Lista de Questões sobre o Renascimento com Gabarito

01. Questões sobre o Renascimento: (UFPI–2010) O Renascimento implicaria uma redescoberta do homem, fazendo com que o teocentrismo da Idade Média cedesse lugar ao antropocentrismo […] O Renascimento não é senão a passagem, lenta e gradual, da Idade Média para a época moderna.
AZEVEDO, Antônio Carlos do Amaral. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

Sobre o Renascimento Cultural na Europa, podemos afirmar que
I. se caracterizou pelo impulso na elaboração de estudos do homem e da natureza. O homem teria capacidade de, utilizando-se da razão, encontrar explicações racionais para os fenômenos naturais.

II. tinha na Antiguidade Oriental, particularmente na cultura bizantina, seu mais sofisticado modelo, sendo a praça de São Marcos, em Veneza, um marco da arquitetura renascentista de inspiração oriental.

III. a Itália foi um dos principais centros de produção cultural renascentista, tendo em Nicolau Maquiavel, Giordano Bruno e Michelangelo nomes de destaque do período.

IV. foi um movimento artístico que atingiu particularmente a produção literária, enquanto as artes plásticas, mesmo na Itália, davam continuidade ao gosto artístico medieval.

Para responder, use a chave adiante:
A) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
B) Somente a afirmativa III é correta.
C) Somente as afirmativas I e III são corretas.
D) Somente a afirmativa II é errada.
E) Somente a afirmativa IV é errada.


02. (UFMG) Renascimento, Expansão Marítima e Comercial Europeia, Estado Nacional, Reforma são assuntos que necessariamente devem ser relacionados, pois o processo histórico que envolve a Europa Ocidental na época é globalizante e os fatos se interpenetram.

A afirmativa anterior pode ser considerada:
A) VERDADEIRA – pois os fenômenos históricos da época, para a região assinalada, não podem ser tomados em separado, sob pena de não entendimento do processo histórico do Ocidente.

B) FALSA – pois o Renascimento foi um movimento intelectual, artístico, sem nenhuma relação com o processo da evolução comercial, política ou religiosa europeia.

C) FALSA – pois o Estado Nacional teve seus fundamentos em etapa posterior, principalmente no século XVIII, com a Revolução Francesa, enquanto os demais movimentos indicados são do século XVI.

D) VERDADEIRA – se entendermos o Renascimento e a Expansão Marítima e Comercial Europeia como um só fato, o do Renascimento Comercial no Ocidente Mediterrâneo.

E) FALSA – pois o movimento comercial europeu estava ligado exclusivamente ao fechamento do Mediterrâneo pelos turcos, em nada se relacionando com o Renascimento ou a Reforma, questão de fundo religioso.


03. Questões sobre o Renascimento: (FUVEST-SP–2008) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à:

A) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.
B) centralização precoce do poder monárquico nessa região.
C) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.
D) neutralidade da Península Itálica frente à guerra generalizada na Europa.
E) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.


04. (UFF-RJ–2006) O início dos tempos modernos é associado ao Renascimento, no qual se destacavam, entre outras características, a descoberta do homem e do mundo.

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa que MELHOR interpreta o espírito moderno da Renascença em sua relação com a Expansão Marítima e com as grandes descobertas do período.
A) O fato de Galileu, no século XV, descobrir a “luneta”, propiciando um novo olhar sobre o mundo e denominando a América de Novo Mundo.

B) A combinação entre os conhecimentos da cosmologia do século XII com a ciência da astronomia renascentista que denominou de Novo Mundo ao conjunto formado pela América, África e Ásia.

C) A renovação do conhecimento sobre a natureza e o cosmos realizada no Renascimento e que atribui à América a denominação de Novo Mundo.

D) A reunião dos novos conhecimentos da Renascença com a cosmologia oriental, explicando o porquê de a América e a Ásia serem os continentes denominados de Novo Mundo.

E) Os movimentos de circulação de trocas, estruturados a partir das necessidades que o Renascimento tinha de aumentar a sua influência sobre o mundo oriental, fazendo da Ásia o Novo Mundo.


05. Questões sobre o Renascimento: (UFMG) No amplo conjunto de transformações ligadas ao advento do mundo moderno, destaca-se um fenômeno que pode ser chamado Revolução Científica. Tal processo, relacionado ao trabalho de homens como Kepler, Copérnico e Newton, entre outros, levou a profundas mudanças nas concepções acerca da construção do saber.

Considerando-se as condições que tornaram possível o advento da Revolução Científica, é CORRETO afirmar que:
A) os avanços científicos foram estimulados pelas tendências humanista e racionalista emergentes na época.

B) o trabalho dos cientistas foi facilitado pelo processo de crescimento da influência exercida pela Igreja Católica.

C) as descobertas da ciência moderna se tornaram viáveis a partir de uma postura de completo rompimento com o passado.

D) a renovação da ciência foi estimulada pela queda do absolutismo russo, que abriu a Europa Oriental ao contato com o Ocidente.


06. Questões sobre o Renascimento: U. Salvador-BA Na Baixa Idade Média, o renascimento do comércio possibilitou:

a) a formação de associações corporativas, denominadas confrarias, que defendiam os interesses dos mercadores;
b) a instituição, pela burguesia nascente, de governos próprios sob a proteção dos senhores feudais;
c) o retorno das transações financeiras com o reaparecimento da moeda;
d) o fortalecimento da nobreza feudal a partir da cobrança de impostos sobre as atividades comerciais;
e) a cobrança de juros, nos empréstimos financeiros, com o apoio da Igreja.


07. UFRS Sobre o Renascimento, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A arte renascentista italiana reforçou a concepção formal hierárquica e cristã herdada da arte românica.

( ) O Humanismo, enquanto elemento importante do Renascentismo, deve ser entendido como um movimento intelectual de valorização da Antigüidade Clássica, sem que se pregasse um retorno ao passado.

( ) Os novos conteúdos e estilos sociais do Renascimento eram exclusivamente burgueses, já que precisavam romper com as práticas do feudalismo.

( ) O racionalismo renascentista pretendia explicar o mundo pela razão do homem e pela ciência.

( ) O teocentrismo e o caráter civil e cortesão foram algumas das características do Renascimento.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – F – F – F – V
b) F – V – F – V – F
c) F – F – V – F – V
d) V – F – F – V – V
e) F – V – V – F – F


08. Questões sobre o Renascimento: (Enem) A propósito do Renascimento Cultural, julgue as afirmações, verdadeiras ou falsas.

( ) Teve início na Alemanha, pois aquele país conseguiu de modo pioneiro unificar-se e propiciar condições econômicas, políticas e culturais para desenvolver tal projeto.

( ) Um dos seus traços marcantes foi o racionalismo que atendia às expectativas da burguesia no sentido de alcançar um domínio mais completo da natureza objetivando seus lucros.

( ) O teocentrismo desenvolveu-se como um importante valor cultural no período do Renascimento, marcado pela sacralização do mundo.

( ) O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo, fato que culminou no empirismo científico dos séculos XVII e XVIII.


09. Uniderp-MS

“Que obra de arte é o homem; tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento; tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.” Shakespeare.

A frase acima refere-se a uma das principais características do Renascimento, ou seja, ao:
a) teocentrismo
b) pessimismo
c) absolutismo
d) antropocentrismo
e) calvinismo


10. Questões sobre o Renascimento: UFR-RJ

“(…) a teoria das proporções alcançou um prestígio inaudito na Renascença. As proporções do corpo humano eram louvadas como uma realização visual da harmonia musical, foram reduzidas a princípios aritméticos e geométricos gerais.”
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo, Perspectiva, 1976. p. 131.

No texto acima, o autor aponta para algumas mudanças introduzidas pelo Renascimento, no campo das artes visuais, que podem ser identificadas com:
a) a influência dos trovadores medievais e a busca de uma musicalidade nova, como nas poesias de Petrarca;

b) o repúdio ao método científico e a valorização do homem, como exemplificado pela obra de Albrecht Dürer.

c) a recuperação da cultura da Antiguidade clássica e a descoberta de novas leis científicas, combinação presente no trabalho de Leonardo da Vinci;

d) a introdução de métodos científicos na história da arte e a busca de um rompimento com a Antiguidade clássica, cujo melhor exemplo é Miguel Ângelo;

e) a presença na iconografia de motivos religiosos e a ênfase na cultura medieval, como verifica-se em Botticelli.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas das Questões sobre o Renascimento para passar no Enem e Vestibular:

01. C;

02. A;

03. E;

04. C;

05. A;

06. 03;

07. B;

08. F – V – F – V;

09. D;

10. C

Deixe um comentário