Questão 01 sobre Teoremas de Stevin e Torricelli: (UFMG–2007) Um reservatório de água é constituído de duas partes cilíndricas, interligadas, como mostrado na figura. A área da seção reta do cilindro inferior é maior que a do cilindro superior. Inicialmente, esse reservatório está vazio. Em certo instante, começa-se a enchê-lo com água, mantendo-se uma vazão constante.
Assinale a alternativa cujo gráfico MELHOR representa a pressão, no fundo do reservatório, em função do tempo, desde o instante em que se começa a enchê-lo até o instante em que ele começa a transbordar.
Questão 02. (Cesgranrio) O tubo em U, aberto, contém mercúrio e água. Qual dos gráficos MELHOR indica a variação da pressão entre os pontos 1, 2, 3, 4 e 5?
Questão 03. (UERJ–2010) A figura a seguir representa um fio AB de comprimento igual a 100 cm, formado de duas partes homogêneas sucessivas: uma de alumínio e outra, mais densa, de cobre. Uma argola P que envolve o fio é deslocada de A para B.
Durante esse deslocamento, a massa de cada pedaço de comprimento AP é medida. Os resultados estão representados no gráfico a seguir:
A razão entre a densidade do alumínio e a densidade do cobre é aproximadamente igual a: A) 0,1. B) 0,2. C) 0,3. D) 0,4.
Questão 04 sobre Teoremas de Stevin e Torricelli: (UFMG) Os fundos dos vasos V1, V2, V3 e V4 têm a mesma área. Os vasos V1 e V2 estão cheios de mercúrio e V3 e V4, de água, até a mesma altura, conforme ilustra a figura.
Quanto às pressões p1, p2, p3 e p4, exercidas pelos líquidos nos fundos dos vasos V1,V2,V3 e V4, respectivamente, pode-se afirmar que: A) p4 > p3 > p2 > p1. B) p2 > p1 e p4 > p3. C) p1 > p2 e p3 > p4. D) p1 = p2 e p3 = p4. E) p1 = p2 = p3 = p4.
Questão 05. (UFV-MG) O recipiente ilustrado na figura contém água em desnível e está aberto à atmosfera em N.
A pressão em B é: A) maior que em A. B) maior que em C. C) maior que em D. D) igual à pressão em A. E) menor que em A.
Questão 06. Modelo Enem. Júpiter, conhecido como gigante gasoso, perdeu uma de suas listras mais proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.
A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera – uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra.
O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração: A) na temperatura da superfície do planeta. B) no formato da camada gasosa do planeta. C) no campo gravitacional gerado pelo planeta. D) na composição química das nuvens do planeta. E) na densidade das nuvens que compõem o planeta.
Questão 07 sobre Teoremas de Stevin e Torricelli: (UFMG–2007) Para se realizar uma determinada experiência:
• coloca-se um pouco de água em uma lata, com uma abertura na parte superior, destampada, a qual é, em seguida, aquecida, como mostrado na figura I;
• depois que a água ferve e o interior da lata fica totalmente preenchido com vapor, esta é tampada e retirada do fogo;
• logo depois, despeja-se água fria sobre a lata e observa-se que ela se contrai bruscamente, como mostrado na figura II
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, na situação descrita, a contração ocorre porque: A) a água fria provoca uma contração do metal das paredes da lata. B) a lata fica mais frágil ao ser aquecida. C) a pressão atmosférica esmaga a lata. D) o vapor frio, no interior da lata, puxa suas paredes para dentro.
Questão 08. (UECE) Dois líquidos não miscíveis, X e Y, são derramados sucessivamente em um vaso cilíndrico. O líquido X, de massa específica 0,8 g/cm3, é derramado primeiro, até atingir 1/4 do volume do vaso.
A seguir, o líquido Y, de massa específica 0,5 g/cm3, é derramado até encher completamente o vaso. Se mx e m y são as massas dos líquidos X e Y, respectivamente, a razão mx/my vale:
A) 8/15. B) 4/15. C) 8/5. D) 4/3.
Questão 09. (Cesgranrio) Uma chapa de metal, homogênea e fina (de espessura constante), é cortada para formar as faces de dois cubos ocos C1 e C2, sendo que a aresta de C2 é o dobro da aresta de C1.
A densidade do cubo menor é d. Logo, a densidade do cubo maior é: A) 2d. B) d. C) d/2. D) d/4. E) d/8.
Questão 10 sobre Teoremas de Stevin e Torricelli: (VUNESP) A figura mostra dois líquidos, A e B, incompressíveis e não miscíveis, em equilíbrio num tubo em forma de U, de seção constante, aberto nas extremidades.
Se a densidade do líquido A for duas vezes maior que a do líquido B, a altura h2, indicada na figura, será” A) h1 – (hB/2). B) h1 – hB. C) h1 – 2hB. D) 2h1 – hB. E) (h1/2) – hB.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína