Cromossomos sexuais Questões com Gabarito

01. Cesgranrio-RJ. Cromossomos sexuais: Em uma espécie animal, cujo 2n = 6, o carióti­po de células somáticas de machos e fêmeas apresenta-se como mostram os desenhos a seguir.

célula de um macho e de uma fêmea

A análise desses cariótipos revela que, nessa espécie, a determinação do sexo é feita por um sistema em que o macho e a fêmea são, respectivamente:
a. XY e XX
b. YO e XX
c. XO e XX
d. XYeXO
e. XO e XY


02. UEL-PR. Acerca da relação entre cromossomos de um menino e os de seus avós, fizeram-se as afirmações a seguir:

Seu cromossomo Y é descendente do Y de seu avô paterno.
Seu cromossomo X é descendente de um X de sua avó paterna.
Entre seus autossomos, há descenden­tes de autossomos de seus avós.

Dessas afirmações, está(ão) correta(s) apenas:
a. I.
b. II.
c. III.
d.I e lll.
e. II e III.


03. Vunesp. Cromossomos sexuais: Na década de 1940, descobriu-se que algumas células retiradas de mulheres apresentavam, no núcleo interfásico, um pequeno corpúscu­lo de cromatina intensamente corado. Esse corpúsculo é conhecido hoje como cromatina sexual ou corpúsculo de Barr.

a. A que corresponde tal corpúsculo e em que tipo de células (somáticas ou ger­minativas) ele aparece?
b. Qual é a sua importância e por que ele não ocorre nas células masculinas?


04. Cesgranrio-RJ. A cromatina sexual aparece, à microscopia óptica, como uma massa densa colada ao en­voltório nuclear de células em intérfase. Nos esquemas a seguir estão diagramados padrões de cromatina sexual (1, 2, 3) e de cariótipos (4, 5 e 6). Quais as correlações corretas?

exemplo de cromatina sexual

a. 2-4 e 1-5
b. 1-5 e 3-6
c. 2-4 e 3-6
d. 1-4 e 2-5
e. 3-5 e 1-6


05. Vunesp. A análise dos núcleos interfásicos de células da mucosa oral de uma mulher, fenotipicamente normal, revelou a existência de duas cromati­nas sexuais em todos eles
Responda às questões abaixo.

a. Quantos cromossomos X tem esta mulher?
b. Se ela se casar com um homem normal, qual a probabilidade de ter uma filha com construção cromossômica igual à sua?


06. UEL-PR. Cromossomos sexuais: Em algumas modalidades esportivas, as equi­pes devem ser formadas apenas por atletas do mesmo sexo. Sobre as características que determinam ou diferenciam o sexo, é correto afirmar:

a. O sexo masculino depende de um gene determinador do sexo localizado no cromossomo Y.
b. A progesterona atua no desenvolvimento de órgãos genitais típicos do sexo masculino.
c. Os núcleos das células feminina e mas­culina apresentam um mesmo conjun­to cromossômico.
d. A testosterona é o principal hormônio sexual feminino produzido nas trompas.
e. As células masculinas apresentam cromatina sexual.


07. Vunesp. Em geral, os cromossomos sexuais nos mamí­feros são iguais nas fêmeas e diferentes nos machos. Nestes, o cromossomo do tipo Y pos­sui genes, tamanho e morfologia diferentes daqueles do cromossomo do tipo X. Nas aves, ocorre o contrário. A fêmea apresenta cromossomos sexuais diferentes; nesse caso, chama-dos de tipo Z, o maior, e de tipo W, o menor. As figuras A e B representam, respectivamente, os cromossomos de um homem e os de um macho de arara-azul. Em A são representados, no destaque, os cromossomos sexuais de uma mulher (XX) e, em B, no destaque, os cromossomos sexuais de uma arara-azul fêmea (ZW).

cromossomos sexuais XX e ZW

Considerando tais informações, é correto afirmar que:
a. tanto em aves quanto em mamíferos, o conjunto de espermatozoides carre­gará sempre um cromossomo sexual de um mesmo tipo.
b. tanto em aves quanto em mamíferos, o conjunto de óvulos carregará sem­pre um cromossomo sexual de um mesmo tipo.
c. na gametogênese de fêmeas de aves, após a metáfase 1, as duas células re­sultantes da divisão anterior apresen­tarão cromossomos sexuais de mes­mo tipo.
d. na gametogênese de machos de ma­míferos, após a metáfase II, as duas células resultantes da divisão anterior apresentarão cromossomos sexuais de mesmo tipo.
e. tanto na prole de aves quanto na de mamíferos, o zigoto que herdar o me­nor cromossomo sexual será do sexo masculino.


08. UFRGS-RS. Cromossomos sexuais: Em geral, os cromossomos sexuais de mamífe­ros fêmeas consistem de um par de cromosso­mos X. Machos possuem um cromossomo X e um cromossomo sexual que não é encontrado em fêmeas: o cromossomo Y.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afir­mações abaixo, referentes ao sistema XY de determinação sexual de mamíferos.
( ) Os genes ligados ao cromossomo X são os que apresentam como função a dife­renciação sexual.
( ) Os cromossomos X e Y pareiam durante a meiose.
( ) A inativação de um dos cromossomos X em fêmeas permite o mecanismo de compensação de dose.
( ) Fenótipos recessivos ligados ao X são mais frequentes em fêmeas que em machos.

A sequência correta de preenchimento dos pa­rênteses, de cima para baixo, é:
a. F-F-F-V.
b. F – V – F – V.
c. F – V – V – F.
d. V – F – F – V.
e. V – V – V – F.


09. UPE. Cromossomos sexuais: Em gatos malhados, certas regiões do corpo apresentam coloração preta (XP)ou amarelo–alaranjado (XA), relacionadas a genes pre­sentes no cromossomo X, entremeadas por áreas de pelos brancos, condicionadas pela ação de genes autossômicos de ca­ráter recessivo (bb). As fêmeas heterozi­gotas apresentam três cores e recebem a denominação de cálico, enquanto os ma­chos possuem apenas duas cores. No Texas (EUA), ocorreu a clonagem de uma gatinha cálico chamada Rainbow, e, para surpresa dos pesquisadores, o clone que deveria ser idêntico à matriz apresentou um padrão de manchas diferentes da original. Isso ficou conhecido como o caso Carbon Copy ou Copy Cat.

A clonagem da gatinha não foi bem-sucedida devido à(ao):
a. adição de um cromossomo X em certo par, constituindo uma trissomia e ele­vando a homozigose; por isso, a clona­gem de um cálico nunca resultará em um mesmo padrão.
b. deleção de determinada região do cromossomo X, causando um fenótipo diferente do esperado, visto Carbon Copy ter sido criada a partir de um óvulo que se misturou com o núcleo de Rainbow.
c. efeito pleiotrópico, no qual a ação do par de genes é responsável pela ocor­rência simultânea de diversas carac­terísticas que ativa os dois cromos-somos X da fêmea, no caso de haver clonagem.
d. processo de inativação ao acaso de um dos cromossomos X da fêmea, re­lacionado a genes que aparecem em heterozigose, resultando em padrão de pelagem diferente, mesmo quan­do os indivíduos são geneticamente idênticos.
e. tipo de herança quantitativa, em que os genes possuem efeito aditivo e rece­bem o nome de poligenes. Assim, em cada gata, haverá um padrão de pela­gem diferente, pois só funcionará um cromossomo X por indivíduo


10. UECE. Numere a coluna B de acordo com a coluna A, associando cada tipo de organismo ao seu sis­tema de determinação do sexo.

Coluna A                               Coluna B
1. Aves                                      ( ) XO
2. Abelhas melíferas             ( ) XY
3. Gafanhoto                           ( ) ZW
4. Homem                               ( ) Haplodiploide

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a. 1; 2; 3; 4
b. 2; 3; 4; 1
c. 4; 1; 3; 2
d. 3; 4; 1; 2

Confira nossas outras listas de exercícios de Genética:

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Cromossomos sexuais:

Gabarito do exercício 01. C;

Gabarito do exercício 02. D;

Gabarito do exercício 03. a. O corpúsculo de Barr corresponde a um dos cromossomos X da fêmea, condensado na intérfase de células somáticas.
b. Ele permite a identificação citológica de células de macho ou da fêmea na intérfase, bem como a detecção de possíveis alterações no número de cromossomos X de um determinado indivíduo. As células de macho não apresentam corpúsculo de Barr, pois apresentam apenas um cromossomo X que não pode ser inativado. nas Fêmeas, a inativação de um dos cromossomos corresponde a um mecanismo de compensação de dose, já que elas apresentam um cromossomo X a mais do que o homem.

Gabarito do exercício 04. E;

Gabarito do exercício 05. a. Três
b. 50%, pois esta mulher fará gametas com um cromosomo X e dois cromossomos X em iguais proporções

Gabarito do exercício 06. No cromossomo sexual Y em sua região não homóloga ao X, encontra-se o gene determi­nante da masculinidade, cha­mado TDF (fator determinante de testículos), ou SRY (sex-de­terming region) que determina o fenótipo masculino. A prote­ína codificada por esse gene induz, no embrião, a formação de testículos.

Gabarito do exercício 07. D;

Gabarito do exercício 08. C;

Gabarito do exercício 09. D;

Gabarito do exercício 10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

2 comentários em “Cromossomos sexuais Questões com Gabarito”

Deixe um comentário