Exercícios sobre Ecologia e Política Ambiental

01. Ecologia e Política Ambiental: U. Santa Ursula-RJ

Os esgotos domésticos se constituem num dos principais responsáveis pela poluição da Baía de Guanabara.

Rio de Janeiro: um enfoque para o vestibular – MUCCIOLO, Marcos e MODESTO, Nilo Sérgio D’Ávila.

A poluição e a degradação ambiental da Baía de Guanabara resultam:

I. Do crescimento imobiliário na orla dessa baía.

II. Da presença da Reduc (Refinaria Duque de Caxias) que lança detritos como óleo, partículas sólidas, enxofre, etc.

III. Do Porto da cidade do Rio de Janeiro onde navios despejam, entre outras coisa, uma grande quantidade de óleo.

Assinale a alternativa correta:

a) São verdadeiras as afirmativas I e III.

b) São verdadeiras as afirmativas I e II.

c) São verdadeiras as afirmativas I, II e III.

d) É verdadeira apenas a afirmativa I.

e) É verdadeira apenas a afirmativa II.

 

 

02. Cefet-SC – “Paisagem terrestre caracterizada pela quase total ausência do homem. É importante área de pesquisas científicas relacionadas com as modificações climáticas, como a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.” Trata-se:

a) dos desertos asiáticos;

b) das mais altas montanhas da Terra;

c) dos planaltos groenlandeses;

d) do continente antártico;

e) das savanas africanas.

 

 

03. Ecologia e Política Ambiental: I.E. Superior de Brasília – DF A expressão impacto ambiental refere-se a toda ação ou atividade, tanto natural quanto humana, que provoca alterações bruscas no meio ambiente. O atual estágio de desenvolvimento da sociedade tem provocado intensos impactos ambientais nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Sobre o tema, julgue os itens.

( ) Muitos impactos ambientais apresentam efeitos globais, principalmente aqueles que contribuem para poluição atmosférica.

( ) A contaminação térmica das águas, provocada pelas usinas termelétricas e nucleares, que lançam nos rios a água empregada para resfriar seus equipamentos, pode provocar a eliminação de algumas espécies, excessiva proliferação de outras e, em alguns casos, a destruição de todas.

( ) A exploração petrolífera pode causar sérios danos ambientais, entre eles pode-se destacar a contaminação das águas subterrâneas.

( ) A destruição da Camada de Ozônio pelos poluentes emitidos pelo homem, como o CFC (clorofluorcarbonos), tem reduzido significativamente nos últimos anos, graças à atuação das organizações de defesa ao meio ambiente e a conscientização das classes empresariais.

( ) O efeito estufa, responsável pelo aumento da temperatura média verificada nos últimos 50 anos no planeta, teve seu início a partir da Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX.

 

 

04. UFBA – Assinale a opção que contém apenas fenômenos que resultam da combinação direta de ações da natureza e do homem.

a) La Niña e abalos sísmicos

b) poluição industrial e marés de sizígia

c) El Niño e ciclones tropicais

d) desertificação e alterações climáticas locais

e) vulcanismo e degradação ambiental

 

 

05. Ecologia e Política Ambiental: UFMS – Podem ser definidas como ameaças ao meio ambiente as ações presentes ou já realizadas em larga escala, exceto:

a) As atividades agrícolas na Mata Atlântica.

b) A extração mineral na Amazônia e no Pantanal.

c) A extração vegetal na Amazônia.

d) A produção industrial no Pantanal.

e) A expansão urbana na Mata Atlântica.

 

Exercícios sobre América e Mercosul.

 

06. Ecologia e Política Ambiental: UFRN – O crescimento acelerado da maioria das cidades brasileiras vem produzindo grandes quantidades de resíduos sólidos (lixo), causando danos ao meio ambiente.

Esse fato ocorre em virtude do(a):

a) destinação inadequada. c) transporte inadequado.

b) saneamento deficitário. d) incineração deficitária.

 

 

07. U. Católica de Salvador-BA – A degradação ambiental e a falta de preservação das nascentes podem comprometer o potencial hídrico de algumas regiões do mundo.

Com base na afirmação, pode-se concluir:

a) A escassez de água no Brasil só é verificada na região Nordeste, devido à irregular distribuição das chuvas.

b) No Brasil a contaminação dos rios por mercúrio só é verificada na região Norte, devido à exploração da bauxita.

c) A construção de poços artesianos em larga escala tem sido utilizada como a única solução para a falta de água nos grandes centros urbanos.

d) O desmatamento predatório é uma das principais causas da escassez de água no Planeta.

e) O Brasil, por ter a maior reserva hidrológica, não será atingido pela escassez de água, porque o potencial hídrico brasileiro é infinito.

 

 

08. Ecologia e Política Ambiental: UFSE – O efeito estufa é um fenômeno conhecido desde o final do século XIX, quando alguns cientistas começaram a se preocupar com a interferência das atividades humanas no equilíbrio térmico da atmosfera. Sobre o efeito estufa pode-se afirmar que:

( ) Os maiores responsáveis pelos gases estufa são os países pobres do hemisfério Sul que ainda utilizam a lenha como fonte de energia.

( ) Os países da União Européia são os que mais resistem à diminuição das emissões de gases estufa, apesar das fortes pressões dos Estados Unidos que já diminuíram cerca de 20% destas emissões.

( ) Já ficou demonstrado que o principal fator gerador de gases estufa são as queimadas nas áreas florestais, chamadas com propriedade de pulmões do mundo.

( ) Na década de 1990, em uma convenção realizada na cidade de Kioto (Japão), foi fixada como meta prioritária a redução de gases estufa pelos países desenvolvidos.

( ) Um dos possíveis efeitos deste fenômeno seria o derretimento de parte da calota polar inundando inúmeras cidades costeiras.

 

 

09. PUC-PR – Cerca de 30% de todas as drogas fabricadas no mundo resultam de substâncias extraídas das florestas ou de animais. As florestas tropicais e equatoriais são as principais fornecedoras, não havendo compensação para os respectivos países.

É fácil avaliar a importância da biodiversidade dos ecossistemas da zona intertropical:

a) particularmente na Taiga siberiana, que contém a mais extensa região florestal da Terra;

b) notadamente no Canadá e Alasca, onde a vegetação de coníferas ocupa extensão impressionante;

c) representados, por exemplo, pela vegetação que recobre a maior parte das Penínsulas Balcânica e Ibérica;

d) existentes na metade norte da África onde estão o Marrocos, a Argéli a e a Líbia;

e) onde se destacam o Brasil, a Indonésia e a Rep. Democrática do Congo com as maiores florestas tropicais do mundo.

 

 

10. Ecologia e Política Ambiental: UnB-DF/PAS – Uma política nacional de meio ambiente não se improvisa: é tarefa que exige a aplicação, a gestão e a coordenação de estruturas e de meios técnicos, científicos, econômicos, legislativos, administrativos e humanos. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.

( ) A elaboração de uma política ambiental deve ser norteada por considerações de ordem ecológica, uma vez que as ordens social e econômica referem-se apenas às sociedades.

( ) O manejo integrado de bacias hidrográficas permite a gestão conjunta da qualidade da água, o que demonstra o caráter político que envolve o seu uso.

( ) A reciclagem de materiais produz efeitos bastante positivos no que diz respeito aos custos econômicos, sendo, no entanto, inócua do ponto de vista da preservação da qualidade ambiental.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas do simulado de Geografia sobre Ecologia e Política Ambiental:

01. c;

02. d;

03. V – V – F – F – F;

04. d;

05. d;

06. d;

07. d;

08. F – F – V – V;

09. e;

10. C – C – E

Deixe um comentário