Questão 01 sobre Herança dos Grupos Sanguíneos: (PUC Minas) No ambulatório de uma pequena cidade do interior, estava D. Josefa, que precisava urgentemente de transfusão sanguínea, mas não sabia o seu grupo sanguíneo. Como faltavam antissoros para a determinação dos grupos sanguíneos no sistema ABO, Dr. Epaminondas, que é do grupo A, usou de um outro recurso: retirou um pouco de seu próprio sangue do qual separou o soro, fazendo o mesmo com o sangue de D. Josefa. O teste subsequente revelou que o soro do Dr. Epaminondas provocava aglutinação das hemácias de D. Josefa, mas o soro de D. Josefa não era capaz de aglutinar as hemácias do Dr. Epaminondas. A partir dos resultados, Dr. Epaminondas pôde concluir que D. Josefa apresenta sangue do grupo:
A) A.
B) B.
C) AB.
D) O.
Questão 02. (FCMMG) O heredograma a seguir representa os tipos de grupos sanguíneos dos indivíduos de uma família.
Observações:
• Os indivíduos I.1 e I.2 apresentam grupos sanguíneos diferentes e apenas um tipo de aglutinógeno.
• O indivíduo II.1 pode receber sangue de todos os tipos sanguíneos.
• Os indivíduos II.2 e III.1 têm fenótipo igual ao de I.2 e apenas aglutinina anti-A.
• Os indivíduos II.3, II.4 e III.2 têm genótipo igual ao de I.1.
• O indivíduo IV.1 tem fenótipo diferente de todos os indivíduos citados.
Analise o heredograma de acordo com as observações e marque a alternativa INCORRETA.
A) I.1 apresenta aglutinógeno A.
B) Os genótipos de I.2, II.2 e III.1 são iguais.
C) O indivíduo IV.1 apresenta aglutinina nas hemácias.
D) Oito indivíduos no heredograma são heterozigotos para os grupos sanguíneos.
Questão 03 sobre Herança dos Grupos Sanguíneos: (UFJF-MG) Além do teste de DNA, há exames mais simples que podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre paternidade. Por exemplo, o teste de tipagem sanguínea do sistema ABO permite determinar quem não pode ser o pai. Assinale a alternativa que apresenta uma situação em que esse exame assegura a exclusão da paternidade.
A) O filho é do tipo O, a mãe do tipo O e o suposto pai do tipo A.
B) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo AB e o suposto pai do tipo O.
C) O filho é do tipo AB, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.
D) O filho é do tipo B, a mãe do tipo B e o suposto pai do tipo O.
E) O filho é do tipo A, a mãe do tipo A e o suposto pai do tipo B.
Questão 04. (PUC Minas–2007) Os esquemas mostram as possíveis transfusões de sangue tradicionais em relação aos sistemas ABO e Rh.
Pode-se dizer que os tipos sanguíneos mais difíceis e mais fáceis para receber sangue são, respectivamente:
A) O Rh+ e O Rh–.
B) O Rh– e AB Rh+.
C) A Rh– e OB Rh+.
D) AB Rh+ e O Rh–.
Questão 05 sobre Herança dos Grupos Sanguíneos: (Cesgranrio) A observação do esquema a seguir, que representa a genealogia de uma família em relação aos grupos sanguíneos MN, nos permite afirmar que:
A) sangue MN é característica determinada por gene dominante.
B) os indivíduos 4 e 5 são heterozigotos.
C) o casal 3 e 4 poderá ter filhos dos três tipos de grupos sanguíneos.
D) se o indivíduo 5 casar-se com uma mulher de sangue N, todos os filhos serão heterozigotos.
E) um próximo filho do casal 6 e 7 poderá ser do grupo N.
Questão 06. (FCMSC-SP) Um casal é estéril, pois a esposa tem atrofia de útero e o marido oligospermia (produz espermatozoides normais, mas em pequeno número). Além disso, sabe-se que ela é Rh+ homozigota, e ele é Rh–. O casal decide ter um “bebê de proveta”, contando, para isso, com a colaboração de uma outra mulher que receberá em seu próprio útero o zigoto formado por aquele casal. Sabe-se que essa “mãe emprestada” já teve quatro filhos, sendo que os dois últimos apresentaram a doença hemolítica do recém-nascido. A probabilidade de o “bebê de proveta”, após os nove meses no útero da “mãe emprestada”, nascer com aquela doença hemolítica é:
A) nula, pois sua mãe genética é homozigota.
B) nula, pois seu pai genético é Rh– .
C) nula, pois tal doença só ocorre quando, num casal, a mãe é Rh– e o pai, Rh+.
D) alta, já que o “bebê de proveta” será Rh+ com certeza.
E) alta, pois a “mãe emprestada” é Rh+ .
Questão 07. (UFJF-MG) Uma mulher do grupo sanguíneo A, Rh positivo, teve uma criança do grupo B, Rh negativo. Dois indivíduos foram indicados como possíveis pais: o indivíduo X, do grupo sanguíneo B, Rh positivo, e o indivíduo Y, do grupo sanguíneo AB, Rh negativo. Considerando-se esses dados, qual a afirmativa ERRADA?
A) X pode ser homozigoto para os genes do sistema ABO.
B) A mulher é heterozigota tanto para os genes do sistema ABO quanto para os do sistema Rh.
C) Y não pode ser o pai da criança.
D) A criança pode doar sangue para X e Y.
E) A mãe não forma anticorpos anti-Rh.
Questão 08 sobre Herança dos Grupos Sanguíneos: (FUVEST-SP) Uma criança tem sangue do tipo O, Rh+, M. O tipo sanguíneo de sua mãe é B, Rh–, MN. O pai da criança poderia ser:
A) AB, Rh+, MN.
B) B, Rh+, M.
C) O, Rh+, N.
D) A, Rh–, MN.
E) O, Rh–, MN.
Questão 09. (OSEC–SP) A tabela a seguir indica os resultados das determinações dos grupos sanguíneos dos sistemas ABO e MN.
Esses resultados permitem concluir que esse casal poderá ter um filho com qualquer um dos fenótipos a seguir, EXCETO:
A) AB, M.
B) B, M.
C) B, MN.
D) AB, MN.
E) A, N.
Questão 10 sobre Herança dos Grupos Sanguíneos: (FCMMG) Um médico patologista realiza exames de sangue e classifica-os em grupos sanguíneos pelo sistema ABO e pelo sistema Rh. Essas classificações são importantes para que as transfusões se façam com sucesso de doadores para receptores no mesmo grupo.
O patologista, ao executar os exames, baseia-se no fato de que:
A) ocorrerá uma reação do tipo antígeno-anticorpo quando houver incompatibilidade de transfusão entre doador e receptor.
B) indivíduos do grupo A possuem antígeno B em suas hemácias e indivíduos do grupo B possuem antígeno A.
C) indivíduos do grupo O são receptores universais, podendo receber qualquer sangue, por não possuírem nenhum antígeno.
D) indivíduos do grupo AB possuem anticorpos A e B.
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Gabarito com as respostas das questões de Genética sobre Herança dos Grupos Sanguíneos:
Gabarito do exercício 01. C;
Gabarito do exercício 02. C;
Gabarito do exercício 03. B;
Gabarito do exercício 04. B;
Gabarito do exercício 05. D;
Gabarito do exercício 06. D;
Gabarito do exercício 07. C;
Gabarito do exercício 08. B;
Gabarito do exercício 09. E;
Gabarito do exercício 10. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína