Probabilidade Génica Questões com Respostas

01.  Probabilidade Génica: Ao lançarmos ao mesmo tempo, por duas ve­zes, um dado e uma moeda, qual a probabili­dade de obtermos sempre cara e o n2 5?


02. Probabilidade Génica: Num homem heterozigoto para determinado caráter, a porcentagem provável de esperma­tozoides que conterão o alelo recessivo desse caráter é de:

a) 0%
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%


03. Fuvest-SP. Qual é a porcentagem de descendentes Aa nascidos de uma mãe Aa?

a. 25%
b. 50%
c. 75%
d. 100%
e. Depende do pai.


04. UFPI. Denise, de olhos escuros, é casada com Lauro, de olhos claros. Sr. Luís, pai de Denise, tinha olhos claros. Sabendo que os olhos escuros são dominantes sobre os olhos claros, pode-se afirmar corretamente que:

( ) a probabilidade de o casal ter filhos com olhos claros é de 25%.
( ) a probabilidade de o quarto filho do ca-sal ter olhos claros é de 50%.
( ) a probabilidade de o casal ter filhos com olhos escuros é de 75%.
( ) a mãe de Denise possui olhos escuros.


05. FCMSC-SP. Probabilidade Génica: Em coelhos, o gene L condiciona pelos curtos e o seu alelo .E? condiciona pelos longos. Vários cruzamentos entre indivíduos heterozigotos produziram 66 coelhos com pelos curtos e 21 coelhos com pelos longos. Se todos os 66 coelhos, com pelos curtos, forem cruzados com indivíduos com pelos longos e cada cru­zamento produzir 6 filhotes, quantos filhotes com pelos longos podem ser esperados des­ses cruzamentos?


06. Fafifor-CE. Probabilidade Génica: A capacidade de sentir o gosto de uma subs­tância amarga chamada feniltiocarbamida (PTC) deve-se a um gene dominante. A pro­babilidade de um casal (sensível a essa subs­tância e heterozigótico) ter um filho de sexo feminino e sensível ao PTC é:

a. 1/4
b. 1/8
c. 3/4
d. 3/8


07. FCMSC-SP. Carneiros produtores de lã preta são devi-dos ao alelo recessivo p, e os que produzem lã branca, ao alelo dominante P. Um carneiro branco é cruzado com uma ovelha branca, sendo ambos portadores do alelo para lã pre­ta. Eles procriam um carneiro branco, que, por sua vez, é retrocruzado com a ovelha genitora. Qual a probabilidade de o descendente do re­trocruzamento ser preto?


08. Probabilidade Génica: Um casal tem pigmentação normal, porém os pais de ambos são heterozigotos para o albi­nismo. Qual é a probabilidade de terem um filho albino, não importando o sexo?


09. PUC-RS. Estudos genéticos permitiram verificar que um casal tem 1/4 de probabilidade de ter um des­cendente com uma determinada anomalia. Esse casal tem de probabilidade de ter um descendente do sexo masculino e portador da disfunção genética mencionada.

a. 2/3
b. 3/9
c. 1/8
d. 2/5
e. 1/25


10. Probabilidade Génica: Sentir o gosto amargo da substância PTC (fe­niltiocarbamida) é uma característica condi­cionada por um gene dominante 1, sendo a insensibilidade devida ao gene i.

a. Um casal sensível ao PTC pode ter um filho insensível ? Em caso afirmativo, com que probabilidade?
b. Qual é a probabilidade de um casal he­terozigoto para esse caráter ter duas crianças sensíveis ao PTC?

Confira nossa seleção com diversas listas de exercícios de genética:

🔵 >>> Veja a lista completa de exercícios sobre Genética.

Gabarito contendo as respostas das questões sobre Probabilidade Génica:

Resposta da questão 01. probabilidade de ser cara

Resposta da questão 02. C;

Resposta da questão 03. B;

Resposta da questão 04. F, V, F, V;

Resposta da questão 05.

Probabilidade Génica pelo longos e pelos curtos

Se cada cruzamento de i com t gera 6 des­cendentes, 44 cruzamentos gerarão 264 des­cendentes, sendo 1/2 de pelos longos (te), ou seja, 132 descendentes.

Resposta da questão 06. D;

Resposta da questão 07.

Probabilidade Génica lã branca e preta
image

Resposta da questão 08.

image

Resposta da questão 09. C. A probabilidade de nascer um indivíduo do sexo masculino é 1/2, e a probabilidade de nas­cer uma criança com a anomalia genética é 1/4, então a probabilidade de nascer um indivíduo do sexo masculino e com anomalia genética é de 1/8.

Resposta da questão 10.

exercícios Probabilidade Génica sensível e insensível heterozigoto

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário