Simulado sobre os Ciclos Biogeoquímicos com Gabarito

Questão 01. UFMS. Simulado sobre os Ciclos Biogeoquímicos: O carbono é considerado um elemento químico de suma importância, uma vez que tem participação na composição química de todos os compostos orgânicos.

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) com relação ao seu ciclo.
01. A fotossíntese, a respiração, a decomposição e a combustão são processos responsáveis pelo fluxo ou movimentação do carbono na natureza.

02. Através da decomposição do corpo de organismos mortos, o carbono sofre oxidação, dando origem ao dióxido de carbono para a atmosfera, somente em nível do solo.

04. As plantas, durante a fotossíntese, se utilizam do carbono presente no gás carbônico do ambiente, para formarem o alimento (vários carboidratos, como frutose, glicose e a sacarose).

08. A combustão (queima) de materiais orgânicos provocada pelo homem é um dos mecanismos utilizados para que o oxigênio retorne ao ambiente na forma de CO2 e outros gases.

16. Durante o processo de nutrição, os animais adquirem o carbono do reino vegetal, apenas de forma direta.

32. No ciclo do carbono, os carboidratos são utilizados pelos animais, que os sintetizam e posteriormente são cedidos às plantas na forma de alimentos.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


Questão 02. Unicap-PE. Julgue as alternativas:
“Eu aprendi que a Natureza não é um Deus ou uma pessoa ou uma coisa; é a existência e a coexistência entre o Universo, a Terra, os seres humanos e eu.”
Depoimento de uma criança de 8 anos.

Ao responder a esta questão, tenha presente o depoimento acima.
( ) O principal produto da futura sociedade está destinado a ser, não o alimento, nem os objetos, mas a qualidade da própria sociedade.

( ) A natureza nos mostra que fazemos parte de um grande sistema, como uma teia de aranha, onde todos os elementos estão conectados uns com os outros, seja de forma direta ou indireta.

( ) A estabilidade dos ecossistemas é possível, uma vez que os resíduos gerados por uma parte do ciclo são utilizados por outra parte.

( ) Desnitrificação é uma etapa do ciclo do nitrogênio em que os nitratos são transformados em nitritos e, posteriormente, em nitrogênio molecular.

( ) A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar.


Questão 03. UFRS. A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho…) e o de leguminosas (soja, feijão…), com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo.

Em relação a esta afirmativa, é correto supor que:
a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas;
b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados;
c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo;
d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo;
e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas.


Questão 04. UFMT. Com as queimadas das florestas, os desmatamentos, a combustão de carvão e derivados do petróleo, está-se provocando desequilíbrio no ciclo do carbono.

Sobre esse ciclo, julgue os itens, V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os heterotróficos adquirem carbono através da nutrição.

( ) Os produtores fixam o gás carbônico e utilizam-no na síntese de compostos orgânicos.

( ) Os consumidores perdem carbono somente através da respiração.

( ) Na atmosfera, o CO atua como poluente e uma vez inspirado passa dos alvéolos para o sangue, inutilizando a hemoglobina para o transporte de O2


Questão 05. U.E. Londrina-PR. Simulado sobre os Ciclos Biogeoquímicos: Na região Norte do Paraná muitas áreas estão sendo ocupadas por culturas de milho e de trigo. Essas culturas têm provocado desgaste do solo. Para evitar esse desgaste, os agricultores adotam o rodízio de culturas, prática na qual se alterna o plantio do milho e do trigo com o da soja.

Essa prática agrícola pode incorporar nutrientes ao solo porque a soja possui em suas raízes bactérias fixadoras de:
a) oxigênio
b) carbono
c) fósforo
d) cálcio
e) nitrogênio


Questão 06. UFMT. Na recuperação de áreas degradadas por atividades garimpeiras, através da vegetação, têm sido utilizadas as leguminosas em função de sua eficiência na fixação do nitrogênio.

Sobre o assunto, analise as afirmações.
C (certa) ou E (errada).

( ) As bactérias do gênero Rhizobium desempenham o papel de fixadoras no ciclo do nitrogênio, por isso a eficiência das leguminosas em relação ao nitrogênio.

( ) A relação entre leguminosas e bactérias é um caso de comensalismo.

( ) Uma vez liberado para o meio, o íon nitrito é oxidado também por ação de bactérias e transformado em nitrato (NO3), sem liberação de energia.

( ) Certas bactérias e algas azuis que conseguem utilizar N2 atmosférico possuem o DNA circular aderido a uma prega da membrana plasmática que é denominada mesossoma.


Questão 07. U.F. Pelotas-RS. Sabe-se que o carbono está presente na estrutura de todas as moléculas orgânicas dos indivíduos de um ecossistema. Portanto, o carbono torna-se fundamental para a vida. A participação dele no organismo dos seres vivos pode ser mais bem compreendida através do Ciclo do Carbono.

Com base em seus conhecimentos relativos a esse ciclo, responda às seguintes questões:
a) Sob que forma e em que local na natureza o elemento químico carbono pode ser encontrado disponível para os seres vivos de um ecossistema?

b) Através de que processo o carbono (como elemento constituinte de uma molécula específica) é fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores?

c) Os produtores e os consumidores podem perder carbono. Cite 01 (um) modo pelo qual isso pode acontecer em um ecossistema.


Questão 08. FUVEST-SP. Simulado sobre os Ciclos Biogeoquímicos: O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema abaixo:

As etapas I e II podem ser, respectivamente,
a) fotossíntese e quimiossíntese.
b) decomposição e queima de combustíveis.
c) fotossíntese e queima de combustíveis.
d) quimiossíntese e fotossíntese.
e) fermentação e respiração.


Questão 09. UFSC. Em 1500, quando o Brasil foi descoberto, a mata atlântica era uma impressionante floresta, densa e rica em variedade de espécies animais e vegetais. Hoje, segundo algumas opiniões, a mata atlântica está reduzida a menos de 4% de sua área original e, apesar disso, mantém um dos maiores índices de biodiversidade dentre as demais florestas do planeta.

Em relação a esse ecossistema e à análise da figura abaixo, que representa esquematicamente o seu perfil, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s).

01. A figura mostra a estratificação vertical da floresta constituída por quatro estratos bem definidos.

02. As espécies epífitas podem ser representadas pelas orquídeas, enquanto as parasitas podem ser exemplificadas pelas ervas-de-passarinho.

04. Na figura, em A, temos o estrato superior, constituído pelas macrofanerófitas, que se caracterizam por grandes árvores emergentes, como as bromélias.

08. O palmiteiro e o xaxim ocupam o mesmo estrato da floresta.

16. A mata atlântica, a segunda maior floresta úmida do Brasil, foi a mais atingida pelo desmatamento.

32. O mico-leão, o sagüi e o gambá, espécies animais presentes nesse ecossistema, estão ameaçados de extinção.

64. As ações antrópicas, como o desmatamento, a queimada e a implantação de pastagens, apesar de estarem contribuindo para a destruição desse ecossistema, não estão alterando sua biodiversidade.
Dê como resposta a soma das alternativas corretas.


Questão 10. Unicap-PE. Simulado sobre os Ciclos Biogeoquímicos: Julgue as questões abaixo:

( ) A rotação de culturas é uma prática agrícola que favorece a produtividade dos campos.

( ) Os seres vivos podem ser classificados, quanto à tolerância térmica em euritérmicos (tolerantes a pequenas variações térmicas) e estenotérmicos (tolerantes a grandes variações térmicas).

( ) Uma população em equilíbrio apresenta ligeiras flutuações; isso se deve ao antagonismo existente entre o potencial biótico e a resistência ambiental.

( ) Denomina-se teia alimentar ao conjunto de cadeias tróficas que interagem numecossistema.

( ) A biocenose é o conjunto de organismos da mesma espécie que ocupam uma determinada área, na mesma unidade de tempo.


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Gabarito com as respostas do Simulado com exercícios sobre os Ciclos Biogeoquímicos:

01. 01 + 04 = 05;
02. V – V – V – F – V;
03. d;
07. V – V – F – V;
05. e;
06. E – C – C – C;

07. a) Sob a forma de gás carbônico (CO2) no ar atmosférico, onde é incorporado pelos vegetais através da fotossíntese e nos animais através da cadeia alimentar.
b) Através do processo de fotossíntese 6CO 2 + 6H2O → C6H12O6 + 6CO2 sob luz.
c) Eles podem perder carbono através do processo de respiração; excreção, e, após morte e decomposição.

08. c;
09. 1 + 2 + 16 = 19;
10. V – F – V – V – F;

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