Os Melhores Exercícios de Fisiologia Respondidos para passar no Enem

Questão 01. (FGV-SP) Fisiologia: Na gincana da escola, os concorrentes deveriam citar 4 animais que realizassem, respectivamente, respiração cutânea, branquial, traqueal e pulmonar.

Venceu a prova, o aluno que citou
a) sapo, sardinha, caranguejo e vaca.
b) lesma, aranha, mosca e sapo.
c) ouriço-do-mar, atum, ácaro e polvo.
d) planária, golfinho, tatuzinho-de-jardim e galinha.
e) minhoca, camarão, gafanhoto e lagartixa.


Questão 02. (UECE) Fisiologia: A pressão de O2 e o pH são responsáveis pela afinidade da hemoglobina pelo oxigênio. Comparando estes dois parâmetros nos pulmões e nos tecidos do corpo, podemos afirmar corretamente que nos pulmões

a) o pH é maior que nos tecidos e a pressão de O2 também é maior. b) o pH é maior que nos tecidos e a pressão de O2 é menor.

c) o pH é menor que nos tecidos e a pressão de O2 também é menor. d) o pH é menor que nos tecidos e a pressão de O2 é maior.


Questão 03. (UFC-CE) A resistência física de um indivíduo está relacionada à sua eficiência na obtenção de energia. Uma das drogas mais modernas usadas para aumentar a resistência física de esportistas é a ERITROPOIETINA (EPO), substância que promove o aumento do número de glóbulos vermelhos. Explique como esse aumento está associado com a eficiência no processo de obtenção de energia.


Questão 04. (UFG-GO) Fisiologia: Leia o texto a seguir.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde, com o objetivo de atrair a atenção sobre a epidemia do tabagismo que é a segunda maior causa de morte no mundo, em torno de cinco milhões ao ano. A fumaça do cigarro é composta por, aproximadamente, 3 a 6% de monóxido de carbono que é tóxico para o ser humano. Considerando a importância do combate ao tabagismo, o artigo 2º da Lei Federal nº 9.294, de 15 de julho de 1996, proíbe fumar em recinto coletivo, privado ou público.

Com base no exposto, explique
a) como o gás, mencionado no texto, diminui a eficiência respiratória de um fumante ativo

b) a importância, para a saúde pública, da proibição instituída pela lei federal mencionada no texto.


Questão 05. (UFRRJ) Fisiologia: O uso, por atletas, de câmaras e tendas que reproduzem as condições de treinamento em cidades e regiões de altitude é um dos temas polêmicos que vem sendo debatido pelos representantes da área médica do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O principal fator alterado nesses ambientes artificiais e o efeito produzido no organismo dos atletas que melhora o seu rendimento físico são, respectivamente,
a) aumento da pressão parcial do oxigênio respirado e aumento do oxigênio dissolvido no plasma sangüíneo.

b) rarefação do ar respirado e aumento do número de glóbulos brancos.

c) menos oxigênio no ar respirado e aumento do número de glóbulos vermelhos.

d) aumento da pressão atmosférica e aumento da concentração de oxigênio no sangue.

e) redução da pressão atmosférica e aumento do oxigênio dissolvido no plasma sangüíneo.


Questão 06. (UFRJ) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada “falta de ar”. Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro.

Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.


Questão 07. (UFT-TO) Fisiologia: A homeostase em animais é mantida por dois sistemas de controle: o  neural e o endócrino. Os  hormônios exercem efeitos  impressionantes nos processos da reprodução, de desenvolvimento e metabólicos. A hipófise é uma glândula endócrina dividida em  dois lobos, adeno-hipófise e  neuro-hipófise, e  produz uma série  de hormônios que modula outras glândulas, entre elas, a tireóide. O hormônio ……….. produzido pela ……………… estimula a tireóide, modulando a secreção dos hormônios………………… e …………………., através de um refinado mecanismo de controle recíproco, conhecido por retroalimentação. Entre as alternativas abaixo, qual descreve adequadamente a complementação das lacunas acima?

a) TSH, neuro-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
b) TSH, adeno-hipófise, tireoxina (T4) e triiodotireonina (T3).
c) tireoxina (T4), adeno-hipófise, TSH e triiodotireonina (T3).
d) TSH, adeno-hipófise, calcitonina e tireoxina (T4).


Questão 08. (UFT-TO) Fisiologia: Pesquisas recentes com jovens entre 14 anos e 19 anos – classes A e B – apontam que boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis conseqüências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui:
A) alteração da função hepática.
B) alteração dos batimentos cardíacos.
C) aumento da capacidade de concentração.
D) aumento da potência sexual


Questão 09. (UFRS) Fisiologia: A relação superfície/volume implica várias conseqüências fisiológicas. Assim, a taxa de troca com o ambiente é diretamente proporcional à superfície de contato, e a massa é proporcional ao volume; ou seja: maior volume, mais consumo de alimento e de oxigênio.

Com relação ao parágrafo anterior, são feitas as seguintes afirmativas:
I – A estrutura respiratória de grandes animais apresenta dobramentos que aumentam a área de absorção.

II – Os animais de grande porte têm uma taxa metabólica maior do que a dos pequenos.

III – Em vários animais, o aumento da superfície se dá em relação a dimensões lineares, e o volume aumenta em relação a dimensões cúbicas.

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas I e II
d) Apenas I e III
e) Apenas II e III


Questão 10. (UFRN) Fisiologia: Durante o ciclo menstrual, ocorre o espessamento do endométrio, a camada interna do útero. Esse espessamento é necessário para a gravidez porque:

a) fornece nutrientes para os espermatozóides.
b) aumenta a produção do hormônio ocitocina.
c) garante o ambiente adequado para a fecundação.
d) proporciona um local para implantação do embrião.


🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Fisiologia.


Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios de Fisiologia para passar no Enem e Vestibular:

01. e;
02. a;

03. Um maior número de glóbulos vermelhos melhora o aporte de oxigênio para o indivíduo.

04. a) o monóxido de carbono se liga fortemente à hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio pelas hemácias.

b) A lei que proíbe o fumo em locais fechados, procura proteger as pessoas contra a inalação passiva da fumaça liberada pelos fumantes e dessa forma, salvaguardar a saúde de todos indivíduos que estão no recinto.

05. c;

06. O ferro adicional está envolvido na síntese de hemoglobina, contida nas hemácias, que realizam o transporte de oxigênio.

07. b;
08. c;
09. d;
10. d

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário