Lista com 17 Exercícios de Geografia sobre Litosfera e os Tipos de Rochas para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Assinale a alternativa que expressa corretamente a diferença e relação entre rochas e minerais:
(A) A aglutinação de sedimentos origina as rochas que, por sua vez, podem formar diferentes tipos de minerais.
(B) Rochas são elementos naturais sólidos com diferentes propriedades físico-químicas; minerais são agregados de diferentes rochas que se unem de forma homogênea.
(C) Os minerais compõem as rochas, dando origem aos diferentes tipos rochosos que variam conforme a composição e os tipos desses minerais.
(D) Rochas e minerais são dois tipos de formações terrestres que não se interligam. A primeira é do tipo heterogêneo, e a segunda do tipo homogêneo.
Questão 02. Observe a figura abaixo:
No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
(A) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
(B) O intemperismo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
(C) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
(D) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do intemperismo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
(E) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.
Questão 03. (UFG) Veja a tira a seguir: Sobre as rochas, pode-se afirmar que:
Tirinha de Calvin e Haroldo sobre as rochas
Fonte: MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
1. ( ) as rochas ígneas ou magmáticas formam-se pelo resfriamento e solidificação do magma.
2. ( ) o arenito, utilizado na correção de acidez do solo, é uma rocha dita metamórfica, pois sua formação está ligada à ação da temperatura e da pressão em rochas preexistentes.
3. ( ) as rochas sedimentares são formadas pelo acúmulo de sedimentos de outras rochas.
4. ( ) o basalto, utilizado na construção civil, é um exemplo de rocha ígnea extrusiva, formada com o magma das erupções vulcânicas.
(A) V, V, F e V.
(B) V, V, V e F.
(C) V, F, V e V.
(D) F, V, F e V
Questão 04 com Atividades sobre Litosfera e os Tipos de Rochas para o Ensino Fundamental: Aos processos de desagregação física ou decomposição química das rochas e ao desgaste e remoção dos solos e das formações superficiais da terra, dá-se as denominações respectivas de
(A) Intemperismo e erosão
(B) Erosão e regolito.
(C) Pedogênese e intemperismo.
(D) Tectonismo e erosão.
Questão 05. Observe a imagem a abaixo.
Atividade vulcânica no Hawaii
O tipo de rocha que se constitui a partir do processo acima visualizado é:
(A) Ígnea
(B) Sedimentar
(C) Metamórfica
(D) Magmática plutônica
(E) Magnética
Questão 06. Uma rocha submetida à ação da água, às oscilações de temperatura e à atuação de seres vivos irá, com o tempo, desintegrar-se e decompor-se. Os minerais que a compõem irão se fragmentar e se separar em pedaços cada vez menores, até dar origem ao solo. No caso brasileiro, em função da sua localização geográfica e de suas características físicas, encontramos uma gama de solos, cada um com suas especificidades.
Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, referentes aos diversos tipos de solos existentes no Brasil.
I. O solo de várzea, argiloso e tipicamente das áreas meridionais do país, possui grande riqueza de materiais orgânicos, os quais são utilizados pelas populações ribeirinhas para cultivos de gêneros agrícolas de subsistência.
II. O solo de massapé, arenoso e encontrado em todo o litoral brasileiro, concentra grandes quantidades de nitrogênio e potássio, o que acabou favorecendo o desenvolvimento de cultivos agrícolas destinados majoritariamente para exportações.
III. O solo de terra roxa, argiloso e comum no norte do Paraná e oeste de São Paulo, em função da decomposição de rochas magmáticas, resultaram em nutrientes importantes, favorecendo a sua utilização no plantio de culturas como o café.
IV. O solo conhecido como salmourão, arenoso e com grande gradiente de fertilidade, especialmente por sua decomposição química e riqueza em materiais orgânicos, contribuiu para que a região Nordeste se tornasse grande produtora e exportadora de cana-de-açúcar.
Assinale a opção correta.
(A) Apenas as afirmativas I e. II são verdadeiras.
(B) Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.
(C) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
(D) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
(E) As afirmativas I, ll, III e IV são verdadeiras.
Questão 07. Observe o mapa.
(ANA, 2001. Adaptado.) O mapa destaca o Aquífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochas
(A) Ígneas e graníticas.
(B) Vulcânicas e ígneas.
(C) Graníticas e arenosas.
(D) Graníticas e vulcânicas.
(E) Arenosas e vulcânicas.
Questão 08. O gabro e o granito são exemplos de rochas:
(A) Magmáticas vulcânicas.
(B) Magmáticas extrusivas.
(C) Magmáticas plutônicas
(D) Metamórficas
(E) Sedimentares detríticas
Questão 09. Leia e analise as afirmativas a seguir, referentes a temas relacionados a alguns aspectos da Litosfera.
1. As rochas ígneas ou plutônicas intrusivas, como os quartzitos e os gnaisses, formam-se a partir da extrusão e consequente consolidação do material magmático, advindo do Manto terrestre.
2. A Crosta sólida do planeta Terra é constituída de uma variedade enorme de materiais minerais e rochosos, embora apenas dois desses materiais nela predominem: o alumínio e o silício.
3. Existem, na superfície terrestre, rochas que resultam de transformações químicas sofridas por materiais em suspensão existentes nas águas; o sal-gema e a gipsita exemplificam esses corpos rochosos.
4. As rochas metamórficas resultam de transformações sofridas, em sua composição e em sua estrutura, por rochas preexistentes, quando entram em contato com rochas magmáticas ou quando submetidas a elevadas pressões e temperaturas.
5. Em um mesmo meio bioclimático, rochas ígneas e rochas sedimentares resultam em relevos iguais porque a erosão independe da qualidade do material rochoso, existente na parte superficial da crosta terrestre e se subordina muito mais às condições climáticas do ambiente.
Estão CORRETAS:
A) 1 e 4.
B) 2 e 5.
C) 3, 4 e 5.
D) 2, 3 e 4.
E) 1, 2, 3, 4 e 5.
Questão 10. As rochas sedimentares são estruturas sólidas formadas a partir do processo de transformações de outras rochas preexistentes. Essa transformação ocorre graças à alteração das condições de ambiente, temperatura e pressão em relação ao ponto em que essas rochas se originaram.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos em Geografia Física, assinale a alternativa que indica um local onde é mais provável a ocorrência do fenômeno citado.
(A) Chapada Diamantina, Brasil.
(B) Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos.
(C) Deserto do Saara, África.
(D) Cordilheira dos Andes, América do Sul.
(E) Golfo pérsico, Oriente Médio.
Questão 11. A imagem abaixo representa o fóssil de uma libélula. O fenômeno da fossilização só pode ocorrer em rochas sedimentares, pois:
Exemplo de um fóssil:
(A) Essas rochas não possuem densidade suficiente para destruir os fósseis.
(B) São estruturas geologicamente antigas, quando os primeiros animais surgiram.
(C) Ocorre durante o processo de diagênese, com a formação das rochas sedimentares.
(D) São as únicas rochas encontradas abaixo da superfície.
(E) Originam-se a partir do congelamento dos sedimentos, conservando a estrutura dos restos fósseis.
Questão 12. Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras conseqüências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.
(A) Movimento tectônico.
(B) Epirogênese.
(C) Vulcanismo.
(D) Desmoronamento.
(E) Erosão.
Questão 13. A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela idade geológica. Essas estruturas são os maciços cristalinos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos.
Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:
(A) os maciços antigos ou escudos cristalinos datam da era pré-cambriana, são constituídos por rochas sedimentares e são ricos em jazidas de minerais não metálicos.
(B) as bacias sedimentares são formações muito recentes, datando da era quaternária, ricas em minerais energéticos e com intenso processo erosivo; constituem 64% do território brasileiro.
(C) os dobramentos modernos, resultantes de movimentos epirogenéticos, são constituídos por rochas magmáticas, datam do período terciário e são ricos em carvão e petróleo, como os Andes, os Alpes e o Himalaia.
(D) as principais reservas petrolíferas e carboníferas do mundo encontram-se nas bacias sedimentares, enquanto minerais como ferro, níquel, manganês, ouro, bauxita etc. são encontrados nos maciços cristalinos; os dobramentos modernos constituem áreas de intenso vulcanismo.
Questão 14. Considere os itens a seguir para responder a questão.
I. Consiste no derramamento do magma na superfície do planeta, o que pode ocorrer através de fendas ou orifícios na crosta. Na superfície, o magma esfria e torna-se sólido, formando uma nova camada rochosa.
II. Ocorre em função do contato das rochas com as águas e a umidade, ocasionando reações de destruição da rocha original. Sua ação é mais intensa nas regiões tropicais úmidas e equatoriais.
III. Trata-se da retirada de material rochoso das áreas mais altas do relevo terrestre pela água, que é transportado como materiais em suspensão para as áreas mais baixas e nelas se depositam, formando camadas de sedimentos.
Sobre os agentes modificadores do relevo terrestre, descritos em I, II e III, pode-se afirmar que:
(A) Todos são agentes externos, ou seja, atuam modificando somente a parte superficial do relevo terrestre.
(B) I é um agente interno, formador do relevo, enquanto II e III são agentes externos esculpidores do relevo.
(C) I e II são agentes internos, por se tratarem de processos de transformações químicas das rochas, enquanto III É um agente erosivo externo.
(D) Apenas o agente III é atual, enquanto I e II atuaram no passado, criando as grandes formas do relevo.
(E) São todos agentes erosivos, ou seja, suas ações sobre a superfície destroem o relevo original.
Questão 15 com Atividades sobre Litosfera e os Tipos de Rochas para o Ensino Fundamental: (MACK) As colunas que pendem do teto de uma caverna são as estalactites e as que se formam em seu piso, a partir dos respingos caídos do teto, são as estalagmites. Ambas se originam da precipitação e solidificação de bicarbonato de cálcio que se encontra dissolvido na água.
Assinale a alternativa que indica o tipo de grupo de rochas a que as estalactites e estalagmites estão associadas.
(A) Rochas sedimentares detríticas, formadas pela decomposição e deposição de detritos de rochas pré-existentes.
(B) Rochas sedimentares de origem orgânica, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.
(C) Rochas sedimentares de origem química, isto é, formadas pela deposição de sedimentos por processos químicos.
(D) Rochas metamórficas, resultantes da metamorfose de rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas a certas condições de temperatura e pressão no interior da Terra.
(E) Rochas sedimentares de origem química, formadas pelo acúmulo de detritos orgânicos.
Questão 16. As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a genética, em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sob este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos:
(A) Calcárias, basálticas e graníticas.
(B) Crostáticas, continentais e oceânicas.
(C) Areníticas, vulcânicas e radioativas.
(D) Ígneas, sedimentares e metamórficas.
(E) Neolíticas, terciárias e quaternárias.
Questão 17. Na crosta terrestre – camada externa – são encontradas rochas relativamente leves, constituídas principalmente por silício e alumínio. Essa camada apresenta uma espessura variável: sob os continentes, varia de 20 km a 70 km (a espessura máxima verifica-se nos locais sob as montanhas) e, sob os oceanos, onde predomina o silício e o magnésio, varia de 5 a 15 km.
(Lucci, Elian Alabi; Anselmo Lázaro Branco e Cláudio Mendonça. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.496.)
Sobre a composição da crosta terrestre, é possível afirmar que:
(A) Apresenta apenas dois dos três tipos de rochas existentes: magmáticas e metamórficas, uma vez que as rochas sedimentares só podem ser encontradas no manto terrestre.
(B) A maior parte da crosta terrestre é formada por rochas magmáticas, que podem se dividir em extrusivas e intrusivas.
(C) A maior parte da crosta terrestre é formada por rochas sedimentares, uma vez que elas constituem o solo através do processo de sedimentação dos demais tipos rochosos.
(D) A crosta terrestre apresenta apenas um tipo de rocha, pois se trata de uma camada homogênea.
(E) A composição da crosta varia conforme a sua profundidade, sobre a superfície estão as rochas ígneas e, mais próximo ao manto, encontram-se as rochas metamórficas.
Gabarito com as respostas das Atividades sobre Litosfera e os Tipos de Rochas para o Ensino Fundamental:
01. C;
02. B;
03. C;
04. A;
05. A;
06. D;
07. E;
08. C;
09. D;
10. D;
11. C;
12. A;
13. D;
14. B;
15. C;
16. D;
17. B.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína