Questão 01. (PUC) Os sistemas celulares do corpo dos heterotróficos pluricelulares (animais) dispõem de dois sistemas de sinalização para integração dos sistemas corporais. São eles:
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
A) sistema circulatório e respiratório.
B) sistema circulatório e excretor.
C) sistema nervoso e hormonal.
D) sistema respiratório e nervoso.
Questão 02. No corpo humano, o tecido (…) pode ser encontrado, por exemplo, nas orelhas e em diversas partes articulações entre ossos. Ele desempenha nessas estruturas a sustentação e a facilitação dos movimentos. Qual tecido abaixo completa a linha pontilhada?
A) tecido nervoso.
B) tecido ósseo.
C) tecido epitelial.
D) tecido cartilaginoso.
Questão 03. (VUNESP) A seguir estão listadas algumas drogas e os efeitos que causam nos seres humanos, a curto e longo prazo.
Droga
1. Maconha
2. Cocaína
3. Álcool
Efeitos
I. Eliminação da ansiedade, visualização da realidade com mais intensidade, prejuízo para a memória.
II. Estado de grande auto-confiança, tremores e convulsões, aumento dos batimentos cardíacos.
III. Diminuição da coordenação motora e do equilíbrio, desinibição, cirrose hepática.
A alternativa que relaciona corretamente a droga com o efeito que causa é:
A) 1-I, 2-II e 3-III.
B) 1-I, 2-III e 3-II.
C) 1-II, 2-I e 3-III.
D) 1-II, 2-III e 3-I.
Questão 04. Quanto ao cérebro, pode-se dizer que:
A) é o receptor interno dos sentidos.
B) é a sede da memória, do raciocínio e da inteligência.
C) é o órgão mais volumoso do encéfalo.
D) Tanto a afirmativa A, B como a C estão corretas.
Questão 05. Assinale a alternativa correta:
A) Todas as células apresentam o mesmo formato.
B) Células só são encontradas em animais.
C) Todos os seres vivos possuem muitas células.
D) As células possuem estruturas em seu interior que atuam em conjunto para garantir sua sobrevivência.
Questão 06. (UFT-TO) Pesquisas recentes com jovens entre 14 anos e 19 anos – classes A e B – apontam que boa parte deles revela um padrão de consumo de álcool considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
É INCORRETO afirmar que, entre as possíveis consequências do uso abusivo e prolongado do álcool, se inclui:
A) alteração da função hepática.
B) alteração dos batimentos cardíacos.
C) aumento da capacidade de concentração.
D) aumento da potência sexual.
Questão 07. Um indivíduo alcoolizado se locomove sem direção e equilíbrio por quê?
A) O álcool, ao atuar no cérebro, não permite que esse órgão coordene os movimentos do corpo.
B) O álcool, ao atuar no bulbo, não permite que esse órgão coordene os movimentos do corpo.
C) O álcool, ao atuar no cerebelo, não permite que esse órgão coordene os movimentos do corpo.
D) O álcool, ao atuar na medula, não permite que esse órgão coordene os movimentos do corpo.
Questão 08. Alessandra e Pedro, responsáveis por realizar uma pesquisa sobre saúde, perguntaram a dois trabalhadores se eles se consideravam pessoas saudáveis e pediram que listassem fatores importantes para a qualidade de vida. Leia as respostas:
dormir muito; não acordar cedo; trabalhar pouco; menos estresse; fazer atividade física; lazer.
Após analisarem as respostas dos dois entrevistados, consideraram como fator(es) necessário(s) para a saúde do indivíduo:
A) dormir pouco.
B) ter lazer e praticar exercícios.
C) acordar tarde todos os dias.
D) ter uma vida agitada.
Questão 09. “Meu coração bate forte por você”
A aceleração dos batimentos cardíacos, associada à emoção pelo afeto que sentimos por alguém, é um belo exemplo de integração entre os sistemas que compõem nosso organismo.
Nesse exemplo de sensação, considerando as partes envolvidas (coração e cérebro, principalmente), podemos reconhecer uma ação conjunta dos sistemas:
A) Circulatório e nervoso.
B) Excretor e respiratório.
C) Nervoso e digestório.
D) Reprodutor e excretor.
Questão 10. Droga não é só um xingamento, como você deve saber. É o nome que a gente dá para as substâncias que modificam o comportamento e o pensamento. Bebidas alcoólicas e cigarros são exemplos de drogas vendidas livremente, entretanto, há outras que são proibidas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, as reações do organismo a cada tipo de droga.
A) ÁLCOOL: no início do uso, provoca euforia. Se for usado com frequência, em doses altas, provoca excitação e diminuição dos reflexos.
B) CAFEÍNA: inicialmente, melhora o desempenho em tarefas de vigilância, mas o uso diário pode provocar alucinações e paranoias.
C) ANABOLIZANTES: utilizados em tratamentos de saúde, não representam nenhum risco à saúde.
D) CIGARRO: não provoca nenhum efeito negativo para a saúde do organismo.
Questão 11. (Mack) O esquema dado representa alguns órgãos que constituem o sistema nervoso central. As funções de controle de coordenação motora e equilíbrio, controle da tireoide e controle dos ritmos cardíaco e respiratório são exercidas, respectivamente, por:
A) 5, 1 e 2.
B) 4, 2 e 4.
C) 3, 1 e 2.
D) 5, 2 e 3.
Questão 12. O sistema nervoso autônomo controla atividades involuntárias de nosso organismo e se divide em duas partes, que geralmente têm ação antagônica.
A) Como elas são denominadas?
B) Dê um exemplo de tal ação antagônica.
Questão 13. Cruzadinha sobre o sistema nervoso, células e tecidos:

- Maior órgão do sistema neural, ocupa quase toda a caixa craniana.
- Célula do sistema neural.
- Nome dado à superfície externa rugosa do cérebro.
- Membrana tripla que envolve e protege os órgãos do sistema neural.
- Órgão do sistema neural que comanda os ritmos cardíaco e respiratório.
- Atos que acontecem independentemente da vontade.
- Nome dado ao líquido existente entre as meninges e que tem por função proteger os órgãos neurais contra choques mecânicos.
- Nervos do sistema neural periférico que fazem a ligação entre os diversos órgãos do organismo e o encéfalo.
Questão 14. Complete o mapa de conceitos, substituindo as letras pelos termos adequados.

Questão 15. Associar o papel dos principais hormônios hipofisários ao tipo de regulação que exercem sobre as glândulas em que atuam. O início do período chamado de adolescência é marcado pela puberdade. Nessa época, os órgãos sexuais começam a amadurecer, tornando-se aptos a produzir células reprodutoras. Além disso, começam a aparecer os caracteres sexuais secundários, características que não estão diretamente ligadas aos órgãos da reprodução, mas que colaboram para diferenciar os sexos. As glândulas responsáveis por produzir e secretar hormônios que estimulam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários são os testículos, nos meninos, e os ovários, nas meninas.
Por sua vez, essas glândulas são estimuladas pelo FSH e pelo LH, hormônios produzidos:
A) pela tireoide.
B) pela hipófise.
C) pelo cérebro.
D) pelo hipotálamo.
Questão 16. Complete a tabela abaixo:
Questão 17. Sobre o sistema nervoso responda:
A) O que são neurotransmissores?
B) Indique algumas medidas que ajudam a manter a saúde do sistema nervoso.
Questão 18. O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional desse sistema.

A sequência correta das regiões referentes aos neurônios indicadas por 1, 2, 3 e 4 é:
A) dendrito, axônio, corpo celular e sinapse.
B) dendrito, corpo celular, axônio e sinapse.
C) sinapse, axônio, corpo celular e dendrito.
D) dendrito, sinapse, axônio, corpo celular.
Questão 19. De onde as células são? Você deve ligar as células aos órgãos nos quais são encontradas.

Questão 20. Às vezes, colhendo uma rosa, podemos espetar o dedo em seus espinhos, imediatamente nosso organismo reage, retirando a mão.
Essa reação é:
A) Um ato reflexo, uma reação rápida, automática e involuntária.
B) Um reflexo, uma reação condicionada que resulta de aprendizagem.
C) Uma ação voluntária, a informação é transmitida ao cérebro, que analisa e elabora a resposta.
D) Um ato reflexo, uma reação vagarosa, calculada e voluntária.

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína