Lista de Exercícios sobre Interação Gênica, Epistasia e Herança Quantitativa

01. Interação Gênica, Epistasia e Herança Quantitativa: (FCMSC-SP) Cavalos sem genes dominantes percorrem 1 000 metros em 80 segundos. Cada gene dominante no genótipo reduz 5 segundos do tempo para o cavalo percorrer 1 000 metros. Na genealogia a seguir, Trovão, Faísca e Prata são igualmente velozes, mas apresentam genótipos diferentes, enquanto Darkita e Alvo apresentam o mesmo genótipo.

genealogia genetica

Qual dos seguintes cruzamentos poderá apresentar, na descendência, o cavalo mais veloz?

A) Trovão x Darkita

B) Prata x Silver

C) Alvo x Nata

D) Prata x Alvo

E) Faísca x Darkita

 

 

02. (Unifor-CE) Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes:

B_aa = amarelo

bbaa = verde

bbA_ = branco

B_A_ = branco

Essas informações permitem concluir que o gene:

A) A é epistático sobre seu alelo.

B) B é epistático sobre A e sobre a.

C) a é hipostático em relação a A.

D) b é hipostático em relação a B.

E) A é epistático sobre B e sobre b.

 

 

03. (UFU-MG) A cor da pelagem em cavalos depende, entre outros fatores, da ação de dois pares de genes Bb e Ww.

O gene B determina pelos pretos, e o seu alelo b determina pelos marrons. O gene dominante W inibe a manifestação da cor, fazendo com que o pelo fique branco, enquanto o alelo recessivo w permite a manifestação da cor.

Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes, obtém-se:

A) 3 brancos:1 preto.

B) 9 brancos:3 pretos:3 mesclados de marrom e preto: 1 branco.

C) 1 preto:2 brancos:1 marrom.

D) 12 brancos:3 pretos:1 marrom.

E) 3 pretos:1 branco.

 

 

04. (Cesesp-PE) Quando, em uma espécie, um gene inibe a ação de um outro que não é o seu alelo, denominamos de:

A) ausência de dominância.

B) codominância.

C) dominância incompleta.

D) herança quantitativa.

E) epistasia.

 

 

05. Interação Gênica, Epistasia e Herança Quantitativa: (VUNESP-SP) A altura de uma certa espécie de planta é determinada por dois pares de genes A e B e seus respectivos alelos a e b. Os alelos A e B apresentam efeito aditivo e, quando presentes, cada alelo acrescenta à planta 0,15 m. Verificou-se que as plantas dessa espécie variam de 1,00 m a 1,60 m de altura. Cruzando-se as plantas AaBB com aabb, pode-se prever que, entre os descendentes:

A) 100% terão 1,30 m de altura.

B) 75% terão 1,30 m e 25% terão 1,45 m de altura.

C) 25% terão 1,00 m e 75% terão 1,60 m de altura.

D) 50% terão 1,15 m e 50% terão 1,30 m de altura.

E) 25% terão 1,15 m, 25% 1,30 m, 25% 1,45 m e 25% 1,60 m de altura.

 

Lista de Exercícios sobre Interação Genética.

 

06. Interação Gênica, Epistasia e Herança Quantitativa: (PUC Minas) Na espécie humana, ocorre um tipo de surdez congênita, determinada pela homozigose dos genes recessivos d e e, que interagem na determinação do caráter. Os genótipos D_E_ produzirão indivíduos com audição normal, enquanto todos os outros genótipos produzirão indivíduos surdos. No casamento de indivíduos com audição normal, duplo-heterozigotos para os pares de alelos, assinale a proporção esperada de descendentes normais heterozigotos para pelo menos um dos pares.

A) 9/16

B) 12/16

C) 3/9

D) 5/9

E) 8/16

 

 

07. Em um caso de herança quantitativa (poligênica), o número de genes envolvidos (número de poligenes) e o número de fenótipos possíveis obedecem à seguinte relação:

N.º de poligenes = N.º de fenótipos – 1

O gráfico a seguir refere-se a uma característica poligênica de uma planta, onde estão representados os diferentes tipos de fenótipos para a característica comprimento da espiga.

comprimento de espiga genes

Fonte: LOPES. S. Bio 3. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 145.

É CORRETO dizer que a característica em questão envolve a participação de:

A) 10 poligenes.

B) 9 poligenes.

C) 8 poligenes.

D) 21 poligenes.

E) 20 poligenes.

 

 

08. (PUC Minas–2006) Em cães da raça labrador retriever, a cor da pelagem é determinada por um tipo de interação gênica epistática de acordo com o esquema a seguir:

genótipo e fenótipo de cães exercícios genética

Sabendo que o cruzamento (geração parental) entre um macho com fenótipo chocolate e uma fêmea de fenótipo amarela gera apenas filhotes com pelagem preta (geração F1), um criador fez as seguintes afirmações:

I. Todos os filhotes produzidos nesse cruzamento são heterozigotos, enquanto os pais são homozigotos para os dois pares de genes.

II. No cruzamento da fêmea parental com qualquer cão de pelagem preta, não se espera a produção de descendentes com fenótipo chocolate.

III. No cruzamento da fêmea amarela com um de seus filhotes de F1, espera-se que 50% dos descendentes apresentem pelagem amarela.

IV. No cruzamento entre os filhotes de F1, espera-se que 25% dos descendentes apresentem pelagem chocolate.

São afirmações CORRETAS:

A) I, II e III, apenas.

B) II, III e IV, apenas.

C) I, III e IV, apenas.

D) I, II, III e IV

 

 

09. (UnB-DF) A altura de uma planta depende de dois pares de genes, A e B. O gráfico adiante mostra a variação da altura dos descendentes de dois indivíduos di-híbridos.

gráfico de genes e altura na lista de questões sobre Interação Gênica, Epistasia e Herança Quantitativa

Com relação ao gráfico, julgue os itens que se seguem.

( ) Os efeitos quantitativos dos alelos A e B são, respectivamente, 40 e 30 cm.

( ) A frequência de descendentes heterozigotos, para os dois genes, é de 50%.

( ) Estão ilustrados cinco genótipos.

( ) A herança apresentada é poligênica.

 

 

10. (UFRGS–2006) Na cebola, a presença de um alelo dominante C determina a produção de bulbo pigmentado; em cebolas cc, a enzima que catalisa a formação de pigmento não é produzida (cebolas brancas). Outro gene, herdado de forma independente, apresenta o alelo B, que impede a manifestação de gene C. Homozigotos bb não têm a manifestação da cor do bulbo impedida. Quais as proporções fenotípicas esperadas do cruzamento de cebolas homozigotas coloridas com BBcc?

A) 9/16 de cebolas brancas e 7/16 de cebolas coloridas

B) 12/16 de cebolas brancas e 4/16 de cebolas coloridas

C) 13/16 de cebolas brancas e 3/16 de cebolas coloridas

D) 15/16 de cebolas brancas e 1/16 de cebolas coloridas

E) 16/16 de cebolas brancas

 

🔵 >>> Veja a lista completa de exercícios sobre Genética aqui.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Genética sobre Interação Gênica, Epistasia e Herança Quantitativa:

01. D;

02. E;

03. D;

04. E;

05. D;

06. E;

07. C;

08. A;

09. F, F, F, V;

10. E

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