Os problemas ambientais é um tema muito cobrado em Vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dominar este conteúdo pode te ajudar a ficar na frente de seus concorrentes nas avaliações. Para te ajudar selecionamos uma lista com 10 exercícios de Geografia sobre os problemas ambientais!
Questão 01. (UFSC). Problemas Ambientais: O caminho trilhado pela humanidade, desde os primórdios até os dias atuais, provocou impactos sobre o espaço natural que exigem reflexões e ações. Entre os problemas surgidos salientam-se os de ordem ambiental. Sobre essa importante questão da atualidade, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
(01) Os fenômenos El Niño e La Niña, responsáveis por grandes alterações no clima brasileiro e em algumas regiões do planeta, resultam das interferências humanas nas águas do Oceano Atlântico, transformado em depósito de enormes quantidades de dejetos industriais e de derivados de petróleo.
(02) O objetivo fundamental da ECO-92 era tentar minimizar os impactos negativos sobre o ambiente, no planeta, garantindo, assim, o futuro das próximas gerações. Com tal finalidade foram elaborados convenções, uma declaração e princípios e um plano de ação (Agenda 21).
(04) A questão que se coloca para a humanidade é a busca de um modelo de desenvolvimento que minimize os impactos ambientais negativos, que seja ecologicamente sustentável e que promova melhor distribuição da riqueza no mundo, contrariando, dessa forma, o padrão de consumo e o modo de vida impostos pelo modelo econômico vigente.
(08) A resolução das questões ambientais em escala planetária depende de atitudes concretas das populações dos países mais ricos, que são aquelas que apresentam maior consciência ecológica, fruto do conhecimento e lutas travadas ao lado do empresariado já ecologicamente correto.
(16) O alerta sobre as consequências globais das agressões ao meio ambiente foi dado em 1972, na Conferência das Nações Unidas e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia), e repetiu-se em 1992, com a ECO-92, no Rio de Janeiro, e no final de agosto de 2002, com a Rio+10, em Johannesburgo, na África do Sul.
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Questão 02. (UFSCar) A organização das Nações Unidas realizou três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que:
a) os problemas ambientais ampliaram-se, apesar dos países industrializados diminuírem muito o consumo de produtos agropecuários.
b) os países de agricultura moderna deixaram de utilizar agrotóxicos para evitar problemas vividos pelos países já industrializados.
c) aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.
d) os conditos religiosos entre países ricos e pobres são as causas da não obediência aos acordos assinados nas conferências sobre meio ambiente.
e) os países pobres, em função da falta de educação ambiental, são os principais responsáveis pelo aumento dos problemas ambientais.
Questão 03. (UFSC). A questão ambiental tem-se caracterizado como uma das grandes preocupações do mundo moderno. Muitos dos recursos utilizados na produção industrial são extraídos diretamente da natureza, causando-lhe prejuízos por vezes incalculáveis. Hoje, é bastante corrente a reutilização e/ou reciclagem de muitos produtos, bem como uma maior preocupação com medidas antipoluição, além de uma melhoria na educação, quando se refere à questão do meio ambiente. Tudo isso, como medida, para que no futuro possamos ter um ambiente propício à continuidade das atividades econômicas e, principalmente, viável à própria vida.
Com relação a essa temática, é correto afirmar que:
(01) A preocupação com a degradação ambiental é legítima e oportuna, pois muitos recursos necessários à vivência humana poderão se esgotar em pouco tempo.
(02) A inquietação por questões ambientais é um exagero, fruto apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos radicais.
(04) Com um sistema socioeconômico voltado principalmente à produção de mercadorias, visando basicamente ao lucro, torna-se difícil, sob o capitalismo, a não degradação dos recursos naturais.
(08) Não há problemas quanto aos recursos minerais, pois os estudos garantem, para qualquer caso (água, minérios, fontes de energia térmica) reservas suficientes para os próximos 500 anos.
(16) Com a queda no processo de urbanização, diminuirão, vertiginosamente, os problemas socioambientais, tanto nas cidades quanto no meio rural.
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Questão 04. (Unioeste) É incontestável a necessidade crescente de produção de alimentos que possam atender ao crescimento do consumo pela população que cada dia vive mais em cidades. Para suprir tais necessidades, a tendência tem sido a de recorrer ao processo de aperfeiçoamento técnico e ao aumento da produtividade agrícola por hectare. Assim, o ambiente sofre alterações constantes, chegando, em algumas áreas, à degradação ambiental.
Sobre a assertiva acima, é correto afirmar que:
(01) As atividades agrícolas chamadas modernas usam cada vez mais tecnologia, empregando baixa quantidade de mão-de-obra e utilizando maquinarias, adubos químicos, inseticidas e herbicidas.
(02) O uso cada vez mais frequente de produtos químicos, ou insumos agrícolas, não contamina o solo nem a água, pois esses produtos e insumos são filtrados pela espessa camada do solo, antes de chegarem aos rios e riachos.
(04) Uma das consequências das monoculturas extensivas é a erosão dos solos, que contribui para o assoreamento dos cursos fluviais, deteriorando a qualidade das águas dos rios e dos córregos com os detritos sólidos do solo e com os venenos usados no controle das pragas.
(08) O cultivo de espécies vegetais, como soja, milho, trigo, entre outras, em grandes extensões de terras, favorece o desenvolvimento de pragas, como lagarta da soja, besouro-bicudo do algodão e bactérias.
(16) Nas áreas de fronteira agrícola, ou seja, nas regiões de expansão das terras de cultivo e de pastagens, como ocorre na região Centro-Oeste e na Amazônia Brasileira, nos Cerrados e na Floresta Amazônica, os problemas ambientais não se acentuaram com a política desenvolvimentista, implantada a partir da década de 1970, porque a modernização agrícola ficou restrita aos solos férteis do sul e do sudeste do país.
(32) Os desmatamentos, sem considerar o fator declividade, em áreas de cabeceiras de primeira ordem, têm promovido a desperenização de cursos fluviais.
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Questão 05. (Unioeste). Problemas Ambientais: Sobre o acordo internacional de combate aos gases que provocam o aquecimento global, denominado de Protocolo de Kyoto, é correto afirmar que:
(01) É o único parâmetro jurídico internacional disponível para efetivar a Convenção do Clima, firmado no Rio de Janeiro em 1992.
(02) Para entrar em vigor, ele precisa ser ratificado por um conjunto de países que represente pelo menos 55% das emissões mundiais de gases-estufa.
(04) A postura dos EUA diante da ratificação do protocolo é louvada por outros países, como Alemanha, Inglaterra e França.
(08) Se os gases resultantes da poluição continuarem sendo exalados para a atmosfera, a temperatura média da superfície terrestre tenderá a aumentar, acelerando o efeito estufa e, por conseguinte, elevando o nível dos mares pelo derretimento das calotas polares.
(16) A 7.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-7), realizada em Marraquesh, no mês de novembro de 2001, foi uma oportunidade para avançar em muitos pontos do protocolo.
(32) O Brasil será um dos países integrantes do comitê executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, um dos pilares do protocolo.
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Questão 06. (UERJ). Problemas Ambientais:
As linhas isotérmicas, como no desenho acima, podem ilustrar um fenômeno climático típico de grandes cidades, caracterizado pela elevação da temperatura nas áreas centrais da mancha urbana devido à irradiação de calor para a atmosfera.
Esse fenômeno climático, associado ao aumento dos índices de poluição, é denominado de:
a) chuva ácida.
b) ilha de calor.
c) inversão térmica.
d) aquecimento global.
Questão 07. (UFSCar) A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes.
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar.
II. A ideia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico.
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991.
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais a partir da Terceira Revolução Industrial.
Estão corretas as proposições:
a) I e IV, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
Questão 08. (UFGO). O meio ambiente urbano dos países ricos apresenta problemas ambientais que mobilizam a sociedade civil desses países. Esses problemas decorrem:
a) do consumismo aliado à grande produção de mercadorias.
b) da vasta produção de lixo oriundo de embalagens de material plástico.
c) do uso intenso de propaganda interferindo no efeito visual dos sítios urbanos.
d) do uso dos produtos descartáveis articulados ao modismo veiculado pela mídia.
e) do incentivo do poder público para a instalação de estabelecimentos industriais.
Questão 09. (PUC Minas) Quanto às questões relativas ao meio ambiente, julgue as afirmativas a seguir:
I. O conceito de recurso natural é sempre o mesmo para qualquer sociedade, independente do seu nível cultural, pois significa bem não-renovável.
II. Há uma ligação entre todos os ecossistemas, e a atmosfera do planeta é uma só, assim como as águas e a própria biosfera, por isso a problemática ambiental é planetária.
III. Nas grandes aglomerações urbanas, chove um pouco mais que nas áreas rurais vizinhas, devido à grande quantidade de micropartículas no ar, que facilita a condensação do vapor de água da atmosfera.
Assinale:
a) se for correta apenas a afirmativa I.
b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II.
c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III.
d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III.
e) se forem corretas as afirmativas I, II e III.
Questão 10. (UFPR). Problemas Ambientais: Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadas que o normal, como pode ser observado no seguinte texto:
“O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira-mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima historicamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. ‘O aquecimento tem sido ótimo, não há dúvida alguma’, disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhas desde o século 17 às margens do rio Mosel. ‘Veja só a sequência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até este ano, o clima
tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida’.”
(ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. Folha de S. Paulo, 10 ago. 2003.)
Sobre aquecimento global, é correto afirmar:
( ) as chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.
( ) mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o dióxido de carbono interferem no efeito estufa.
( ) em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.
( ) os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Kyoto.
( ) os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da atmosfera e, consequentemente, para o aquecimento global.
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🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas dos melhores exercícios de Geografia sobre os Problemas Ambientais:
01. 22;
02. C;
03. 05;
04. 13;
05. 59;
06. B;
07. B;
08. A;
09. D;
10. F, V, V, V, V
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína