Exercícios com gabarito sobre Fisiologia Humana

Fisiologia Humana: 1) (UFMG) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.

Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado)

Analise estas figuras:

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a testosterona injetada:

a) age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese.

b) bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.

c) inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise.

d) reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal.

 

 

 

2) (UNIFESP-SP) O DNA e o RNA que ingerimos em nossa alimentação são digeridos no mesmo local e sob ação da mesma secreção que promove, também, a digestão dos lipídios. Portanto, é correto afirmar que:

a) a digestão que ocorre na boca quebra grandes moléculas de DNA e RNA em cadeias polipeptídicas menores, que posteriormente sofrerão a ação dos ácidos presentes no estômago.

b) o local da digestão do DNA e RNA é o intestino delgado, mais propriamente o duodeno, a secreção que atua nessa digestão possui pH alcalino e não é produzida no duodeno.

c) o produto final da digestão dos lipídios são ácidos graxos e glicerol, ao passo que, no caso de DNA e RNA, o resultado da digestão são peptídeos de cadeia curta.

d) DNA e RNA, sendo compostos levemente ácidos, são digeridos mediante a ação de enzimas que atuam em meio fortemente ácido, ao passo que os lipídios são emulsificados não por ácidos, mas por sais presentes nessas enzimas.

e) os produtos da digestão dos lipídios são absorvidos no intestino delgado e utilizados pelo corpo, enquanto os produtos da digestão de DNA e RNA são eliminados nas fezes, por não serem passíveis de uso.

 

 

Fisiologia Humana: 3) (UFPR) A ocorrência de razoável quantidade de guerras e guerrilhas no mundo atual é bastante preocupante, especialmente quando se considera a possibilidade de serem usadas armas nucleares. A radioatividade produzida por essas armas pode resultar em mutações no material genético dos indivíduos, o que, se ocorresse durante uma gestação, por exemplo, poderia levar a prejuízos futuros na função de diversos órgãos da criança em desenvolvimento. A respeito das funções que poderiam ser prejudicadas em conseqüência da má-formação de alguns órgãos, é correto afirmar:

 

(01) Digestão química de carboidratos – por lesão no fígado.

(02) Digestão química de proteínas – por lesão no estômago.

(04) Absorção de nutrientes orgânicos – por lesão no intestino grosso.

(08) Controle da glicemia – por lesão no pâncreas endócrino.

(16) Crescimento e metabolismo – por lesão na tireóide.

Soma (      )

 

 

 

4) (UFMG) Observe este esquema, em que está representado um procedimento clínico:

É INCORRETO afirmar que esse procedimento possibilita a:

a) redução de uréia presente no sangue periférico.

b) remoção de água do plasma sangüíneo.

c) retirada de proteínas do sangue periférico.

d) simulação de funcionamento do néfron.

 

 

 

Fisiologia Humana: 5) (UFMG) A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada. Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal –  I – e em um indivíduo com doença celíaca –  II:

Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é  INCORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar

a) baixa produção de hemoglobina.

b) diminuição da densidade mineral óssea.

c) aumento da absorção de água.

d) retardo do crescimento corporal.

 

 

Veja também exercícios sobre Histologia.

 

 

6) (UFSC) Fisiologia Humana: “Os seres vivos necessitam de um suprimento de energia capaz de manter sua atividade metabólica. Essa energia é extraída dos alimentos, que podem ser produzidos pelos próprios organismos, no caso dos autótrofos, ou obtidos a partir de uma fonte orgânica externa, no caso dos heterótrofos. As substâncias orgânicas, tais como proteínas, carboidratos e lipídios, devem ser desdobradas em compostos mais simples e mais solúveis, de tal maneira que possam ser assimiladas pelo organismo. A esse processo de transformação dos alimentos em compostos relativamente mais simples, absorvíveis e utilizáveis denominamos digestão.”

  1. R. Paulino. “Biologia Atual”, Ed. Ática, 1996. p. 296.

Com relação a esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).

 

(01) A mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos constituem a digestão química. (02) A água e os sais minerais são absorvidos, pelo tubo digestivo, sem transformação química.

(04) A digestão do amido é rápida e ocorre em dois momentos: na boca, pela ação da amilase salivar e no estômago, sob a ação das peptidases.

(08) A bile não tem enzimas, mas apresenta sais biliares, que emulsificam os lipídios, transformando-os em gotículas menores que facilitam a digestão das gorduras.

(16) Os nutrientes digeridos são absorvidos principalmente no intestino delgado, onde as células epiteliais das vilosidades apresentam expansões digitiformes as microvilosidades, que aumentam, consideravelmente, a superfície de absorção dos nutrientes.

(32) Pessoas que tiveram sua vesícula biliar extirpada não apresentam dificuldade em digerir lipídios e, por isso, podem fazer uma dieta rica em gorduras.

 

 

 

7) (UNIFESP-SP) Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de “preservação das proteínas”. A afirmação está correta porque:

a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corpórea, constituem uma barreira protetora das proteínas armazenadas nos músculos.

b) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metabólicas sintetizarão glicose a partir de proteínas.

c) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a ação de outras enzimas que desnaturam proteínas.

d) o nitrogênio presente nos aminoácidos das proteínas não pode ser inativado em presença de carboidratos.

e) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam proteínas.

 

 

 

8)(UFRS) Fisiologia Humana: Tiago comeu um sanduíche de pão francês com queijo, presunto e manteiga, acompanhado de um copo de suco de laranja sem açúcar.

Relacione cada um dos itens do lanche de Tiago, listados na coluna 1, com as principais enzimas que atuarão na sua digestão, indicadas na coluna 2.

 

Coluna 1

(    ) pão francês

(    ) manteiga

(    ) presunto

(    ) queijo

(    ) suco de laranja

 

Coluna 2

1 – pepsina

2 – lipase

3 – amilase

4 – sacarase

 

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 3 – 2 – 1 – 1 – 4.

b) 4 – 3 – 2 – 1 – 3.

c) 1 – 4 – 3 – 2 – 2.

d) 1 – 3 – 2 – 4 – 4.

e) 2 – 1 – 4 – 3 – 3.

 

 

 

9) (UECE) A pepsina e o HCl são produtos da ação glandular durante a digestão dos alimentos. Estas substâncias são produzidas nos seguintes tipos de glândulas:

a) salivares.

b) gástricas.

c) fígado.

d) pâncreas.

 

 

 

Fisiologia Humana: 10) (UFMG) a cirurgia bariátrica, proposta, há mais de 50 anos, para tratar pacientes com obesidade mórbida, pode ser realizada tanto por redução do volume estomacal quanto por desvio do trânsito alimentar no trato gastrointestinal. Observe esta figura:

A presença de carboidratos e de lipídeos no lúmen da porção final do intestino delgado determina a liberação dos hormônios PYY e GLP1, ambos envolvidos na promoção da saciedade. O GLP1 também atua sobre o pâncreas.

Considerando essas informações,

a) CITE o segmento do trato gastrointestinal que deve ser isolado do trânsito alimentar, sem prejuízo dos processos enzimáticos, quando se objetiva diminuir, simultaneamente, o apetite e o aporte calórico. JUSTIFIQUE sua resposta.

b) Pesquisas relatam a cura do diabetes em obesos mórbidos depois de submetidos a cirurgia de desvio do trânsito gastrointestinal. EXPLIQUE esse achado.

🔵 >>>  Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Fisiologia Humana:

1-c;

2-b;

3- 02 + 08 + 16 = 26;

4-c;

5-c;

6- 02 + 08 + 16 = 26;

7-b

8-a;

9- b;

10- a) Deve ser isolada a porção mediana do intestino delgado, pois a parte inicial está envolvida de forma intensa com a digestão enzimática e a porção final do intestino delgado relaciona-se com a saciedade (liberação dos hormônios PYY e GLP1).

b) A cura do diabetes pode estar relacionada à menor ingestão de alimentos, bem como a maior secreção do hormônio GLP1 pelo paciente.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário