A Estrutura Interna da Terra Exercícios

01. Estrutura Interna da Terra: (UFBA) A análise da ilustração a seguir, associada aos conhecimentos sobre as camadas da Terra, permite concluir:

Simulado com questões de geografia sobre camadas da terra

01. A crosta terrestre representa 50% da massa total do planeta e é constituída predominantemente por rochas cristalinas.
02. A Terra é formada por camadas sucessivas, de densidades diferentes, que aumentam da superfície para o centro.
04. A separação das camadas da Terra é feita através da energia liberada pelo NiFe.
08. As diferentes temperaturas das camadas da Terra decorrem do processo de resfriamento iniciado na crosta terrestre.
16. O núcleo é a camada da Terra que exerce maior influência sobre a litosfera, através de fenômenos geológicos.

Soma ( )

 


02. (UFPE) Em relação às camadas internas da Terra podemos afirmar:
( ) O estudo das camadas internas da Terra não pode ser realizado por processos de investigações diretas, tendo-se de recorrer a métodos indiretos de observação, o que dificulta o seu conhecimento.
( ) Os especialistas dispõem de aparelhos muito sensíveis, chamados sismógrafos, capazes de registrar com grande precisão as vibrações da Terra, medindo a intensidade e localizando a origem dessas vibrações.
( ) O estudo detalhado de sismogramas, iniciado desde os primeiros anos do século XX, demonstra que o globo se divide, da superfície para o interior, nas seguintes unidades principais: crosta, manto e núcleo.
( ) A crosta terrestre é a camada mais externa da Terra e encontra-se consolidada. Nela, os elementos químicos distribuem-se de forma homogênea, havendo pequenas variações em peso e volume.
( ) A Terra não apresenta a mesma densidade em todas as camadas, isto é, a densidade diminui de acordo com a profundidade.

 


03. Estrutura Interna da Terra: (UEM-PR) Sobre a estrutura da Terra e a sua composição, assinale o que for CORRETO.
01. A camada sólida e externa da Terra é chamada de litosfera ou crosta terrestre. Subdivide-se em SiAl e SiMa.
02. O SiAl corresponde à camada externa da crosta. Nessa camada, o silício e o alumínio são os principais minerais presentes.
04. O SiMa corresponde à camada interna da crosta. Nessa camada, predominam as lavas vulcânicas, sendo o silício e a magnetita os principais minerais presentes.
08. O NiFe corresponde ao núcleo da Terra, formado por minerais pesados, com destaque para o níquel, o chumbo e o mercúrio.
16. Os principais recursos minerais inorgânicos encontram-se no subsolo, isto é, na camada imediatamente inferior à crosta externa.
32. Os recursos minerais de origem orgânica, como os combustíveis fósseis, encontram-se no manto, que corresponde a uma camada intermediária entre a crosta e o núcleo, mais próxima da superfície do planeta, no fundo oceânico.

Soma ( )

 


04. (UEPG-PR–2008) Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, assinale o que for CORRETO.
01. A crosta sólida ou litosfera é a fina camada superficial, constituída principalmente por rochas sedimentares (92%) e rochas ígneas e metamórficas (8%).
02. O núcleo interno, constituído principalmente de ferro e níquel, encontra-se em estado sólido devido às altas pressões ali reinantes.
04. O núcleo externo encontra-se em estado de fusão e apresenta uma constituição metálica. Nele são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
08. A astenosfera, porção do manto dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
Soma ( )

 

 

05. Estrutura Interna da Terra: (UFPE) A respeito da constituição interna do Planeta Terra e de sua crosta, assinale o que for CORRETO.
01. O núcleo do globo terrestre é composto, em sua maior parte, de ferro e níquel e também é denominado de barisfera.
02. A crosta continental é formada basicamente por rochas basálticas e a oceânica por rochas graníticas.
04. Na astenosfera as rochas são mais maleáveis, ou seja, plásticas.
08. Não é possível ter acesso direto às partes mais profundas da terra devido a limitações tecnológicas de enfrentar altas pressões e temperaturas, dessa forma a estrutura interna da terra só pode ser estudada de forma indireta.
16. O núcleo é essencialmente formado por ferro e alumínio e se distingue em duas zonas: núcleo interno, sólido, e núcleo externo, líquido.
Soma ( )

 

Símbolos Cartográficos e Sensoriamento Remoto Atividades.

 

06. Estrutura Interna da Terra: (UEM-PR) Com base em seus conhecimentos sobre as camadas da Terra é possível afirmar que:
A) o núcleo interno da Terra é sólido, e composto de níquel e ferro.
B) o manto é constituído de níquel e ferro. Divide-se em manto superior e manto inferior.
C) o núcleo externo da Terra é líquido, constituído de material bastante denso, composto de silicatos ricos em ferro e magnésio.
D) foram reconhecidas três camadas principais, com densidade, estado físico, temperatura, pressão e espessuras iguais.

 


07. (PUCPR) Os continentes com 35 km de espessura média apoiam-se sobre rochas plásticas deformáveis por pressão. As bacias oceânicas são placas de apenas 6 km aproximadamente de espessura, onde se formam, pela ação tectônica, as cordilheiras oceânicas. Considerando o comprimento do raio terrestre de quase 6 400 km, é muito fina a camada superficial da Terra onde se encontram continentes e oceanos. Essa camada chama-se:
A) Descontinuidade de Mohorovicic.
B) crosta terrestre.
C) manto superior.
D) núcleo externo.
E) cromosfera.

 


08. Estrutura Interna da Terra: (UFCG-PB–2007) […] a crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo. A clara e a gema do ovo podem ser comparadas às camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo.

ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2005.

Analisando as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra é CORRETO afirmar que:
A) a litosfera compreende um corpo não estático. Ela é constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica.
B) a crosta terrestre chamada de litosfera corresponde à camada mais superficial, fluida e espessa da Terra.
C) o manto de composição sólida dominante e de elevada temperatura compreende a camada mais susceptível a abalos sísmicos.
D) o núcleo, chamado de orosfera, de composição magmática, corresponde à camada mais rígida e complexa da Terra.
E) o manto da Terra, formado por rochas basálticas graníticas, estrutura-se a partir de combinações físicoquímicas estáticas.

 


09. (UEM-PR–2007) Sobre a estrutura interna da Terra, é CORRETO afirmar que a(o):
A) crosta oceânica é formada por rochas graníticas
B) astenosfera localiza-se no manto superior.
C) astenosfera integra uma placa tectônica.
D) litosfera equivale à parte granítica da crosta.
E) manto tem composição metálica (NiFe).

 


10. Estrutura Interna da Terra: (UEM-PR) Sobre as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra é CORRETO afirmar que:
A) o manto corresponde a região intermediária e de menor espessura da terra, constitui-se principalmente de silício, alumínio e magnésio.
B) a crosta corresponde a camada mais externa da Terra e que pode ser subdividida em dois tipos conforme sua composição química e estrutura: crosta continental e oceânica.
C) a crosta continental é relativamente mais fina e em razão disso com menor densidade rica em Al e Si. A crosta oceânica, por sua vez, é bastante espessa, de maior densidade e de composição relativamente mais rica em Mg e Fe.
D) o núcleo corresponde a porção mais interna do planeta, e encontra-se no estado sólido.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de geografia sobre a Estrutura Interna da Terra:

01. Soma = 02;
02. V V V F F;
03. Soma = 3;
04. Soma = 14;
05. Soma = 13;

06. A; 07. B; 08. A; 09. B; 10 B;

Spread the love

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.