Questão 01 sobre Reflexão, Refração e Difração: (UFC) A figura mostra duas fotografas de um mesmo pulso que se propaga em uma corda de 15 m de comprimento e densidade uniforme, tensionada ao longo da direção x. As fotografas foram tiradas em dois instantes de tempo, separados de 1,5 segundo. Durante esse intervalo de tempo, o pulso sofreu uma reflexão na extremidade da corda que está fixa na parede P.
Observando as fotografas, verificamos que a velocidade de propagação do pulso na corda, suposta constante, é:
A) 4 m/s.
B) 6 m/s.
C) 8 m/s.
D) 10 m/s.
E) 12 m/s.
Questão 02. (UFMG) Uma onda sofre refração ao passar de um meio I para um meio II. Quatro estudantes, Bernardo, Clarice, Júlia e Rafael, traçaram os diagramas mostrados na figura para representar esse fenômeno. Nesses diagramas, as retas paralelas representam as cristas das ondas e as setas, a direção de propagação da onda.
Os estudantes que traçaram um diagrama coerente com as leis da refração foram:
A) Bernardo e Rafael.
B) Bernardo e Clarice.
C) Júlia e Rafael.
D) Clarice e Júlia.
Questão 03. (UFV-MG–2006) A figura a seguir representa uma fotografa aérea de um canal onde uma onda se propaga na superfície da água, da região 1 para a região 2. As linhas contínuas e paralelas representam as cristas das ondas.
Comparando com a região 1, é CORRETO afirmar que na região 2:
A) a frequência da onda é maior.
B) a velocidade de propagação da onda é menor.
C) o comprimento de onda é maior.
D) a razão entre a velocidade e a frequência é maior.
E) a razão entre a velocidade e a frequência é a mesma.
Questão 04 sobre Reflexão, Refração e Difração: (UFAL) Na figura a seguir, está representada a propagação de uma onda que atinge um obstáculo no qual é feito um orifício.
Sobre o fenômeno reproduzido na figura, analise as afirmações:
( ) O fenômeno reproduzido na figura chama-se refração.
( ) Ondas luminosas não se comportam como a onda reproduzida na figura.
( ) O fenômeno reproduzido na figura explica por que ouvimos o som emitido por uma fonte mesmo que, entre nós e a fonte, exista, por exemplo, um muro de concreto.
( ) Apenas ondas propagando-se em meio material se comportam como o modelo reproduzido na figura.
( ) Quanto maior for a largura do orifício, menos será possível observar o fenômeno reproduzido na figura.
Questão 05. (UFV-MG–2009) Uma onda luminosa monocromática proveniente do ar passa a se propagar no vidro. Lembrando que a velocidade de propagação da luz no vidro é menor que no ar, é CORRETO afirmar que, no vidro:
A) o comprimento de onda da luz será menor que no ar.
B) a frequência da luz será maior que no ar.
C) a frequência da luz será menor que no ar.
D) o comprimento de onda da luz será o mesmo que no ar.
Questão 06. (PUC RS) A velocidade de uma onda sonora no ar é 340 m/s, e seu comprimento de onda é 0,340 m. Passando para outro meio, onde a velocidade do som é o dobro (680 m/s), os valores da frequência e do comprimento de onda no novo meio serão, respectivamente:
A) 400 Hz e 0,340 m.
B) 500 Hz e 0,340 m.
C) 1 000 Hz e 0,680 m.
D) 1 200 Hz e 0,680 m.
E) 1 360 Hz e 1,360 m.
Questão 07 sobre Reflexão, Refração e Difração: (UFMG) Para se estudar as propriedades das ondas num tanque de água, faz-se uma régua de madeira vibrar regularmente, tocando a superfície da água e produzindo uma série de cristas e vales que se deslocam da esquerda para a direita. Retirando-se uma certa quantidade de água do tanque, a velocidade das ondas torna-se menor.
Nessas condições, pode-se afirmar que:
A) a frequência da onda aumenta, e o seu comprimento de onda também aumenta.
B) a frequência da onda diminui, e o comprimento de onda também diminui.
C) a frequência da onda não se altera, e o seu comprimento de onda aumenta.
D) a frequência da onda não se altera, e o seu comprimento de onda diminui.
E) a frequência da onda não se altera, e o seu comprimento de onda também não se altera.
Questão 08. (UFMG–2009) Numa aula no laboratório de Física, o professor faz, para seus alunos, a experiência que se descreve a seguir. Inicialmente, ele enche de água um recipiente retangular, em que há duas regiões – I e II –, de profundidades diferentes. Esse recipiente, visto de cima, está representado nesta figura:
No lado esquerdo da região I, o professor coloca uma régua a oscilar verticalmente, com frequência constante, de modo a produzir um trem de ondas. As ondas atravessam a região I e propagam-se pela região II, até atingirem o lado direito do recipiente. Na figura, as linhas representam as cristas de onda dessas ondas.
Dois dos alunos que assistem ao experimento fazem, então, estas observações:
• Bernardo: “A frequência das ondas na região I é menor que na região II.”
• Rodrigo: “A velocidade das ondas na região I é maior que na região II.”
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
A) apenas a observação do Bernardo está certa.
B) apenas a observação do Rodrigo está certa.
C) ambas as observações estão certas.
D) nenhuma das duas observações está certa.
Questão 09. (UFC) Para que ocorra difração, a onda deve encontrar:
A) um obstáculo de dimensões muito menores que seu comprimento de onda.
B) uma fenda de dimensões muito maiores que seu comprimento de onda.
C) uma fenda de dimensões muito menores que seu comprimento de onda.
D) uma fenda ou obstáculo de dimensões da mesma ordem de grandeza do seu comprimento de onda.
Questão 10 sobre Reflexão, Refração e Difração: (UFMG) O muro de uma casa separa Laila de sua gatinha. Laila ouve o miado da gata, embora não consiga enxergá-la.
Nessa situação, Laila pode ouvir, mas não pode ver sua gata, porque:
A) a onda sonora é uma onda longitudinal e a luz é uma onda transversal.
B) a velocidade da onda sonora é menor que a velocidade da luz.
C) a frequência da onda sonora é maior que a frequência da luz visível.
D) o comprimento de onda do som é maior que o comprimento de onda da luz visível.
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Gabarito com as respostas dos exercícios de Física sobre Reflexão, Refração e Difração:
01. E;
02. D;
03. B;
04. F, F, V, F, V;
05. A;
06. C;
07. D;
08. B;
09. D;
10. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína