Dinâmica Impulsiva Questões com Gabarito

1) Dinâmica Impulsiva: (Uece) Uma esfera de massa m é lançada do solo verticalmente para cima, com velocidade inicial V, em módulo, e atinge o solo 1 s depois. Desprezando todos os atritos, a variação no momento linear entre o instante do lançamento e o instante imediatamente antes do retorno ao solo é, em módulo:

a) 2mV.

b) mV.

c) mV2/2.

d) mV/2.

 

 

2) (Uece) Considere uma esfera metálica em queda livre sob a ação somente da força peso. Sobre o módulo do momento linear desse corpo, pode-se afirmar corretamente que:

a) aumenta durante a queda.

b) diminui durante a queda.

c) é constante e diferente de zero durante a queda.

d) é zero durante a queda.

 

 

3) Dinâmica Impulsiva: (Uerj) Observe a tabela abaixo, que apresenta as massas de alguns corpos em movimento uniforme.

Admita que um cofre de massa igual a 300 kg cai, a partir do repouso e em queda livre de uma altura de 5 m. Considere Q1, Q2, Q3 e Q4, respectivamente, as quantidades de movimento do leopardo, do automóvel, do caminhão e do cofre ao atingir o solo. As magnitudes dessas grandezas obedecem relação indicada em:

a) Q1 < Q4 < Q2 < Q3.

b) Q4 < Q1 < Q2 < Q3.

c) Q1 < Q4 < Q3 < Q2.

d) Q4 < Q1 < Q3 < Q2.

 

 

4) (G1 – cftmg) Um objeto, deslocando-se com uma quantidade de movimento de colide com um obstáculo durante 0,010 s e para. O valor médio da força impulsiva que atua nesse objeto é, em newtons,

a) 1,0 × 10–1.

b) 2,0 × 10–1.

c) 1,0 × 103.

d) 2,0 × 103.

 

 

5) Dinâmica Impulsiva: (Unicamp) Muitos carros possuem um sistema de segurança para os passageiros chamado airbag. Este sistema consiste em uma bolsa de plástico que é rapidamente inflada quando o carro sofre uma desaceleração brusca, interpondo-se entre o passageiro e o painel do veículo. Em uma colisão, a função do airbag é

a) aumentar o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.

b) aumentar a variação de momento linear do passageiro durante a colisão, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.

c) diminuir o intervalo de tempo de colisão entre o passageiro e o carro, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.

d) diminuir o impulso recebido pelo passageiro devido ao choque, reduzindo assim a força recebida pelo passageiro.

 

Exercícios sobre Movimentos Verticais.

 

6) Dinâmica Impulsiva: (Uftm) Em algumas circunstâncias nos deparamos com situações de perigo e, para esses momentos, são necessários equipamentos de segurança a fm de evitar maiores danos. Assinale a alternativa que justifica corretamente o uso de determinados dispositivos de segurança.

a) O cinto de segurança e o air-bag, utilizados nos automóveis, servem para amortecer o impacto do motorista em uma colisão e, consequentemente, reduzir a variação do módulo da quantidade de movimento do motorista na colisão.

b) Um automóvel, ao fazer uma curva com velocidade de módulo constante, varia o módulo da quantidade de movimento do motorista, uma vez que a resultante das forças nele aplicadas é nula devido ao uso do cinto de segurança.

c) Em uma atividade circense, o trapezista ao cair do trapézio é amortecido por uma rede de proteção, responsável pela anulação da quantidade de movimento devido ao impulso que ela lhe aplica, o que não ocorreria se ele caísse diretamente no solo.

d) O impulso exercido por uma rede de proteção sobre o trapezista é igual àquele exercido pelo solo, caso não haja a rede; porém, o tempo de interação entre o trapezista e a rede é maior, o que faz com que diminua a  força média exercida sobre o trapezista pela rede, em relação ao solo.

e) Ao cair sobre a rede de proteção o trapezista recebe da rede uma força maior do que aquela recebida se caísse no solo, oferecendo a ele maior segurança e diminuindo o risco de acidente.

 

 

7) (G1 – cftmg) Uma bola de tênis de massa m = 200 g atinge uma raquete com velocidade igual a 20,0 m/s e retorna, na mesma direção e em sentido contrario ao inicial, com velocidade de 30,0 m/s. Se o tempo de interação entre bola e raquete e de 0,01 segundos, então, a forca média aplicada pelo tenista a raquete, em newtons, e igual a:

a) 1000.

b) 2000.

c) 3000.

d) 4000.

 

 

8) Dinâmica Impulsiva: (Unesp) Um atleta, com massa de 80 kg, salta de uma altura de 3,2 m sobre uma cama elástica, atingindo exatamente o centro da cama, em postura ereta, como ilustrado na figura.

Devido à sua interação com a cama, ele é lançado novamente para o alto, também em postura ereta, até a altura de 2,45 m acima da posição em que a cama se encontrava. Considerando que o lançamento se deve exclusivamente à força de restituição da cama elástica e que a interação do atleta com a cama durou 0,4 s, calcule o valor médio da força que a cama aplica ao atleta. Considere g = 10 m/s2.

 

 

9) (Unicamp) Um motor de foguete iônico, digno de histórias de fcção científca, equipa uma sonda espacial da NASA e está em operação há mais tempo do que qualquer outro propulsor espacial já construído. O motor iônico funciona expelindo uma corrente de gás eletricamente carregado para produzir um pequeníssimo impulso. Cerca de 103 gramas de xenônio são ejetados por dia com uma velocidade de 108.000 km/h. Após um período muito longo, esse impulso faz a sonda atingir uma velocidade enorme no espaço. Em aproximadamente 200 dias de viagem, a sonda chega a uma velocidade de 4320 km/h, o que é muito mais rápido do que seria possível com uma quantidade similar de combustível de foguete. Aproxime um dia para 9 × 104s.

a) Que massa de combustível teria sido consumida para atingir 430 km/h?

b) Qual é a aceleração média da sonda? Considere que a sonda parte do repouso.

c) Qual é a quantidade de movimento do combustível ejetado em 1s?

 

 

10) Dinâmica Impulsiva: (Unesp) Um bloco de massa 0,10 kg desce ao longo da superfície curva mostrada na figura adiante, e cai num ponto situado a 0,60 m da borda da superfície, 0,40 s depois de abandoná-la. Desprezando-se a resistência oferecida pelo ar, pode-se afrmar que o módulo (intensidade) da quantidade de movimento do bloco, no instante em que abandona a superfície curva é, em kg . m/s,

a) 0,10.

b) 0,15.

c) 0,20.

d) 0,25.

e) 0,30.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Dinâmica Impulsiva:

1) a;

2) a;

3) c;

4) d;

5) a;

6) d;

7) a;

8) 3,8 . 103 N;

 

9) a) 100 %.

b) 0,6

 

10) a) 20,6 kg

b) Aproximadamente 6,7 . 105 m/s2.

c) 3,42 . 102 kg.m/s

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário