Lista de Exercícios sobre Anomalias Genéticas com Gabarito

01. (PUC-RS-2001) Anomalias Genéticas: O cariótipo é de um indivíduo do sexo

cariótipo é de um indivíduo do sexo feminino som síndrome de Turner

 

a) feminino – Klinefelter
b) masculino – Klinefelter
c) masculino – Down
d) feminino – Turner
e) masculino – Turner


02. (UFTM-2007) Anomalias Genéticas: Ao se analisarem as células da mucosa oral de uma mulher, verificou-se que estas apresentavam duas marcações correspondentes à cromatina sexual, ou Corpúsculo de Barr, como mostram as setas da figura.

cromatina sexual ou Corpúsculo de Barr exercícios Anomalias Genéticas

 

Pode-se dizer que, provavelmente, essa mulher
a) é portadora da síndrome de Turner.
b) é portadora da síndrome de Klinefelter.
c) tem 46 cromossomos, dentre os quais 2 cromossomos sexuais.
d) tem 46 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.
e) tem 47 cromossomos, dentre os quais 3 cromossomos sexuais.


03. (PUC – RJ-2007) Existem algumas pessoas chamadas especiais porque possuem uma série de características diferentes da maioria da população. Entre essas, estão aquelas que possuem a Síndrome de Down, também conhecida como Mongolismo. Em relação a essa síndrome, podemos afirmar que:

a) é uma anomalia genética, causada pela presença de 3 cromossomos 21 e transmitida sempre pela mãe.
b) é uma anomalia congênita, causada pela presença de 3 cromossomos 21 e transmitida sempre pela mãe.
c) é uma anomalia genética, causada pela presença de 3 cromossomos 21 e transmitida por qualquer um dos pais.
d) é uma anomalia congênita, causada pela ausência de um cromossomo sexual X ou Y.
e) é uma anomalia genética, causada pela translocação de um dos cromossomos 21 para um 22.


04. (ENEM 2008) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem consequência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de sequenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).

A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém:
a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo.
e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.


05. (ENEM 2007) Anomalias Genéticas: Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos. Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA:

a) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.
b) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais, pois possui
c) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.
d) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.
e) de características básicas assegura sua eficiência hidratante.


06. (ENEM 2007) Anomalias Genéticas: Todas as reações químicas de um ser vivo seguem um programa operado por uma central de informações. A meta desse programa é a auto-replicação de todos os componentes do sistema, incluindo-se a duplicação do próprio programa ou mais precisamente do material no qual o programa está inscrito. Cada reprodução pode estar associada a pequenas modificações do programa. M. O. Murphy e l. O’neill (Orgs.). O que é vida? 50 anos depois — especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: UNESP. 1997 (com adaptações).

São indispensáveis à execução do “programa” mencionado acima processos relacionados a
metabolismo, auto replicação e mutação, que podem ser exemplificados, respectivamente, por:
a) fotossíntese, respiração e alterações na sequência de bases nitrogenadas do código genético.
b) duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos.
c) excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos.
d) respiração celular, duplicação do DNA e alterações na sequência de bases nitrogenadas do código genético. E fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados.


07. (ENEM 2008) Durante muito tempo, os cientistas acreditaram que variações anatômicas entre os animais fossem conseqüência de diferenças significativas entre seus genomas. Porém, os projetos de seqüenciamento de genoma revelaram o contrário. Hoje, sabe-se que 99% do genoma de um camundongo é igual ao do homem, apesar das notáveis diferenças entre eles. Sabe-se também que os genes ocupam apenas cerca de 1,5% do DNA e que menos de 10% dos genes codificam proteínas que atuam na construção e na definição das formas do corpo. O restante, possivelmente, constitui DNA não-codificante. Como explicar, então, as diferenças fenotípicas entre as diversas espécies animais? A resposta pode estar na região não-codificante do DNA.
S. B. Carroll et al. O jogo da evolução. In: Scientific American Brasil, jun./2008 (com adaptações).

A região não-codificante do DNA pode ser responsável pelas diferenças marcantes no fenótipo porque contém:
a) as sequências de DNA que codificam proteínas responsáveis pela definição das formas do corpo.
b) uma enzima que sintetiza proteínas a partir da sequência de aminoácidos que formam o gene.
c) centenas de aminoácidos que compõem a maioria de nossas proteínas.
d) informações que, apesar de não serem traduzidas em sequências de proteínas, interferem no fenótipo.
e) os genes associados à formação de estruturas similares às de outras espécies.


08. (ENEM 2012) Anomalias Genéticas: Enem 2012 – Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcalóides e flavanoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc. ) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.). As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo

a) sofre constantes recombinações para adaptar-se.
b) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.
c) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas.
d) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.
e) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.


09. (UFMS)  As figuras abaixo dizem respeito a heredogramas referentes a genealogias nas quais houve ocorrência e/ou recorrência de anomalias que afetam os seres humanos. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

heredogramas com genealogias em que ocorreu anomalias que afetam os seres humanos

(01) A figura 1 representa uma característica dominante cujo modo de herança é autossômica.
(02) A figura 2 representa uma característica dominante cujo modo de herança é ligada ao cromossomo y.
(04) A figura 3 representa uma característica recessiva cujo modo de herança é autossômica.
(08) A figura 1 representa uma característica recessiva cujo modo de herança é ligada ao cromossomo x.
(16) A figura 2 representa uma característica recessiva cujo modo de herança é ligada ao cromossomo x.
(32) A figura 3 representa uma característica dominante cujo modo de herança é autossômica.
(64) A figura 1 representa uma característica dominante cujo modo de herança é ligado ao cromossomo x.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


10. (U. E. Londrina-PR) Em seres humanos, uma forma de daltonismo que provoca cegueira para as cores vermelho e verde, é determinada pelo gene recessivo d, ligado ao cromossomo X. Ao consultar um médico, um casal fica sabendo que todos os seus filhos do sexo masculino serão daltônicos; já as meninas serão normais. Qual das opções fenotípicas abaixo corresponde à do casal em questão?

a) Homem normal e mulher normal.
b) Homem normal e mulher daltônica.
c) Homem daltônico e mulher daltônica.
d) Homem daltônico e mulher normal.
e) Homem normal e mulher normal, porém portadora do gene recessivo d.

Confira nossa seleção com algumas listas de exercícios sobre genética: 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

Gabarito Respondido dos Exercícios sobre Anomalias Genéticas:

Resposta do exercício 01.D;

Resposta do exercício 02. E;

Resposta do exercício 03. C;

Resposta do exercício 04.D. Os segmentos não-codificantes do DNA, mesmo não indicando a síntese de uma proteína, podem estar relacionados à manifestação de um aspecto fenotípico.

Resposta do exercício 05. B;

Resposta do exercício 06. D;

Resposta do exercício 07. D;

Resposta do exercício 08. E

Resposta do exercício 09. 01 + 04 + 16 = 21

Resposta do exercício 10. b

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