Questão 01 sobrePoluição do Solo: UFRN. Ao enveredar por outro caminho, o grupo inesperadamente encontra uma extensa área em que a floresta foi derrubada e queimada. Indignado com tamanha agressão à natureza, *Ribossomildo recita estes versos de Carlos Drummond de Andrade:
De cada cem árvores antigas Restam cinco testemunhas acusando O incrível carrasco secular Restam cinco, não mais. Resta o fantasma Da orgulhosa floresta primitiva. In: Globo Ciência, Ano 1 – nº 1
Em seguida, Ribossomildo* declara que essa devastação pode ocasionar o: a) aumento da camada de húmus, ao longo do tempo, favorecendo a erosão; b) lançamento, na atmosfera, de gases tóxicos, como o clorofluorcarbono (CFC); c) formação de ácido sulfúrico que, na atmosfera, reage com oxigênio causando chuva ácida; d) redução da infiltração de água no solo e da quantidade de nutrientes devido às enxurradas. *Ribossomildo = personagem fictício, um experiente pesquisador
Questão 02. U.E. Ponta Grossa-PR. O lixo não pode ser simplesmente abandonado. Reciclar é a solução.
Sobre esse tema, assinale o que for correto. 01. Enterrar lixo que não foi triado ajuda na fertilização do solo.
02. A triagem do lixo é fundamental para sua reciclagem.
04. Os biodigestores processam a degradação da fração orgânica do lixo, gerando metano.
08. Os resíduos sólidos resultantes da biodigestão da fração orgânica do lixo podem ser utilizados como fertilizantes do solo.
16. O homem ainda não encontrou utilidade para o metano, gás altamente tóxico resultante da biodigestão da fração orgânica do lixo. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 03 sobre Poluição do Solo: FGV-SP. Após ser utilizado o inseticida diclorodifeniltricloroetano (DDT) em um ecossistema, foi avaliada a porcentagem dessa substância acumulada na cadeia alimentar abaixo: Plantas → Herbívoros → Carnívoros
Espera-se encontrar: a) a maior concentração de DDT nas plantas; b) a maior concentração de DDT nos herbívoros; c) a maior concentração de DDT nos carnívoros; d) a menor concentração de DDT nos herbívoros; e) a menor concentração de DDT nos carnívoros.
Questão 04 sobre Poluição do Solo: UFPR. O lixo constitui uma das principais preocupações das administrações municipais. Em relação à produção urbana de resíduos sólidos, Curitiba passou de aproximadamente 70 toneladas/dia em 1940, para 214 em 1960, 717 em 1980, 1047 em 1996 (CETESB, 1997) e para 1845 em 1999 (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2000).
Sobre esse tema, julgue as afirmativas: ( ) O agravamento dos problemas de coleta, transporte e disposição final dos resíduos sólidos urbanos está diretamente relacionado ao crescimento das cidades.
( ) Os resíduos orgânicos, se não forem convenientemente armazenados e tratados, podem produzir o chorume, substância altamente poluidora do solo e das águas.
( ) Os resíduos sólidos não constituem problema para a maior parte das cidades brasileiras, uma vez que são reciclados.
( ) A incineração é o procedimento mais adequado para eliminar o grande volume de resíduos sólidos gerado nas metrópoles.
( ) Quanto à escolha da área de depósito para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, devem ser considerados, entre outros, os seguintes fatores: o solo e o subsolo, o clima, a hidrografia e a hidrologia, a vegetação e os riscos de erosão.
( ) Através da mudança de hábitos de consumo e de comportamento individual, é possível reduzir o problema causado pelo lixo urbano.
Questão 05. VUNESP. A aplicação de DDT para eliminar as pragas da lavoura tem demonstrado seus efeitos danosos para o meio ambiente. A busca do combate às pragas, sem usar agrotóxicos, levou a novas descobertas. Um dos exemplos é o combate de insetos comedores de folhas de cana-de-açúcar por um certo tipo de fungo, parasita desses insetos.
Esse tipo de combate de pragas é conhecido como controle: a) físico. b) bioquímico. c) químico. d) bilateral. e) biológico.
Questão 06. U.E. Ponta Grossa-PR. As cidades processam uma enorme quantidade de matéria e de energia. Uma das conseqüências disto é a produção de dejetos que são acumulados em terrenos denominados lixões, causando um dos maiores problemas urbanos.
A respeito deste tema – o lixo urbano –, assinale o que for correto. 01. Os lixos de várias cidades são palcos da degradação humana, porque muitas pessoas retiram do lixo doméstico alimentos e objetos de uso pessoal para a sua sobrevivência.
02. Os produtos tóxicos nos lixões, além de contaminar as pessoas que trabalham e/ou subsistem do lixo, contaminam também o solo e muitas vezes atingem o lençol freático.
04. Além de produzir um mau cheiro característico, o chorume – líquido escuro e ácido proveniente da decomposição bacteriana da matéria orgânica do lixo – pode infiltrar e contaminar o solo e lençóis freáticos.
08. Nos países desenvolvidos, o lixo orgânico (inclusive o lixo hospitalar) é transformado em adubo natural, largamente utilizado na agricultura, em substituição aos agrotóxicos.
16. Acumulado a céu aberto, o lixo urbano permite a proliferação de ratos, baratas e mosquitos, que podem transmitir várias doenças, como dengue e peste bubônica. Dê como resposta a soma das alternativas corretas.
Questão 07. UFMG. Observe a figura.
Agentes poluidores representados nessa figura e presentes em residências são responsáveis por todos os seguintes efeitos na saúde e no ambiente, exceto: a) Destruição da camada de ozônio e aumento da incidência de câncer de pele. b) Inativação da hemoglobina e morte por asfixia. c) Interferência na atenção, na vigilância e no trabalho mental. d) Redução da tensão superficial da água e quebra da cadeia alimentar aquática
Questão 08 sobre Poluição do Solo:UFRS. Leia o texto abaixo. “Quanto mais penetra o observador nesta maravilhosa oficina da natureza, tanto mais surpreso fica quando ela termina. Estamos à margem de um vasto campo de batalha. Centenas, milhares de troncos carbonizados jazem na inclinada encosta. Alguns ainda de pé, tostados pelo incêndio, estendem os galhos negros súplices, chamando a vingança do céu, até que o machado se ajunte ao fogo que já o precedera, e o tronco, ferido pelo ferro, se precipite no abismo. E no meio deste caos de aniquilamento ondulam viçosos milharais e feijoais; em volta, esplêndidos laranjais; em verdejantes encostas pasta o gado e à orla da mata relincham os cavalos; ladram alguns cães e chega-se a uma genuína casa de colono.” AVÉ-LALLEMANT, Robert. Viagem pela Província do Rio Grande do Sul-1858. Ed. Itatiaia, 1980.
Considere as seguintes afirmações sobre as queimadas. I. As altas temperaturas que as queimadas ocasionam provocam diminuição de húmus e de muitos organismos.
II. As queimadas facilitam os processos de erosão por deixarem o solo desprovido de sua cobertura vegetal.
III. Embora condenáveis sob o ponto de vista ecológico, as queimadas anuais propiciam um processo agrícola auto-sustentável.
Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína