Questão 01 sobre as Três Leis de Kepler: (UERJ) Adotando o Sol como referencial, aponte a alternativa que condiz com a 1ª Lei de Kepler da gravitação universal.
A) As órbitas planetárias são curvas quaisquer, desde que fechadas.
B) As órbitas planetárias são espiraladas.
C) As órbitas planetárias não podem ser circulares.
D) As órbitas planetárias são elípticas, com o Sol ocupando o centro da elipse.
E) As órbitas planetárias são elípticas, com o Sol ocupando um dos focos da elipse.
Questão 02. (Unisa-SP) A 2ª Lei de Kepler permite concluir que um planeta possui:
A) maior velocidade, quando se encontra mais longe do Sol.
B) maior velocidade, quando se encontra mais perto do Sol.
C) menor velocidade, quando se encontra mais perto do Sol.
D) velocidade constante em toda sua trajetória.
E) velocidade areolar variável.
Questão 03. (UFSM-RS) Dois planetas A e B do Sistema Solar giram em torno do Sol com períodos de movimento TA e TB e raios orbitais 8R e R, respectivamente.
Com base nas Leis de Kepler, é CORRETO afirmar que a razão TA/TB é dada por:
A) 2√2.
B) 4√2.
C) 1/8.
D) 8√8.
E) 4.
Questão 04 sobre as Três Leis de Kepler: (UEM-PR–2007) Dois satélites, A e B, estão em órbitas circulares em torno da Terra e a massa de A é maior que a massa de B.
É CORRETO afirmar que:
A) os períodos de rotação dos satélites são iguais e independem dos raios das órbitas.
B) o módulo da velocidade orbital de A é maior que o módulo da velocidade orbital de B quando os raios das órbitas forem iguais.
C) as velocidades angulares dos dois satélites são diferentes quando os raios das órbitas forem iguais.
D) o módulo das velocidades orbitais dos satélites são iguais para órbitas de mesmo raio.
E) a força centrípeta que atua sobre o satélite só depende do raio da órbita.
Questão 05. (Mackenzie-SP) Dois satélites de um planeta têm períodos de revolução de 32 dias e de 256 dias, respectivamente.
Se o raio da órbita do primeiro satélite vale 1 unidade, então o raio da órbita do segundo será:
A) 4 unidades.
B) 8 unidades.
C) 16 unidades.
D) 64 unidades.
E) 128 unidades.
Questão 06. (Cesgranrio) O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol.
Assim, a razão entre os períodos de revolução, T1 e T2, de Marte e de Mercúrio, respectivamente, vale, aproximadamente:
A) T1/T2 = 1/4.
B) T1/T2 = 1/2.
C) T1/T2 = 2.
D) T1/T2 = 4.
E) T1/T2 = 8.
Questão 07 sobre as Três Leis de Kepler: (FUVEST-SP) Considere um satélite artificial em órbita circular. Duplicando a massa do satélite sem alterar o seu período de revolução, o raio da órbita será:
A) duplicado.
B) quadruplicado.
C) reduzido à metade.
D) reduzido à quarta parte.
E) o mesmo.
Questão 08. (UNIFAP–2006) Analise as assertivas a seguir:
I. O cubo do período orbital de qualquer planeta é proporcional ao quadrado do semieixo maior da órbita elíptica ao redor do Sol.
II. O raio vetor traçado do Sol até qualquer planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
III. Todo planeta, no Sistema Solar, descreve uma órbita elíptica com o Sol no centro da elipse.
IV. A 3ª Lei de Kepler afirma que a força gravitacional de repulsão entre duas partículas quaisquer varia com o inverso do quadrado da distância entre essas partículas.
Qual(is) a(s) assertiva(s) INCORRETA(S)?
A) Apenas IV
B) Apenas II
C) Apenas I, III, IV
D) Apenas II, III, IV
E) I, II, III, IV
Questão 09. (Enem–2009) Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do Universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473- 1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do Universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.
A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que:
A) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.
B) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.
C) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.
D) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha.
E) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.
Questão 10 sobre as Três Leis de Kepler: (Enem–2001) O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida, de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.
Os próprios céus, os planetas, e este centro
reconhecem graus, prioridade, classe,
constância, marcha, distância, estação, forma,
função e regularidade, sempre iguais;
eis porque o glorioso astro Sol
está em nobre eminência entronizado
e centralizado no meio dos outros,
e o seu olhar benfazejo corrige
os maus aspectos dos planetas malfazejos,
e, qual rei que comanda, ordena
sem entraves aos bons e aos maus.
(Personagem Ulysses, Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.
A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria:
A) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
B) da reflexão da luz do árabe Alhazen.
C) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
D) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
E) da Gravitação Universal do inglês Isaac Newton.
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Gabarito com as respostas dos 10 exercícios de Física sobre Três Leis de Kepler:
01. E;
02. B;
03. D;
04. D;
05. A;
06. E;
07. E;
08. C;
09. E;
10. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína