Questão 01 sobre O que são Ciclos biogeoquímicos: (UFMG) Analise o esquema a seguir, referente ao ciclo do carbono na biosfera.
Todas as alternativas, relativas aos processos numerados no esquema, estão corretas, EXCETO
A) 1 produz glicose e libera O2.
B) 2 representa um processo de nutrição exclusivo de indivíduos heterótrofos.
C) 3 só ocorre se o processo 5, realizado por saprófitas, for interrompido.
D) 4 visa à formação de moléculas orgânicas com gasto de energia.
E) 6 é denominado combustão.
Questão 02. (UFU-MG) As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter intervêm no fenômeno de:
A) nitrosação.
B) desnitrificação.
C) nitrificação.
D) amonização.
E) síntese de ATP.
Questão 03. (Enem–1998) O Sol participa do ciclo da água, pois, além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água. Considere, então, as seguintes afirmativas:
I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrio.
A) Somente a afirmativa III está correta.
B) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
C) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
D) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 04. (PUC RS) Quando se estuda o ciclo do nitrogênio, verifica-se que os seres que devolvem esse elemento à atmosfera são bactérias particularmente denominadas:
A) nitrificantes.
B) ferrosas.
C) sulfurosas.
D) desnitrificantes.
E) simbiontes.
Questão 05 sobre O que são Ciclos biogeoquímicos: (PUC Rio–2010) A disponibilização do CO2 através da queima de combustíveis é uma das causas do aumento do aquecimento global. A fixação do carbono na biomassa é uma das formas de promover sua estabilização.
Em relação à fixação biológica do carbono, é CORRETO afirmar que ela é feita somente pelos organismos:
A) fotossintéticos, do reino vegetal.
B) ruminantes, do reino animal.
C) algas fotossintéticas.
D) organismos decompositores.
E) organismos autotróficos.
Questão 06. (Enem–2010) O fósforo, geralmente representado pelo íon de fosfato (PO4-3), é um ingrediente insubstituível da vida, já que é parte constituinte das membranas celulares e das moléculas do DNA e do trifosfato de adenosina (ATP), principal forma de armazenamento de energia das células. O fósforo utilizado nos fertilizantes agrícolas é extraído de minas, cujas reservas estão cada vez mais escassas. Certas práticas agrícolas aceleram a erosão do solo, provocando o transporte de fósforo para sistemas aquáticos, que fica imobilizado nas rochas. Ainda, a colheita das lavouras e o transporte dos restos alimentares para os lixões diminuem a disponibilidade dos íons no solo. Tais fatores têm ameaçado a sustentabilidade desse íon.
Uma medida que amenizaria esse problema seria:
A) Incentivar a reciclagem de resíduos biológicos, utilizando dejetos animais e restos de cultura para produção de adubo.
B) Repor o estoque retirado das minas com um íon sintético de fósforo para garantir o abastecimento da indústria de fertilizantes.
C) Aumentar a importação de íons fosfato dos países ricos para suprir as exigências das indústrias nacionais de fertilizantes.
D) Substituir o fósforo dos fertilizantes por outro elemento com a mesma função para suprir as necessidades do uso de seus íons.
E) Proibir, por meio de lei federal, o uso de fertilizantes com fósforo pelos agricultores, para diminuir sua extração das reservas naturais.
Questão 07. (UFMG) Observe esta figura.
Os nódulos formados nas raízes das leguminosas resultam da colonização por bactérias fixadoras de nitrogênio. Devido à presença desses nódulos nas raízes, as sementes de leguminosas – como a soja – são boas armazenadoras de:
A) amido.
B) carboidratos.
C) lipídios.
D) proteínas.
Questão 08. (Unicamp-SP) Dados experimentais demonstraram que uma plantação de cana-de-açúcar com cerca de 4 000 m2 é capaz de retirar da atmosfera 20 toneladas de carbono / ano. Se não houvesse maneira de devolver à atmosfera o carbono incorporado, provavelmente em poucos séculos os vegetais consumiriam todo o suprimento atmosférico de carbono.
CITE três maneiras através das quais a reciclagem desse elemento químico pode ocorrer.
Questão 09 sobre O que são Ciclos biogeoquímicos: (UFU-MG) Certos agricultores costumam plantar alternadamente culturas de plantas não leguminosas e leguminosas. Por exemplo, após cultivarem milho em uma região, optam por plantar feijão. Outros cultivam plantas leguminosas, deixando-as apodrecerem no campo.
Com relação ao exposto, responda ao que se pede.
A) Qual a importância das plantas leguminosas para o solo?
B) Qual é a denominação das técnicas utilizadas pelos agricultores no primeiro e no segundo exemplos, respectivamente?
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas das atividades de Ecologia sobre O que são Ciclos biogeoquímicos:
01. D;
02. C;
03. D;
04. D;
05. E;
06. A;
07. D;
08. Respiração de autótrofos e heterótrofos, decomposição e queima de combustíveis fósseis.
09. A) O plantio de leguminosas enriquece o solo com sais nitrogenados, pois normalmente em suas raízes existem nódulos formados por bactérias fixadoras do nitrogênio.
B) Rotação de culturas e adubação verde.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína