Exercícios sobre Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo

01. Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo: UnB-DF – O solo e o subsolo são passíveis de degradação ambiental. Analisando os processos que neles ocorrem, pode-se perceber o grau de vulnerabilidade de um sistema natural.

Com relação às causas que comprometem a utilização sustentável do solo e do subsolo, julgue os itens seguintes como verdadeiros ou falsos.

( ) A ação erosiva da água no solo ocorre quando ela, em vez de escoar superficialmente, sem qualquer empecilho, infiltra-se para o subsolo.

( ) Comumente conhecidos como lixões, os grandes depósitos urbanos de lixo são fonte de contaminação do subsolo, sendo que a coleta seletiva de lixo ajuda a reduzir esse problema.

( ) Substâncias químicas provenientes de indústrias podem poluir o solo, mas, felizmente, o subsolo está a salvo desses tipos de contaminações devido à sua maior profundidade.

( ) Os agrotóxicos apresentam o risco de contaminar a água potável e de matar microrganismos essenciais ao solo.

 

 

02. UFCE – Na região da Chapada do Araripe, no Sul do Estado do Ceará, são encontrados fósseis de peixes e de insetos. Sobre o processo de fossilização, considere as assertivas a seguir:

I. É um fenômeno geologicamente recente, resultante do derramamento de lavas de antigos vulcões.

II. Pode ter-se desenvolvido em lagos e mares que foram recobertos por sedimentos.

III. Desenvolveu-se em consequência dos fenômenos de secas climáticas que atingem a região.

Com base nas assertivas acima, pode-se afirmar, de modo correto, que:

a) I e II são verdadeiras.

b) apenas I é verdadeira.

c) II e III são verdadeiras.

d) I e III são verdadeiras.

e) apenas II é verdadeira.

 

 

03. Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo: U. F. Pelotas-RS Os gêiseres são fontes de águas aquecidas por camadas de rochas mais profundas, de natureza vulcânica, apresentando, periodicamente, erupções. Na Islândia, o calor produzido pelos gêiseres é aproveitado para o aquecimento de estufas — onde são cultivados até produtos tropicais — e também para o aquecimento doméstico. A água dos gêiseres é lançada em jatos, a metros de altura, devido à grande diferença de pressão, que eleva o ponto de ………, e ao grande aquecimento provocado ……… .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

a) ebulição; pelo magma

b) evaporação; pela hidrosfera

c) fusão; pela hidrosfera

d) condensação; pelo magma

e) sublimação; pela hidrosfera

 

 

04. Mackenzie-SP – Na classificação do relevo brasileiro, feita pelo Prof. Jurandyr Sanches Ross (1995), são identificados os planaltos em cinturões orogênicos, resultado de ações tectônicas ocorridas no passado geológico, causadoras de numerosas falhas na estrutura rochosa, e, em período geológico mais recente, atacados por processos de erosão diferencial sob clima quente e úmido. Apresentam trechos de escarpas e outros de topografia arredondada. Esse tipo de planalto está presente em trechos:

a) da região Centro-Oeste e são caracterizados pelos chapadões.

b) da região Sudeste, e apresentam “serras” cristalinas e mares-de-morros.

c) da Amazônia, onde formam tabuleiros e baixos planaltos.

d) do Sertão Nordestino, caracterizando-se pela presença de chapadas e brejos.

e) da região Sul, onde é marcado pelas “cuestas” basálticas.

 

 

05. Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo: Fatec-SP Em numerosas áreas do território brasileiro pode-se encontrar o processo de laterização do solo, isto é:

a) o aumento da acidez do solo que afeta sua fertilidade.

b) a formação de crostas ferruginosas que impossibilita o uso do solo para a agricultura.

c) a retirada dos nutrientes orgânicos do solo devido a grande volume de chuvas.

d) a contaminação do solo pelo uso indiscriminado de fertilizantes químicos.

e) a formação de sulcos provocados pela erosão em áreas de forte declividade.

 

Exercícios sobre o Brasil Regional.

 

06. Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo: UFCE – A “Teoria da Tectônica de Placas” procura explicar a formação dos continentes e dos oceanos bem como do relevo submarino.

Entre as proposições sobre esta teoria, considere as seguintes:

I. A Cordilheira Meso-oceânica do Atlântico é formada a partir do afastamento de duas placas tectônicas.

II. A Cordilheira dos Andes é formada a partir do afastamento de duas placas tectônicas.

III. O vulcanismo e os terremotos podem ser consequências diretas da movimentação das placas tectônicas.

Com relação às assertivas acima, é correto afirmar que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) I e III são verdadeiras.

e) I, II e III são verdadeiras.

 

 

07. Unifor-CE – “Embora apresente um espaço reduzido e um território com um certo risco sísmico, o Japão conseguiu em 40 anos criar um “modelo de desenvolvimento” e tornar-se uma das grandes potências industriais e financeiras mundiais.”

O risco sísmico a que o texto se refere deve-se:

a) à ocorrência de terrenos de estrutura geológica muito antiga.

b) à proximidade da zona de contato entre duas placas tectônicas.

c) à ausência de lençóis freáticos que diminuem os atritos entre as rochas.

d) ao deslocamento de células de alta pressão pelo arquipélago japonês.

e) ao grau geotérmico do arquipélago japonês, um dos mais altos da Ásia.

 

 

08. Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo: U.Católica-GO – As grandes paisagens naturais do Brasil, tendo por base a superposição do clima, relevo e vegetação — realizadas pelo geógrafo Ab’Saber na década de 1970 — são denominadas domínios morfoclimáticos.

A esse respeito, podemos afirmar que:

( ) o domínio Amazônico é composto por terras baixas, climas quentes e secos e recoberto por florestas aciculifoliadas equatoriais;

( ) o domínio de Cerrado é composto por extensos chapadões, com clima tropical, duas estações bem definidas — seca no verão e chuvosa no inverno — e recoberto por cerrados e florestas ao longo dos vales fluviais;

( ) o domínio de Mares de Morros apresenta relevo amorreado, com clima quente e úmido e recoberto por florestas tropicais, denominada Mata dos Pinhais;

( ) o domínio da Caatinga, localizada no sertão nordestino, com clima quente e seco, apresenta-se com relevo formado pelas depressões entre a Borborema e a serra de Ibiapaba;

( ) o domínio de Araucária, localizado no planalto meridional, com clima subtropical, apresenta-se recoberto pela mata de araucária;

( ) o domínio de Pradarias, localizado na parte setentrional do Rio Grande do Sul, apresenta relevo com colinas suaves e cobertura vegetal de campos.

 

 

09. UFES – Leia com atenção:

I. O solo é constituído por rocha intemperizada, ar e matéria orgânica, formando um manto de intemperismo que recobre as rochas da crosta terrestre.

II. O solo é resultado da ação conjugada de fatores físicos, químicos e biológicos, em função dos quais se apresenta sob diversos aspectos.

III. A camada superior do solo, também chamada de horizonte A, é a mais importante para a agricultura, dada sua fertilidade.

IV. Os solos podem ser eluviais, quando constituídos por sedimentos oriundos da rocha matriz, e aluviais, quando formados por agentes de transporte, tais como água e vento.

Considerando as informações apresentadas sobre os solos, pode-se afirmar que estão corretas:

a) apenas I e II.

b) apenas II e III.

c) apenas I e IV.

d) apenas I, II e III.

e) todas as informações.

 

 

10. Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo: U. F. Londrina-PR – Dentre as causas que tornam os solos degradados no Brasil, é correto afirmar:

a) O solo arenoso é mais suscetível à erosão que o solo argiloso, fato comprovado na região Noroeste do estado do Paraná.

b) Como a granulometria é o fator determinante em relação à degradação dos solos, a presença ou não da vegetação não é importante para a sua conservação, como demonstram áreas que tinham primitivamente uma cobertura florestal.

c) A atuação humana não interfere nos processos de degradação dos solos quando já existe uma condição predisponente como a rocha de origem.

d) Por se tratar de um país tropical, o Brasil tem solos pouco degradados. Isso não se verifica, porém, no Rio Grande do Sul, cujos solos estão se transformando em desertos.

e) A agricultura comercial, como vem sendo praticada na Amazônia, contribui de maneira significativa para a conservação dos solos e constitui um exemplo para outras regiões brasileiras.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo:

01. E-C-C-C;

02. E; 03. A; 04. B; 05. B; 06. D; 07. B;

08. F-F-F-V-V-F;

09. E; 10. A;