Questão 01 sobre Interação Genética: (UFU-MG) Na interação gênica complementar, a manifestação de um fenótipo vai depender da presença de dois ou mais pares de genes que se complementam.
Um exemplo desse tipo de interação ocorre com a flor ervilha-de-cheiro (Lathyrus), que pode ser colorida ou branca. Para haver cor, é preciso que estejam presentes dois genes dominantes P e C. Na ausência de pelo menos um desses genes dominantes, a flor será branca.
No cruzamento entre duas plantas de flores coloridas e duplo-heterozigotas (PpCc), a proporção de plantas com flores coloridas para plantas com flores brancas será de:
A) 9:7.
B) 1:15.
C) 1:3.
D) 12:4.
Questão 02. (CESCEM–SP) Em cebola, a cor do bulbo é resultado da ação de dois pares de genes que interagem. O gene C, dominante, determina bulbo colorido, e seu recessivo c determina bulbo incolor (branco). O gene B, dominante, determina bulbo vermelho, e seu recessivo b, bulbo amarelo. Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois genes, obteremos descendentes na seguinte proporção:
A) 12 vermelhos:3 brancos:4 amarelos
B) 12 brancos:3 vermelhos:4 amarelos
C) 9 brancos:3 amarelos:4 vermelhos
D) 9 vermelhos:3 brancos:4 amarelos
E) 9 vermelhos:3 amarelos:4 brancos
Questão 03 sobre Interação Genética: (PUC-SP) Em galinhas, os genótipos R_ee, rrE_, R_E_ e rree determinam, respectivamente, os seguintes tipos de cristas: rosa, ervilha, noz e simples. Em 80 descendentes provenientes do cruzamento Rree x rrEe, o resultado esperado é o seguinte:
A) 20 noz, 20 rosa, 20 ervilha, 20 simples
B) 30 noz, 30 rosa, 10 ervilha, 10 simples
C) 45 noz, 15 rosa, 15 ervilha, 5 simples
D) 45 noz, 30 rosa, 5 ervilha
E) 60 noz, 20 simples
Questão 04. (FCMSC-SP) Suponhamos que o genótipo aabb condicione uma altura de 150 cm nos cafeeiros e que qualquer alelo de “letra maiúscula” some 5 cm à altura inicial. De acordo com esses dados, excluindo-se as possibilidades de mutação, imaginemos um lavrador que possua duas plantas: uma com 165 cm e outra com 155 cm.
Cruzando uma planta com a outra, qual das conclusões a seguir é VERDADEIRA?
A) O lavrador poderá obter cafeeiros com 175 cm de altura.
B) O lavrador não poderá obter cafeeiros com 170 cm de altura.
C) O lavrador obterá uma descendência de cafeeiros, todos com a mesma altura.
D) O lavrador poderá obter, no máximo, cinco alturas diferentes para seus cafeeiros.
E) O lavrador poderá obter, no máximo, quatro alturas diferentes para seus cafeeiros.
Questão 05 sobre Interação Genética: (Enem) A cor da íris do olho humano varia do azul claro ao castanho-escuro (“preto”), passando pelo cinza, verde, avelã e por algumas tonalidades de castanho. Essas diferentes cores são produzidas pela presença de diferentes quantidades do pigmento melanina, o mesmo que dá cor à pele e aos pelos.
Vamos considerar que a cor dos olhos na espécie humana seja resultado de uma interação entre quatro pares de poligenes. A tabela a seguir mostra o número de alelos efetivos no genótipo e os respectivos fenótipos.
Número de alelos efetivos no genótipo | Cor dos olhos |
0 | Azul-claro |
1 | Azul-médio |
2 | Azul-escuro |
3 | Cinza |
4 | Verde |
5 | Avelã |
6 | Castanho-claro |
7 | Castanho-médio |
8 | Castanho-escuro |
Fonte: BURNS; Bottno. Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991. p. 288.
Um casal, onde o homem tem olhos castanho-escuros e a mulher, olhos azul-claros, teve uma filha. Considerado as informações fornecidas pela tabela e não considerando ocorrência de mutações, conclui-se que a filha deste casal tem olhos:
A) olhos azuis.
B) olhos cinza.
C) olhos verdes.
D) olhos avelã.
E) olhos castanhos.
Questão 06. (PUC-SP) A variação da cor da pele humana pode ser explicada através da interação de dois pares de genes aditivos. Os indivíduos homozigotos, para os genes A e B, seriam pretos e, para os genes a e b, seriam brancos. Do casamento de indivíduos com esses dois genótipos, resultariam mulatos de cor intermediária entre as dos pais.
O genótipo dos mulatos mencionados anteriormente seria:
A) AABB.
B) aabb.
C) AaBb.
D) AAbb.
E) Aabb.
Questão 07 sobre Interação Genética: (UFMG) A cor da pele humana é condicionada por dois pares de genes com ausência de dominância, sendo que o genótipo do indivíduo negro é SSTT, e do indivíduos brancos, sstt. Os vários tons para mulato (escuro, médio e claro) dependem das combinações de genes para negro e branco.
A habilidade para a mão direita (destro) é condicionada por um gene dominante E, e a habilidade para a mão esquerda (canhoto), pelo gene recessivo e.
Do casamento de um mulato médio e destro (heterozigoto) com uma mulher mulata clara e canhota, qual a probabilidade de o casal ter duas meninas brancas e canhotas, sendo que já possuem um filho branco e destro?
A) 1/16
B) 1/6
C) 1/32
D) 1/576
E) 1/1 024
Questão 08. (Cesgranrio) Certas raças de galinhas apresentam, quanto à forma de crista, quatro fenótipos diferentes: crista tipo “ervilha”, tipo “rosa”, tipo “noz” e tipo “simples”. Esses tipos são determinados por dois pares de alelos com dominância: E para o tipo “ervilha” e R para o tipo “rosa”. A presença no mesmo indivíduo de um alelo dominante de cada par produz o tipo “noz”. A forma duplo-recessiva origina a crista “simples”. Uma ave de crista “noz” foi cruzada com uma de crista “rosa”, originando em F1: 3/8 dos descendentes com crista “noz”, 3/8 com crista “rosa”, 1/8 com crista “ervilha” e 1/8 com crista “simples”. Quais os genótipos paternos, com relação ao tipo de crista?
A) RrEE x Rree
B) RrEe x Rree
C) RREe x Rree
D) Rree x Rree
E) RREE x RRee
Questão 09. (UFMG) No homem, a surdez congênita é devido à homozigose de pelo menos um dos dois genes recessivos d ou e. São necessários os dois genes dominantes D e E para a audição normal.
Fernando, que é surdo, casou-se com Lúcia, que também é surda. Tiveram 6 filhos, todos de audição normal. Portanto, você pode concluir que o genótipo dos filhos é:
A) Ddee.
B) ddEE.
C) DdEe.
D) DDEE.
E) DDEe.
Questão 10 sobre Interação Genética: (Unip-SP) O cruzamento AaBbCc x AaBbCc produziu uma geração cuja proporção fenotípica aparece no gráfico a seguir:
Tal distribuição fenotípica ilustra um caso de:
A) polialelia.
B) codominância.
C) herança quantitativa.
D) epistasia.
E) pleiotropia.
>>> Veja a lista completa de exercícios sobre Genética aqui.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Interação Genética para passar no Enem e Vestibular:
Resposta da questão 01. A;
Resposta da questão 02. E;
Resposta da questão 03. A;
Resposta da questão 04. B;
Resposta da questão 05. C;
Resposta da questão 06. C;
Resposta da questão 07. E;
Resposta da questão 08. B;
Resposta da questão 09. C;
Resposta da questão 10. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína