Questão 01 sobre Formação de novas espécies: (Modelo Enem) Em algumas regiões brasileiras, existem exemplares de Euphorbia heterophylla, uma planta daninha bastante prejudicial à lavoura de soja e que pode ser resistente a herbicidas. Se, após alguns anos, não existir mais o fluxo de genes entre as plantas susceptíveis e resistentes a herbicidas dessa espécie, então ocorrerá:
a) seleção natural.
b) irradiação adaptativa.
c) isolamento geográfico.
d) recombinação gênica.
e) isolamento reprodutivo.
Questão 02. Formação de novas espécies: Comportamentos que favorecem a dispersão também promovem, geralmente, a especiação. É CORRETO afirmar que, entre os comportamentos que costumam favorecer a especiação, se inclui:
a) a ocupação de novos nichos.
b) a territorialidade.
c) o cuidado com a prole.
d) o sedentarismo.
Questão 03. Qual a condição inicial básica para que ocorra o processo de formação de raças?
a) Isolamento reprodutivo
b) Isolamento geográfico
c) Seleção natural
d) Esterilidade dos descendentes
e) Superioridade do híbrido
Questão 04 sobre Formação de novas espécies: Assinale a complementação correta para a frase abaixo.
Duas populações de uma mesma espécie, vivendo em ambientes diferentes e isoladas geograficamente:
a) poderão formar duas espécies, se persistir o isolamento.
b) terão obrigatoriamente o mesmo conjunto gênico (genético).
c) não poderão alterar seus conjuntos gênicos com o passar do tempo por estarem isoladas.
d) nunca poderão formar raças diferentes
e) obrigatoriamente terão que se extinguir.
Questão 05. ENEM 2005.
Há quatro séculos alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como “reserva de alimento”. Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio. Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e a terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos. Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que:
a) a introdução desses animais domésticos, trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico.
b) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.
c) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens, pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema.
d) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os cabritos pequenos.
e) o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha
Questão 06. ENEM 2011. Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedade de peixes por meio da hibridação. sta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural. Terra da Gente, ano 4,n.47, mar.2008 (adaptado).
Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
a) originar uma nova espécie poliploide.
b) substituir geneticamente a espécie natural.
c) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat aquático.
d) impedir a integração biológica entre as espécies parentais.
e) produzir descendentes com o código genético modificado.
Questão 07. Numa população em equilíbrio Hardy-Weinberg a frequência do alelo dominante para um dado lócus autossômico é 0,6. Portanto, a frequência dos heterozigotos para este locus será:
a) 0,24
b) 0,48
c) 0,60
d) 1,20
e) 2,40
Questão 08. A frequência do gene a, que determina o albinismo, é de 30% em uma certa população em equilíbrio. Em uma amostra de 500 pessoas desta população, quantas se espera encontrar com albinismo?
a) 5
b) 15
c) 45
d) 60
e) nenhuma das anteriores
Questão 09 sobre Formação de novas espécies: ENEM 2009.
Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribuídos em ampla região na América do Norte. A pelagem de ratos dessa espécie varia do marrom claro até o escuro, sendo que os ratos de uma mesma população têm coloração muito semelhante. Em geral, a coloração da pelagem também é muito parecida à cor do solo da região em que se encontram, que também apresenta a mesma variação de cor, distribuída ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populações de P. polionotus. Cada população é representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posição geográfica no mapa.
O mecanismo evolutivo envolvido na associação entre cores de pelagem e de substrato é
a) a alimentação, pois pigmentos de terra são absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores.
b) o fluxo gênico entre as diferentes populações, que mantém constante a grande diversidade interpopulacional.
c) a seleção natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivência diferenciada de indivíduos com características distintas.
d) a mutação genética, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, têm maior ocorrência e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais.
e) herança de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas características genéticas aos descendentes.
Confira mais alguns exercícios sobre evolução:
- Exercícios sobre Biogênese e Abiogênese;
- Questões sobre Teorias Evolutivas de Darwin e Lamarck;
- Exercícios sobre a Evolução e Adaptação dos Seres Vivos;
- Questões sobre a Origem da Vida;
🔵 >>> Veja a lista completa com todos os exercícios sobre Evolução.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Formação de Novas Espécies e Genética das Populações:
Gabarito do exercício 01. E;
Gabarito do exercício 02. A;
Gabarito do exercício 03. B;
Gabarito do exercício 04. A;
Gabarito do exercício 05. B;
Gabarito do exercício 06. B;
Gabarito do exercício 07.A;
Gabarito do exercício 08.C;
Gabarito do exercício 09. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína