Questão 01 sobre Poluição: Vunesp. O homem moderno tem provocado frequentes desequilíbrios na natureza. A presença de poluentes na atmosfera, na água e no solo tem gerado diferentes tipos de poluição com danos à saúde dos seres vivos e, em especial, à do homem. Entre estes agentes poluidores estão os metais pesados, tais como cobre, chumbo e mercúrio e, entre os óxidos de carbono, o mais perigoso, que é o monóxido de carbono (CO).
a) De que forma o monóxido de carbono poderá ser prejudicial à saúde humana quando inspirado?
b) Como os metais pesados poderão prejudicar o meio ambiente?
Questão 02. Fuvest-SP. Um importante poluente atmosférico das grandes cidades, emitido principalmente por automóveis, tem a propriedade de se combinar com a hemoglobina do sangue, inutilizando-a para o transporte de gás oxigênio. Esse poluente é o:
a) dióxido de carbono.
b) dióxido de enxofre.
c) metano.
d) monóxido de carbono.
e) ozônio.
Questão 03. Ceeteps-SP. “Na cidade de São Paulo, nos meses de inverno, há um aumento muito grande de poluentes do ar. Normal-mente, as camadas inferiores do ar são mais quentes do que as superiores; o ar quente, menos denso, sobe, carregando os poluentes, e é substituído por ar frio. Nos meses de junho, julho e agosto, geralmente as camadas inferiores ficam muito frias e densas; logo, o ar não sobe com facilidade e a concentração de poluentes cresce.”
O texto, ao estabelecer um paralelo entre densidade do ar e temperatura, pretende mostrar o fenômeno:
a) do aumento da população, determinando a poluição.
b) da poluição química por produtos não-biodegradáveis.
c) das chuvas ácidas.
d) do efeito estufa.
e) da inversão térmica.
Questão 04. Mackenzie-SP. A emissão excessiva de certos gases, como o CO2, tem sido responsabilizada pelo aumento gradativo da temperatura da superfície terrestre, com graves conseqüências previstas para o futuro, como inundações de cidades localizadas ao nível do mar. Esse aumento de temperatura é causado pela:
a) radiação ultravioleta do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.
b) radiação visível do sol, que, devido à destruição da camada de ozônio, chega com maior intensidade à superfície terrestre.
c) radiação infravermelha, que, após a absorção da energia solar pelo solo, é irradiada na forma de calor.
d) radiação infravermelha, que é absorvida pelo solo e não é irradiada à atmosfera.
e) radiação ultravioleta do sol, absorvida pelos gases que estão em excesso na atmosfera.
Questão 05 sobre Poluição: Mackenzie-SP. Cientistas mediram a quantidade de carbono nos solos de 2.179 localidades do Reino Unido em 1978, 1994/5, 1996/7 e 2003. Verificaram que quase todos os solos estavam perdendo carbono, a uma taxa média de 0,6 % ao ano, o que significa 13 milhões de toneladas anuais. Como a perda aconteceu mesmo em solos que não são usados para agricultura, os pesquisadores assumem que a mudança seja ocasionada pelo aumento da temperatura global no último século, que foi de 0,7 ºC. Quanto mais calor, maior a atividade de micróbios que decompõem matéria orgânica no solo, liberando CO2, o que, por sua vez, aumenta ainda mais a temperatura.
Folha Ciência, 08/09/2005
Analisando-se o texto, é correto afirmar que:
a) a quantidade de CO2 liberada do solo é insignificante, comparando-se com a quantidade liberada à atmosfera por outras fontes, não constituindo, portanto, motivo de preocupação.
b) o problema da liberação do CO2 pode ser resolvido se forem eliminados os micróbios responsáveis pela produção desse gás.
c) essa perda de CO2 pelos solos aumenta a taxa de CO2 da atmosfera e favorece a ocorrência do efeito estufa.
d) o aumento na quantidade de CO2 da atmosfera não tem relação com o efeito estufa.
e) o efeito estufa não ocorre, mesmo que haja aumento na taxa de CO2 na atmosfera, pois as plantas, por meio da fotossíntese, utilizam todo o excesso desse gás.
Questão 06. Mackenzie-SP. A quantidade de CO2 (gás carbônico) na atmosfera vem aumentando devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis. Segundo alguns cálculos, nos últimos 100 anos, a concentração de gás carbônico, na atmosfera, passou de 0,029% para 0,040%. Com relação ao meio ambiente, esse aumento é:
a) insignificante, pois não passa de 1% e não provoca, portanto, alterações ambientais.
b) até interessante, pois aumenta a matéria-prima para a fotossíntese das plantas.
c) insignificante, já que as plantas, pela fotossíntese, consomem todo o excesso.
d) significativo, pois corresponde a cerca de 38%, trazendo conseqüências sérias, como o aumento da temperatura global.
e) significativo, pois o gás carbônico é o principal responsável pela destruição da camada de ozônio da atmosfera.
Questão 07. Unicamp-SP. Pesquisadores não têm mais dúvida de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta. As queimadas de florestas têm sido freqüentemente citadas como um dos agentes causa-dores da intensificação desse efeito, mas a maior parte dos cientistas não concorda, citando outro fator.
a) No que consiste o efeito estufa?
b) Qual o principal agente causador da intensificação desse efeito?
c) Estudos mostraram que a intensificação do efeito poderá, teoricamente, provocar alterações nos níveis do oceano e na produção agrícola. Explique como isso seria possível em cada um dos casos.
Questão 08. ENEM. Um dos índices de qualidade do ar diz respeito à concentração de monóxido de carbono (CO), pois esse gás pode causar vários danos à saúde. A tabela a seguir mostra a relação entre a qualidade do ar e a concentração de CO.
Para analisar os efeitos do CO sobre os seres humanos, dispõe-se dos seguintes dados:
Suponha que você tenha lido em um jornal que na cidade de São Paulo foi atingido um péssimo nível de qualidade do ar. Uma pessoa que estivesse nessa área poderia:
a) não apresentar nenhum sintoma.
b) ter sua capacidade visual alterada.
c) apresentar fraqueza muscular e tontura.
d) ficar inconsciente.
e) morrer.
Questão 09. Fuvest-SP. Se as usinas elétricas utilizam madeira em lugar de combustíveis fósseis e se novas árvores são plantadas constantemente para substituir aquelas queimadas nas usinas, não é liberado dióxido de carbono adicional.
a) O que são combustíveis fósseis? Dê um exemplo.
b) Por que a queima da madeira não liberaria dióxido de carbono adicional para a atmosfera, desde que novas árvores fossem constantemente plantadas?
Questão 10 sobre Poluição: URFJ. O processo da fotossíntese é uma forma de transferência de energia do Sol para os vegetais. Nesse processo, os vegetais captam CO2 atmosférico e produzem O2. Uma árvore contém, portanto, uma certa quantidade de energia acumulada do Sol. O carvão mineral (carvão fóssil) é formado essencialmente por árvores mortas e soterradas em eras passadas. Quando são queimados, tanto as árvores quanto o carvão liberam energia sob a forma de calor.
Se a destruição das florestas e as taxas de queima de carvão mineral continuarem a aumentar, o que deverá acontecer com a temperatura da atmosfera terrestre? Justifique sua resposta.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas das questões sobre Os Desequilíbrios Ambientais e Poluição:
01. a) O monóxido de carbono (CO) se combina com a hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio.
b) Metais pesados são substâncias não biodegradáveis e, quando assimilados pelos seres vivos, apresentam efeito cumulativo nas cadeias alimentares.
02. D;
03. E;
04. C;
05. C;
06. D;
07. a) Na retenção do calor pela atmosfera rica em CO2.
b) O aumento da taxa de gás CO2 na atmosfera, principalmente por queima de combustíveis fósseis.
c) A elevação da temperatura média poderá causar o degelo das calotas polares aumentando o nível dos oceanos. As alterações do clima e da distribuição da chuvas poderiam prejudicar a agricultura, pois causariam aridez e enchentes.
08. B;
09. a) Combustíveis fósseis são substâncias ou misturas de substâncias produzidas, há milhares de anos, a partir da transformação de organismos mortos. São exemplos: petróleo, gás natural e carvão mineral.
b) Os vegetais replantados consumiriam o gás carbônico liberado pela queima da madeira.
10. Deverá aumentar. A liberação do carbono fixado nas florestas e no carvão contribuirá para a amplificação do efeito estufa e conseqüentemente a temperatura média irá aumentar.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína