Exercícios sobre Herança dos Pares de Alelos

01. Herança dos Pares de Alelos: UFBA – Os primeiros estudos quantitativos sobre hereditariedade foram realizados por Mendel, cuja metodologia se caracterizava pela análise peculiar dos dados obtidos e cujas generalizações estabeleceram os fundamentos da ciência da hereditariedade.

Em relação ao trabalho de Mendel, pode-se afirmar:

(01) A forma recessiva de um caráter presente em apenas um dos genitores será expressa em toda a sua descendência.

(02) O aparecimento da forma recessiva em F2, numa proporção definida, foi a evidência que sustentou o princípio da segregação dos fatores.

(04) A ocorrência de recombinantes na descendência de diíbridos demonstra a segregação independente dos fatores estudados por Mendel.

(08) A presença de fenótipos contrastantes, na F1, reforça a idéia da mistura de fatores na expressão de um caráter.

(16) O grande número de descendentes a cada geração de ervilhas dificultou as generalizações propostas por Mendel.

(32) Os princípios enunciados por Mendel reforçaram as idéias sobre hereditariedade vigente no século XIX.

(64) A aplicação do raciocínio matemático na interpretação dos dados conferiu originalidade ao trabalho de Mendel.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

02. UESC-BA – As sementes lisas, em Pisum sativum, são farináceas, enquanto as sementes rugosas são adocicadas. O alelo R, que condiciona a semente lisa, corresponde a um gene, codificador de uma enzima, que converte a maltose em amido, e o alelo r corresponde a uma forma mutante desse gene e codifica uma enzima inativa. A observação microscópica dos grãos de amido, nas sementes lisas, revelou que eles se diferenciam conforme a condição homozigótica ou heterozigótica.

Essas diferenças podem ser explicadas porque:

a) todo o amido, nos indivíduos rr é convertido em maltose.

b) a concentração da enzima ativa é menor nos heterozigotos do que nos homozigotos RR.

c) os alelos interagem produzindo uma característica intermediária.

d) os grãos rr são mais adocicados pela presença de um monossacarídeo.

e) o alelo r é inibido pelo R.

 

 

03. Herança dos Pares de Alelos: U. E. Ponta Grossa-PR – De acordo com as Leis de Mendel, assinale o que for correto:

01) Indivíduos com genótipo RVrv produzem gametas R, V, r e v.

02) Indivíduos com genótipo RVrV produzem gametas RV e rV.

04) Indivíduos com genótipo Rr produzem gametas Rr, RR e rr.

08) Indivíduos com genótipo Vv produzem gametas Vv.

16) Indivíduos com genótipo RVRV só produzem um tipo de gameta.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

04. U. E. Londrina-PR – Considere quatro pares de genes que segregam de maneira independente. Nessas condições, um indivíduo que apresente o genótipo AaBBcDD produzirá gametas ABCD com a freqüência de:

a) 75%

b) 50%

c) 25%

d) 12%

e) 6,25%

 

 

05. Herança dos Pares de Alelos: Unifor-CE – Em determinado animal, pelagem escura é condicionada por um alelo dominante e a clara, pelo recessivo. Cauda longa é determinada por um alelo dominante e a curta, pelo alelo recessivo. Cruzando-se indivíduos duplo-heterozigóticos com indivíduos com características recessivas, obtiveram-se:

25% pelagem escura e cauda longa

25% pelagem escura e cauda curta

25% pelagem clara e cauda longa

25% pelagem clara e cauda curta

Esses resultados sugerem tratar-se de um caso de

a) herança quantitativa.

b) interação gênica.

c) segregação independente.

d) genes em ligação completa.

e) genes em ligação incompleta.

 

Exercícios sobre Herança de um Par de Alelos.

 

06. Herança dos Pares de Alelos: UFRS – Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?

a) 4 – 4 – 8 – 8 – 8

b) 4 – 2 – 8 – 4 – 4

c) 2 – 4 – 16 – 8 – 8

d) 4 – 2 – 8 – 2 – 4

e) 2 – 4 – 16 – 4 – 8

 

 

07. MACKENZIE-SP – Uma mulher albina e destra casa-se com um homem com pigmentação normal e destro, cujo pai era albino. O casal tem uma filha canhota. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) Tanto o albinismo como o uso da mão direita são devidos a genes recessivos.

b) A chance desse casal ter uma criança albina é de 25%.

c) Esse casal não pode ter um filho destro.

d) A chance de nascer uma criança de sexo masculino, albina e canhota é de 6,25%.

e) Como esse casal já tem uma filha canhota, não há possibilidade desse fenótipo se repetir em outra criança.

 

 

08. Herança dos Pares de Alelos: Unicap-PE – Julgue as afirmativas:

a) ( ) Do cruzamento entre dois indivíduos de genótipos AaBb e Aabb, a probabilidade de nascer um descendente de genótipo aaBb é de 12,5%.

b) ( ) As drosófilas (moscas-das-frutas) apresentam o mesmo tipo de determinação cromossômica para o sexo que a encontrada na espécie humana.

c) ( ) Na espécie humana, a freqüência do daltonismo é de, aproximadamente, 0,25%, nos homens, enquanto que, nas mulheres, é de cerca de 5%.

d) ( ) A translocação consiste na troca de pedaços entre cromossomos homólogos.

e) ( ) Nos casos em que a gene epistático é recessivo, no seu par de alelos a epistasia é denominada recessiva.

 

 

09. Unifor-CE – Nos porcos, o alelo dominante F determina cascos não-fendidos e o recessivo f, cascos fendidos; o alelo dominante P condiciona pelagem branca e o recessivo p, pelagem preta.

Sabendo-se que esses genes são autossômicos e segregam-se independentemente, o cruzamento que poderia originar uma descendência com proporção fenotípica de 1 : 1 : 1 : 1 é:

a) FFPP x FfPp d) FfPp x FfPp

b) FFPP x ffpp e) Ffpp x Ffpp

c) FfPp x ffpp

 

 

10. Herança dos Pares de Alelos: MACKENZIE-SP – Em morganídeos, a análise de um cromossomo resultou nos seguintes valores de distâncias entre os genes: A–B – 15; B–C – 30; B–D – 85. Espera-se que a maior e a menor taxa de recombinação ocorram, respectivamente, entre os genes:

a) A e D; A e B.

b) B e D; B e C.

c) B e C; A e B.

d) A e D; B e D.

e) B e D; A e B.

 

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Gabarito com as respostas das questões de Genética sobre Herança dos Pares de Alelos:

01. 02+04+64=70;

02. B;

03. 02 + 16 = 18;

04. C; 05. C; 06. D; 07. D;

08. V-V-F-F-V;

09. C; 10. E;