comensalismo
e) mutualismo
Questão 10. UFPE. Ciclos Biogeoquímicos Questões: Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) Rhizobium é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas da lista de questões de Ecologia sobre os Ciclos Biogeoquímicos Questões:
01. 01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55;
02. b;
03. a;
04. 1 + 2 + 4 + 16 + 32 = 55;
05. a;
06. b;
07. d;
08. 1 + 2 + 32 = 35;
09. a;
10. c;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína