Conceitos Químicos e Transformação Química Exercícios

01. Conceitos Químicos e Transformação Química: Os itens a seguir são relativos a este esquema em que estão representados cinco sistemas (I a V), formados por moléculas constituídas por três tipos de átomo (A, B e C) representados por , e , respectivamente.

A) Qual(is) desses sistemas é(são) substância(s) pura(s)?
B) Qual(is) desses sistemas é(são) mistura(s)?
C) Qual(is) desses sistemas é(são) substância(s) simples?
D) Qual(is) desses sistemas é(são) substância(s) composta(s)?
E) Qual o número de componentes de cada sistema?
F) Qual o número de elementos que entram na composição de cada sistema?

 

 

02. (UFRGS–2007) Na temperatura de 595 ºC e na pressão de 43,1 atm, o fósforo apresenta o seguinte equilíbrio:
P
(sólido, violeta)  P(líquido)  P(gasoso)
Esse sistema apresenta:
A) 1 componente e 2 fases.
B) 1 componente e 3 fases.
C) 3 componentes e 1 fase.
D) 3 componentes e 2 fases.
E) 3 componentes e 3 fases.

 


03. Conceitos Químicos e Transformação Química: (UNESP–2008) Uma amostra de água do Rio Tietê, que apresentava partículas em suspensão, foi submetida a processos de purificação, obtendo-se, ao final do tratamento, uma solução límpida e cristalina. Em relação às amostras de água antes e após o tratamento, podemos afirmar que correspondem, respectivamente, a:
A) substâncias composta e simples.
B) substâncias simples e composta.
C) misturas homogênea e heterogênea.
D) misturas heterogênea e homogênea.
E) mistura heterogênea e a substância simples.

 


04. (UFU-MG–2007) Analise os processos a seguir. Marque aquele que NÃO representa uma transformação química.
A) Oxidação de ferramenta
B) Queimada da floresta
C) Evaporação do álcool
D) Digestão de sanduíche

 


05. Conceitos Químicos e Transformação Química: (PUCPR–2010) Os fenômenos a seguir são exemplos de fenômenos químicos.
I. O vinho, que é transformado em vinagre pela ação da bactéria
Acetobacter acetil. O leite, que é transformado em coalhada pela a ação dos micro-organismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.
II. A planta captura CO
2 da atmosfera e o transforma em seiva, liberando O2.
III. O processo de digestão dos alimentos.
IV. O ímã atrai a limalha de ferro sob a ação magnética.
V. É possível transformar o metal cobre em fios e em lâminas.
A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
B) Apenas a assertiva I está correta.
C) Todas as assertivas estão corretas.
D) Apenas a assertiva II está correta.
E) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

 

A Composição Química dos Seres Vivos: Aminoácidos, Proteínas e Enzimas.

 

06. Conceitos Químicos e Transformação Química: (PUC Minas–2006) Assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Todas as amostras de uma substância pura têm a mesma composição e as mesmas propriedades.
B) Um composto é uma substância que pode ser decomposta, por meio de reações químicas, em substâncias mais simples.
C) Um exemplo de mistura homogênea é a preparada pela mistura de dois líquidos como etanol e água.
D) Um exemplo de mistura heterogênea é aquela preparada pela dissolução de um sólido como o cloreto de sódio em um líquido, como a água.

 


07. (UEM-PR–2007) INDIQUE, entre as matérias ar, sulfato de cobre (CuSO4), mercúrio (Hg), arroz-doce, gasolina, cristais de iodo (I2), madeira e gás carbônico (CO2), dois exemplos de:
A) substâncias simples.
B) substâncias compostas.
C) misturas homogêneas.
D) misturas heterogêneas.

 


08. Conceitos Químicos e Transformação Química: (UNESP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos. Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade do composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
A cada um desses processos – (I), (II) e (III) – corresponde um tipo de transformação classificada, respectivamente, como
:

A) física, física e química.
B) física, química e química.
C) química, física e física.
D) química, física e química.
E) química, química e física.

 


09. (PUCPR) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos.
Qual das situações a seguir corresponde a um fenômeno químico?
A) Decomposição da matéria orgânica
B) Evaporação das águas de um lago
C) Chuva
D) Orvalho
E) Erosão

 


10. Conceitos Químicos e Transformação Química: (PUC Minas–2007) Considere os fatos representados a seguir:
1. Um pedaço de isopor flutuando na água.
2. O açúcar se tornando caramelo quando aquecido acima do seu ponto de fusão.
3. O ferro se dissolvendo em ácido clorídrico com liberação de gás.
4. Um sal se dissolvendo quando colocado em um copo com água quente.
5. Um prego sendo atraído por um ímã.
São fenômenos químicos
A) 3 e 4.

B) 1, 3 e 5.

C) 2 e 3.

D) 2 e 4.

 

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Gabarito com as respostas das questões sobre Conceitos Químicos e Transformação Química:

01. A) I e II
B) III, IV e V
C) II
D) I
E) I) 1; II) 1; III) 3; IV) 3; V) 2
F) I) 2; II) 1; III) 2; IV) 2; V) 3


02. B;

03. D;

04. C;

05. E;

06. D;


07. A) Hg e I
2
B) CuSO4 e CO2
C) Ar e gasolina
D) Arroz-doce e madeira


08. B;

09. A;

10. C

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