Associação de Resistores Exercícios

1) Associação de Resistores: (Espcex (Aman) 2012) Um circuito elétrico é constituído por um resistor de 4Ω e outro resistor de 2Ω. Esse circuito é submetido a uma diferença de potencial de 12 V e a corrente que passa pelos resistores é a mesma. A intensidade desta corrente é de:

a) 8 A

b) 6 A

c) 3 A

d) 2 A

e) 1 A

 

 

2) (Ufsm 2015) Em uma instalação elétrica doméstica, as tomadas são ligadas em __________________ para que a mesma _________________________ em todos os eletrodomésticos ligados a essa instalação. Assinale a alternativa que completa as lacunas, na ordem.

a) paralelo — tensão seja aplicada

b) paralelo — corrente circule

c) paralelo — potência atue

d) série — tensão seja aplicada

e) série — corrente circule

 

 

3) Associação de Resistores: (Upe 2013) Ligando quatro lâmpadas de características idênticas, em série, com uma fonte de força eletromotriz de 220 V, é CORRETO afirmar que a diferença de potencial elétrico em cada lâmpada, em Volts, vale

a) 55

b) 110

c) 220

d) 330

e) 880

 

 

4) (Uea 2014) Seja um resistor de resistência elétrica R representado por  Uma associação de quatro resistores idênticos a este e que fornece uma resistência equivalente igual a R está corretamente representada por:

 

 

5) Associação de Resistores: (Upf 2014) Considere um circuito formado por dois resistores ôhmicos, R1 e R2, em série com uma bateria. Neste circuito, a energia dissipada por unidade de tempo pelo resistor R 2 é o dobro do que a dissipada pelo resistor R1. Sendo I1 e I2 as correntes elétricas que circulam pelos resistores, e V1 e V2 as quedas de potencial nos respectivos resistores, é correto afirmar que:

a) V1 = V2; I1 = I2; R1 = R2.

b) V1 ≠ V2; I1 = I2; R1 = R2.

c) V1 = V2; I1 ≠ I2; R1 = R2.

d) V1 ≠ V2; I1 = I2; 2R1 = R2.

e) V1 ≠ V2; I1 = I2; R1 = 2 R2.

 

Resistência Elétrica e Leis de OHM Exercícios.

 

6) Associação de Resistores: (G1 – ifsul 2015) Três resistores, todos de mesma Resistência Elétrica são associados entre os pontos e de um circuito elétrico, conforme a configuração indicada na figura.

A resistência elétrica equivalente entre os pontos A e B é igual a:

 

 

7) (Unisc 2015) Qual desses circuitos elétricos consome a menor energia, sabendo que entre os pontos a e b de cada circuito é aplicada a mesma tensão e que todas as resistências são iguais?

 

 

8) Associação de Resistores: (Imed 2016) O circuito elétrico representado abaixo é composto por fos e bateria ideais:

Com base nas informações, qual o valor da resistência R indicada?

a) 5W

b) 6W

c) 7W

d) 8W

e) 9W

 

 

9) (Espcex (Aman) 2013) Quatro lâmpadas ôhmicas idênticas A, B, C e D foram associadas e, em seguida, a associação é ligada a um gerador de energia elétrica ideal. Em um dado instante, a lâmpada A queima, interrompendo o circuito no trecho em que ela se encontra. As lâmpadas B, C e D permanecem acesas, porém o brilho da lâmpada B aumenta e o brilho das lâmpadas C e D diminui. Com base nesses dados, a alternativa que indica a associação formada por essas lâmpadas é:

 

 

10) (Uern 2013) Na figura, estão representadas duas associações de resistores.

Considere que, aplicando-se uma tensão de 60 V nos seus terminais, a diferença entre as correntes totais que as percorrem seja igual a 9 A. Sendo assim, o valor de R é igual a

a) 2Ω.

b) 5Ω.

c) 8Ω.

d) 10Ω.

 

 

11) (Enem PPL 2014) Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.

Os riscos citados são decorrentes da

a) resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.

b) corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.

c) resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.

d) tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.

e) intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das questões com gabarito Associação de Resistores:

1) d;

2) a;

3) a;

4) d;

5) d;

6) c;

7) d;

8) c;

9) c;

10) d;

11) b

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário