Lista com 16 atividades de Geografia sobre o Renascimento para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Sobre o Renascimento, pode-se afirmar:
a) pode ser visto como uma revolução religiosa, resultado das profundas transformações que ocorreram na transição entre o feudalismo e o capitalismo;
b) Florença e Roma, Pequim e Bagdá foram centros de irradiação do movimento renascentista;
c) o Renascimento valorizava o anonimato e fortalecia o sentimento nacionalista;
d) o Renascimento foi um movimento artístico, literário e científico defensor do humanismo, baseado no antropocentrismo e no espírito crítico em oposição ao teocentrismo;
e) o Renascimento fez renovar toda tradição islâmica da península Ibérica reprimida pelas Cruzadas.
Questão 02. (Espcex (Aman) As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas.
Questão 03. ( Enem) (…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.
Questão 04 com Exercícios sobre o Renascimento para o Ensino Fundamental: Os motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento foram :
a) A sensibilidade dos artistas italianos e o desenvolvimento marítimo da região
b) A centralização do poder político e o mecenato.
c) A ausência do controle da Igreja sobre as artes e a riqueza comercial das cidades italianas
d) O controle do comércio de especiarias pelas cidades da Península Itálica . A burguesia local e o fato da região ter sido um dos centros da cultura clássica na Antiguidade.
e) Todas as alternativas acima foram motivos que fizeram da Itália o berço do Renascimento.
Questão 05. A época renascentista também apresentou importante desenvolvimento no campo das ciências.
Alguns personagens foram responsáveis diretamente por impulsionar tais conhecimentos:
a) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler.
b) Miguel de Servet, Willian Harvey, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
c) Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
d) Miguel de Servet, Willian Harvey, Nicola Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei.
Questão 06. Sabemos que uma das principais característica do Renascimento é o Humanismo.Nesse sentido é incorreto afirmar:
a) O Humanismo valorizou simplesmente a capacidade de o ser humano fazer escolhas livremente,sem apelar par o sobrenatural.
b) O Humanismo coloca o ser humano como centro das preocupações e indagações dos pensadores
c) O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo.
d) Os humanistas defendiam o antropocentrismo.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
Questão 07. Na Itália Renascentista quem eram os mecenas?
a) Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
b) Pintores que ajudavam financeiramente os burgueses da época.
c) Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
d) Religiosos que perseguiam os artistas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.
Questão 08. Como podemos conceituar o movimento que ficou conhecido como Revolução Renascentista:
a) O renascimento foi uma revolução cultural que não influenciou as artes, a cultura e a filosofia.
b) O renascimento foi um movimento nacional que se restringiu a península itálica.
c) O renascimento se caracteriza por ser financiado pelos mecenas.
d) O renascimento foi uma revolução cultural que teve inicio na península itálica, esse movimento influenciou as artes, a ciências e a filosofia.
Questão 09. A atividade crítica foi uma das características mais notáveis do humanismo do Renascimento. Nesse sentido, podemos afirmar que os humanistas:
a) estavam mais atentos aos aspectos de continuidade e permanência do que aos de modificação e variação da natureza e da sociedade.
b) defendiam os valores da lgreja e da cultura medieval à semelhança dos teólogos tradicionais.
c) dedicavam-se à crítica da cultura tradicional e à elaboração de um novo código de valores e de comportamentos.
d) formavam um grupo de eruditos voltados, exclusivamente, para a renovação dos estudos universitários..
Questão 10. Na pintura renascentista o artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles são ou seja dando maior realismo a abra… Isso deveu-se:
a) A delicadeza dos detalhes
b) Ao uso da perspectiva e do claro escuro ( sfumato)
c) A totalidades claras e luminosas
d) Ao sfumato e a totalidade
e) Ao uso da perspectiva e claras luminosas.
Questão 11. Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?
a) Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
b) Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.
c) Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
d) Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.
Questão 12. Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália. Esse movimento cultural teve por características:
(01) inspiração crítica nos valores e ideais da Antiguidade Clássica.
(02) defesa de uma reforma educacional, valorizando o estudo das “humanidades”.
(04) descrença em relação às potencialidades da ciência e da razão.
(08) interpretação da vida baseada em uma visão antropocêntrica do mundo. (16) valorização dos ideais místicos e geocêntricos da “Idade das Trevas”.
Soma ( )
Questão 13 com Exercícios sobre o Renascimento para o Ensino Fundamental: Artista italiano nomeado pintor oficial da corte em 1533 pelo rei Carlos V, no qual uma de suas pinturas é:
a) Leonardo da Vinci
b) Sandro Botticelli
c) Ticiano
d) Rafael Sanzio
e) Michelangelo
Questão 14. Com relação ao Renascimento, marque o que for correto.
I – Era um movimento cultural, essencialmente teocêntrico e religioso
II – Foi um movimento cultural ,que recuperou aspectos artísticos da cultura clássica e incorporou valores humanistas
III – Foi um movimento cultural que nasceu no campo e era tipicamente religioso .
IV – Foi um movimento tipicamente urbano, tendo nascido em meio a burguesia , nas grandes cidades e era antropocêntrico .
V – Recebeu esse título ao movimento cultural dos séculos XV e XVI, a partir da idéia equivocada de que a Idade Média foi um período de obscurantismo cultural .
Estão corretas:
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) I, IV e V.
d) Todas estão corretas.
e) Todas estão incorretas.
Questão 15. (Uff 2007) O quadro de Leonardo da Vinci revela uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a vida transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.
Essa criatividade levou Leonardo da Vinci a ser conhecido como um homem que
a) transformou a arte da escultura ao expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
b) abdicou de sua riqueza para se dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
c) se envolveu com a natureza, com a sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso que passou a ser conhecido como um artista-cientista.
d) se dedicou às artes e às ciências através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios de anatomia.
e) participou de várias sociedades secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o intuito de apresentar a verdadeira face de Jesus.
Questão 16. (Uneb-BA) Leia atentamente os relatos a seguir:
“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.
“Experiência, mãe de toda a certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que admitia a fé como única fonte de conhecimento.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre o Renascimento para o Ensino Fundamental:
01. D;
02. C;
03. D;
04. D;
05. D;
06. E;
07. C;
08. D;
09. C;
10. B;
11. D;
12. Soma: 11;
13. C;
14. B;
15. C;
16. C.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína