A Composição Étnica do Brasil Lista de Exercícios

Questão 01. Composição Étnica do Brasil: (Fuvest) algumas colônias de povoamento, principalmente no final do século XIX e início do XX, destacaram-se na região sul do Brasil. Observe o mapa abaixo e identifique as colônias.

BRASIL – REGIÃO SUL

algumas colônias de povoamento na região sul do brasil

Os números I e II referem-se às áreas de colonização

 III
a)alemãitaliana
b)portuguesaalemã
c)italianaportuguesa
d)eslavaportuguesa
e)alemãeslava

Questão 02. Composição Étnica do Brasil: (Unicamp) Considerando as atuais características demográficas da população indígena brasileira, assinale a alternativa correta.

a) Ainda existem etnias indígenas isoladas no interior da Amazônia, vivendo em grandes aldeias, com predominância de idosos, e desenvolvendo roças para o autoconsumo.

b) a atual população indígena brasileira supera, em contingente e em etnias, os habitantes nativos encontrados no início da colonização no século XVI.

c) enquanto a população indígena do centro-sul obteve crescimento demográfico, a população habitante da Amazônica apresentou forte redução de contingente.

d) Verifica-se a tendência de reversão da curva demográfica, tendo em vista o crescimento atual da população indígena no país, sendo que a maior parcela desse contingente vive em áreas rurais.


Questão 03. Composição Étnica do Brasil: (Enem) O Projeto Nova Cartografa Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo. 7 maio 2011 (adaptado).

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografa como elemento promotor da:
a) expansão da fronteira agrícola.
b) remoção de populações nativas.
c) superação da condição de pobreza.
d) valorização de identidades coletivas.
e) implantação de modernos projetos agroindustriais.


Questão 04. (Fatec-SP) O Brasil vem recebendo uma quantidade significativa de imigrantes haitianos à procura de trabalho e de melhores condições de vida. A entrada de haitianos cresceu bastante depois do terremoto que devastou o Haiti, em 2010. A principal porta de entrada desses imigrantes no Brasil é a cidade de:

a) Belém, no Pará, uma vez que a maioria desses imigrantes faz o percurso por via marítima.

b) Assis Brasil, no Acre, pois grande parte dos imigrantes haitianos segue uma rota pelo Peru para chegar ao território brasileiro.

c) Santos, em São Paulo, em razão de ter o maior porto do mundo e apresentar facilidades para a entrada clandestina de imigrantes.

d) Natal, no Rio Grande do Norte, haja vista que, cartograficamente, essa é a cidade brasileira mais próxima da América Central Insular.

e) foz do Iguaçu, no Paraná, onde, em função da grande quantidade de turistas, os imigrantes têm maiores facilidades de ultrapassar a fronteira.


Questão 05. Composição Étnica do Brasil: (UVG-MT) Prefeitos e secretários de saúde dos municípios mato-grossenses que receberão profissionais estrangeiros pelo programa federal “Mais Médicos” se reuniram com representantes do Ministério da Saúde,  nesta semana, para definir os detalhes para recepção e acolhimento dos que serão encaminhados ao estado. (www.midianews.com.br 26.08.2013. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta que contém o fluxo migratório descrito no texto.
a) Emigração de mão de obra não qualificada.
b) Imigração de mão de obra qualificada.
c) Migração interna relacionada ao êxodo urbano.
d) Migração externa relacionada ao êxodo forçado.
e) Transumância causada pelo êxodo rural.


Questão 06. Composição Étnica do Brasil: (FGV-SP) Em 2004, a UnB instituiu um programa de política de ação afirmativa em seu vestibular. Posteriormente, também a UERJ inaugurou um programa semelhante e colocou este tema em evidência no debate nacional. Indique o item abaixo que melhor caracteriza uma política de ação afirmativa.

a) Política afirmativa consiste apenas na adoção de quotas de acesso a universidades, com o objetivo de eliminar a pobreza em determinadas regiões das áreas metropolitanas.

b) Uma política de ação afirmativa consiste em um tipo de seleção apoiada em critérios não discriminatórios e especialmente baseada no mérito acadêmico ou no desempenho escolar.

c) Política de ação afirmativa resume-se na adoção de cotas para o ingresso em universidades ou outras instituições de ensino, com o objetivo de garantir o amplo acesso de jovens negros às escolas públicas ou privadas.

d) Política de ação afirmativa consiste na adoção de critérios de seleção para o ingresso a instituições de ensino e postos de trabalho, com a finalidade de promover maior diversidade entre os alunos, especialmente com respeito a gênero, raça, origem social, orientação sexual e deficiência física.

e) Política de ação afirmativa resume-se na adoção do sistema de quotas. Tal sistema refere-se à definição de 30% das vagas universitárias para minorias e grupos étnicos.


Questão 07. (FASM-SP) Lei o texto.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou não existem profissionais. As vagas serão oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceitará candidaturas de estrangeiros.
(portalsaude.gov.br. Adaptado.)

Em relação aos tipos de deslocamentos de população, no caso do não preenchimento de todas as vagas por médicos brasileiros, o programa do governo federal apresenta a possibilidade do início de um fluxo.
a) transeunte.
b) emigratório.
c) imigratório.
d) sazonal.
e) intermitente.


Questão 08. Composição Étnica do Brasil: (UERJ-RJ) Eu era garotão ainda quando a Força Expedicionário Brasileira chegou à Itália. Passaram na minha cidade, porque foram de Salerno para Siena. Fazia parte do batalhão um cidadão italiano, que veio para cá pequenino e depois se naturalizou. O pai deste soldado tinha deixado uma filha pequena na Itália com um irmão que não conseguia ter filho nenhum. Então o rapaz sabia que tinha uma irmã em Paola, que ele não conhecia e que era criada por um tio. Pediu consentimento para os oficiais e chegou em Paola, chegou lá para conhecer a irmã. Não sabia nem falar italiano, só falava português. Ninguém entendia nada. Aí procuraram o meu pai, que falava bem o português e meu pai serviu de intérprete para ele poder conhecer a irmã.
(Depoimento de Vicenzo Figlino) (In: GOMES, A. C. (org). “Histórias de família entre a Itália e o Brasil”. Niterói: Muiraquitã, 1999.)

Uma das formas que o historiador utiliza para estudar uma época é recolher depoimentos de pessoas que viveram experiências no passado. O depoimento acima pode estar identificado por um tipo de memória ligado a um contexto histórico.

A alternativa que apresenta, respectivamente, a qualificação para este tipo de memória e uma referência relacionada ao depoimento é:
a) social – imigração italiana.
b) oficial – Segunda Guerra Mundial.
c) oficial – Força Expedicionária Brasileira
d) social – construção da cidadania italiana


Questão 09. (UFSCar-SP) Os imigrantes vinham trabalhar nas fazendas, sob o regime de empreitada, acertados previamente. Tinham permissão para plantar a roça de subsistência nos corredores do cafezal, intercalando as duas culturas, ou ainda podiam trabalhar em outras terras fora do cafezal. Distribuíram-se pelo interior de São Paulo, como se pode observar no mapa a seguir.

trabalhadores rurais que passaram na hospedaria dos imigrantes de são paulo

Fonte: Valverde, Orlando – Estudos de geografia agrária brasileira.

Entre os anos de 1887 e 1888 ocorreu o que se costuma chamar de “a grande imigração” para as plantações de café. Nessa época, teve papel destacado o imigrante:
a) italiano.
b) espanhol.
c) português.
d) alemão.
e) japonês.


Questão 10. Composição Étnica do Brasil: (Uniube-MG) Considere as afirmações abaixo sobre a utilização do trabalho escravo e do trabalho livre imigrante no Brasil da segunda metade do século XIX.

I. A substituição dos escravos por trabalhadores livres deveu-se à baixa produtividade dos primeiros e ao fato de os últimos estarem habituados à disciplina fabril.

II. A imigração em massa visava sobretudo suprir a carência de mão de obra no processo de expansão da produção cafeeira para oeste.

III. O objetivo principal da imigração subsidiada pelo governo era fornecer mão de obra qualificada para a nascente indústria de bens de consumo.

IV. O trabalho nas regiões mais tradicionais de produção cafeeira continuou a ser realizado por escravos, mesmo com a chegada de imigrantes europeus.

São corretas as afirmações:
a) I e IV.
b) II e III.
c) I e III.
d) II e IV.


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Gabarito com as respostas das questões de Geografia do Brasil sobre A Composição Étnica do Brasil (emigrantes e imigrantes):

01. a;

02. d;

03. d;

04. b;

05. b;

06. d;

07. c;

08. a;

09. a;

10. d

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