Questão 01 sobre Lei da Gravitação Universal de Newton: (Fgv) A massa da Terra é de 6,0 . 1024 kg, e a de Netuno é de 1,0 . 1026 kg. A distância média da Terra ao Sol é de 1,5 . 1011 m, e a de Netuno ao Sol é de 4,5 . 1012 m. A razão entre as forças de interação Sol-Terra e Sol-Netuno, nessa ordem, é mais próxima de
a) 0,05.
b) 0,5.
c) 5.
d) 50.
e) 500.
Questão 02. A maçã, alimento tão apreciado, faz parte de uma famosa lenda ligada à biografa de Sir Isaac Newton.
Ele, já tendo em mente suas Leis do Movimento, teria elaborado a Lei da Gravitação Universal no momento em que, segundo a lenda, estando Newton ao pé de uma macieira, uma maçã lhe teria caído sobre sua cabeça. Pensando nisso, analise as afirmações:
I. Uma maçã pendurada em seu galho permanece em repouso, enquanto duas forças de mesma intensidade, o seu peso e a força de tração do cabinho que a prende ao galho, atuam na mesma direção e em sentidos opostos, gerando sobre a maçã uma força resultante de intensidade nula.
II. Uma maçã em queda cai mais rápido quanto maior for a sua massa já que a força resultante, nesse caso chamada de peso da maçã, é calculada pelo produto de sua massa pela aceleração da gravidade.
III. A maçã em queda sofre uma ação do planeta Terra, denominada força peso, que tem direção vertical e o sentido para baixo, e a maçã, por sua vez, atrai a Terra com uma força de mesma intensidade e direção, contudo o sentido é para cima.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Questão 03 sobre a Lei da Gravitação Universal de Newton: (Ufrgs) Considerando que o módulo da aceleração da gravidade na Terra é igual a 10 m/s2, é correto afirmar que, se existisse um planeta cuja massa e cujo raio fossem quatro vezes superiores aos da Terra, a aceleração da gravidade seria de
a) 2,5 m/s2.
b) 5 m/s2.
c) 10 m/s2.
d) 20 m/s2.
e) 40 m/sv.
Questão 04. (Espcex (Aman)) Consideramos que o planeta Marte possui um décimo da massa da Terra e um raio igual à metade do raio do nosso planeta. Se o módulo da força gravitacional sobre um astronauta na superfície da Terra é igual a na superfície de Marte seria igual a:
a) 700 N
b) 280 N
c) 140 N
d) 70 N
e) 17,5 N
Questão 05 sobre Lei da Gravitação Universal de Newton: (Unesp) Ao se colocar um satélite em órbita circular em torno da Terra, a escolha de sua velocidade v não pode ser feita independentemente do raio R da órbita. Se M é a massa da Terra e G a constante universal de gravitação, v e R devem satisfazer a condição
a) v2R = GM.
b) vR2 = GM.
c) v/R2 = GM.
d) v2/R = GM.
e) vR = GM.
Questão 06. (Unesp) A Lei da Gravitação Universal foi publicada em 1687 pelo físico e matemático inglês Isaac Newton. Através dessa lei, pode-se determinar as intensidades das forças de interação gravitacional entre a Terra e a Lua, F(TL), e entre o Sol e a Lua, F(SL). Considerando a massa do Sol de 3,2 × 105 vezes a massa da Terra e a distância média do Sol à Lua de 400 vezes a distância média da Terra à Lua, a relação aproximada entre estas duas intensidades de força é
a) F(TL) = 0,5 F(SL).
b) F(TL) = F(SL).
c) F(TL) = 1,5 F(SL).
d) F(TL) = 2 F(SL).
e) F(TL) = 2,5 F(SL).
Questão 07. (Fuvest) Satélites utilizados para telecomunicações são colocados em órbitas geoestacionárias ao redor da Terra, ou seja, de tal forma que permaneçam sempre acima de um mesmo ponto da superfície da Terra. Considere algumas condições que poderiam corresponder a esses satélites:
I. ter o mesmo período, de cerca de 24 horas
II. ter aproximadamente a mesma massa
III. estar aproximadamente à mesma altitude
IV. manter-se num plano que contenha o círculo do equador terrestre
O conjunto de todas as condições, que satélites em órbita geoestacionária devem necessariamente obedecer, corresponde a:
a) I e III
b) I, II, III
c) I, III e IV
d) II e III
e) II, IV
Questão 08 sobre a Lei da Gravitação Universal de Newton: (Fuvest) No Sistema Solar, o planeta Saturno tem massa cerca de 100 vezes maior do que a da Terra e descreve uma órbita, em torno do Sol, a uma distância média 10 vezes maior do que a distância média da Terra ao Sol (valores aproximados). A razão [F(Sat)/F(T)] entre a força gravitacional com que o Sol atrai Saturno e a força gravitacional com que o Sol atrai a Terra é de aproximadamente:
a) 1000
b) 10
c) 1
d) 0,1
e) 0,001
Questão 09. (Unesp) Para demonstrar que a aceleração da gravidade na superfície de Marte é menor do que na superfície terrestre, um jipe-robô lança um pequeno corpo verticalmente para cima, a partir do solo marciano. Em experimento idêntico na Terra, onde g = 10,0 m/s2, utilizando o mesmo corpo e a mesma velocidade de lançamento, a altura atingida foi 12,0 m. A aceleração da gravidade na superfície de um planeta de raio R e massa M é dada por g = GM/R2, sendo G a constante de gravitação universal. Adotando o raio de Marte igual à metade do raio da Terra e sua massa dez vezes menor que a da Terra, calcule, desprezando a atmosfera e a rotação dos planetas:
a) a aceleração da gravidade na superfície de Marte.
b) a altura máxima atingida pelo corpo no experimento em Marte.
Questão 10 sobre a Lei da Gravitação Universal de Newton: (Unesp) Um satélite com massa m gira em torno da Terra com velocidade constante, em uma órbita circular de raio R, em relação ao centro da Terra. Represente a massa da Terra por M e a constante gravitacional por G. Utilizando os conceitos de forças centrípeta e gravitacional, calcule, em função de m, M, R e G,
a) a velocidade do satélite;
b) a constante K que aparece na terceira lei de Kepler, T2 = KR3, onde T é o período do movimento.
🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre a Lei da Gravitação Universal de Newton Exercícios:
Resolução da atividade 01. d;
Resolução da atividade 02. c;
Resolução da atividade 03. a;
Resolução da atividade 04. b;
Resolução da atividade 05. a;
Resolução da atividade 06. a;
Resolução da atividade 07. c;
Resolução da atividade 08. c;
Resolução da atividade 09. a) 4,0m/s2
b) 30,0m
Resolução da atividade 10.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína