A Conferência de Bretton Woods Exercícios

1) Conferência de Bretton Woods: (Espcex (Aman)/2012) As bases das seguintes instituições econômicas multilaterais: o Fundo Monetário Internacional (FMI), que surgiu como fonte de empréstimos de curto prazo para países em crise ifnanceira, e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que tinha como função original financiar os programas de reconstrução da Europa Ocidental e do Japão, foram lançadas na Conferência:

a) das Nações Unidas Sobre o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

b) das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável.

c) de Estocolmo.

d) de Bretton Woods.

e) de Kyoto.

 

 

2) Conferência de Bretton Woods: (FGV/2012) O trecho a seguir foi extraído da Carta de São Francisco, de 26 de junho de 1945, documento de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Art. 12, 2,: O Secretário Geral, com o consentimento do Conselho de Segurança, comunicará à Assembleia Geral, em cada sessão, quaisquer assuntos relativos à manutenção da paz e da segurança internacionais que estiverem a ser tratados pelo Conselho de Segurança, e da mesma maneira dará conhecimento de tais assuntos à Assembleia Geral, ou aos membros das Nações Unidas, se a Assembleia não estiver em sessão, logo que o Conselho de Segurança terminar o exame dos referidos assuntos.

Considerando que o projeto político diplomático da ONU está relacionado à manutenção da paz e da segurança nas relações internacionais, com base da igualdade jurídica (isonomia) entre os 193 países membros, é CORRETO afirmar:

a) O princípio da igualdade jurídica entre os Estados-membros da ONU é plenamente garantido, pois todas as decisões são tomadas no plenário da Assembleia Geral da ONU, da qual participam os 193 membros.

b) Desde o final da II Guerra Mundial, a ONU tem conseguido, com autoridade e respeito aos direitos humanos, solucionar as controvérsias e evitar a proliferação das guerras nas diversas partes do mundo.

c) No caso das duas Guerras do Golfo (1990 e 2002), a ONU exigiu dos EUA e de seus aliados a plena obediência às convenções internacionais sobre os direitos dos prisioneiros de guerra, a interdição do uso de armamentos químicos, das torturas e de outros crimes de guerra.

d) Todos os Estados-membros possuem assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, “retratando a nova ordem mundial, multipolar, subsequente ao fm da Guerra Fria”.

e) O Conselho de Segurança da ONU possui cinco membros permanentes, com poder de veto, e delibera sobre a tutela e proteção da paz e segurança nas relações internacionais, ou a provocação de conflagrações legalizadas perante o direito internacional.

 

 

3) Conferência de Bretton Woods: (Uesc/2011) A geopolítica, sob nova roupagem, ainda é atual e determinante no ordenamento das relações internacionais. Em um mundo onde a economia é a linha mestra de atuação, a geopolítica passa a visualizar os novos atores da política internacional. Com relação à organização do espaço mundial na atualidade, pode-se afirmar:

a) O G8 perdeu relevância política no cenário mundial, em decorrência de seus países membros terem sido afetados mais seriamente pelos reflexos da crise iniciada, há dois anos, no mercado financeiro norte-americano.

b) A OMC, criada com a função de mediador dos conflitos comerciais entre os países do mundo, conseguiu eliminar o protecionismo, facilitando o livre trânsito de mercadorias dos países subdesenvolvidos.

c) O BRIC, do qual faz parte o Brasil, constitui uma união aduaneira na qual seus membros adotam a mesma política de desenvolvimento e definem as mesmas regras no comércio com os países fora do bloco.

d) A entrada do Brasil e da Turquia, como integrantes permanentes do Conselho de Segurança da ONU, desagradou a China e os Estados Unidos, diante da possibilidade de dividir o poder de veto, especialmente em questões referentes à segurança mundial.

e) As reformas neoliberais, modelo do FMI, desde a década de 90 do século XX, foram amplamente aplicadas em todos os países dependentes e, embora não estimulassem seu desenvolvimento econômico, resolveram antigos problemas, com o aumento do PIB per capita.

 

 

4) Conferência de Bretton Woods: (Espcex (Aman)/2011) O Conselho de Segurança é o órgão que decide sobre temas de paz e segurança discutidos na Organização das Nações Unidas (ONU). É composto por cinco países, que são membros permanentes, e por mais dez países que são membros temporários e escolhidos bienalmente. Assinale a opção que apresenta os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

a) Brasil, Índia, Estados Unidos, Alemanha e Japão

b) Reino Unido, França, China, Rússia e Estados Unidos

c) Estados Unidos, Alemanha, Japão, Reino Unido e França

d) Rússia, China, Alemanha, Japão e França

e) China, Brasil, Reino Unido, Índia e Rússia

 

 

5) Conferência de Bretton Woods: (Uerj/2013)

Rússia e China rejeitam ameaça de guerra contra Irã A Rússia e a China manifestaram sua inquietude com relação aos comentários do chanceler francês, Bernard Kouchner, sobre a possibilidade de uma guerra contra o Irã. Kouchner acusou a imprensa de “manipular” suas declarações. “Não quero que usem isso para dizer que sou um militarista”, disse o chanceler, dias antes de os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – França, China, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – se reunirem para discutir possíveis novas sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear. Adaptado de www.estadao.com.br, 18/09/2007.

O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto. A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:

a) geopolítica mundial na época da criação do organismo

b) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão

c) convergência diplomática dos países com capacidade atômica

d) influência política das transnacionais no período da globalização.

 

As Fontes de Energia no Brasil Questões com Gabarito.

 

6) Conferência de Bretton Woods: (Udesc/2012) Para alguns autores, a globalização é a fase mais recente da expansão capitalista. Nesta etapa alguns chefes de Estado têm feito conferências e decidido sobre as maiores operações industriais e financeiras do mundo. As ações deste grupo privilegiado, também conhecido como G-8, são decisivas para a economia mundial. Assinale a alternativa que contém os países que compõem o G-8.

a) Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Canadá, Itália, Reino Unido e Rússia.

b) Israel, França, Holanda, Dinamarca, China, Taiwan, Suíça e Reino Unido.

c) Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Japão, China, Rússia e Canadá.

d) Japão, China, Estados Unidos, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Suíça.

e) Alemanha, Itália, Israel, Polônia, Rússia, Canadá, Dinamarca e Grécia.

 

 

7) (Acafe/2015) Em setembro de 2000, foram aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, as resoluções da Declaração do Milênio. Nesse encontro, foram estabelecidas as Metas do Desenvolvimento do Milênio. Sobre essas metas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) O relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em setembro de 2014, apontou avanços na luta global contra a insegurança alimentar e colocou o Brasil fora do mapa da fome, embora ainda existam pessoas que sofrem restrição alimentar.

b) A educação básica universal, uma das metas do Desenvolvimento do Milênio, deve ser buscada todos os dias e ela aparece na composição do calculo do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, juntamente com a saúde e a renda per capita.

c) A fome é uma das principais consequências da extrema pobreza e envolve também questões relacionadas à insegurança alimentar e a saúde, colocando-a, por isso, como o primeiro objetivo da Declaração do Milênio.

d) Os avanços para atingir as Metas do Desenvolvimento do Milênio têm sido equilibrados e iguais nas diferentes regiões do planeta, o que demonstra o empenho de todas as nações em alcançar e garantir a sustentabilidade para todos.

 

 

8) Conferência de Bretton Woods: (Uem/2012) Considere os textos a seguir:

TEXTO 1: Protesto contra Wall Street chega a mais cidades americanas.

“Estamos incentivando outras cidades do país e do mundo.  É um problema global, temos que fazer barulho’, disse TonyRodriguez, 25, deitado numa tenda em frente à prefeitura de Los Angeles. No sábado, 4.000 pessoas, segundo os organizadores, participaram de uma caminhada até o local, com cartazes que pediam mais emprego e justiça para os crimes fnanceiros de Wall Street.”

(Disponível em http://acervo.folha.com.br/fsp/2011/10/04. Acesso em 19/4/2012)

 

TEXTO 2: Manifestações espalham-se por 82 países.

“Roma registrou os maiores protestos contra o capitalismo, com 200 mil presentes, e houve confrontos com a polícia.”

(Disponível em http://acervo.folha.com.br/fsp/2011/10/16. Acesso em 19/4/2012)

 

Sobre a crise norte-americana referida nos textos, e sobre suas repercussões globais, assinale o que for correto.

(01) Em uma economia planifcada como a norte-americana, houve protestos devido a um intenso fluxo de imigrantes desempregados, gerando grandes impactos sociais no país.

(02) A ampliação dos fluxos de capitais e a falta de controle estatal sobre o mercado, especialmente financeiro, sobretudo nos Estados Unidos, um país de forte tradição liberal, acabaram levando a uma grave crise econômica, repercutindo em escala global.

(04) Os setores sociais, mesmo em países desenvolvidos, protestam contra o desemprego ocasionado por crises econômico-financeiras e medidas neoliberais de uma Economia de Mercado.

(08) A fase do capitalismo financeiro caracteriza-se, também, elo capital especulativo aplicado nas bolsas de valores, em busca de lucros mais rápidos. O capital especulativo, diferente do capital produtivo, não gera empregos. Essas transações financeiras levam muitas vezes a crises econômicas globais.

(16) A crise acima referida é idêntica àquela decorrente da quebra da Bolsa de Nova York de 1929, com a diferença de que, nesta última, não houve qualquer consequência para o Brasil.

 

 

9) Conferência de Bretton Woods: (Unicamp/2011) Líder hegemônico da ordem mundial no século XX, os EUA, desde 1945, tornaram-se o principal pilar do sistema financeiro e bancário mundial e, desde 1971, com o fim do padrão dólar-ouro, instituído no Acordo de Bretton Woods (1944), ficou aberto o caminho para uma crescente circulação de dólares americanos no mundo. A emergência de novos polos de produção industrial no mundo e a perda de competitividade da produção americana implicaram um crescimento da dívida pública e privada norte-americana. O motor principal da crise sistêmica atual que afeta o conjunto do planeta encontra-se nos EUA.

(Adaptado de GEAB – Global Europe Antecipation Bulletin, A crise actual explicada em mil palavras, nº. 17. Disponível em www.resistir.info/crise/geab_15set07.html. Acesso em 27/10/2010.)

a) Constata-se que há vários anos a economia norte-americana vem perdendo dinamismo. Quais os principais fatores dessa perda de dinamismo?

b) Qual o principal fator desencadeante da atual crise sistêmica que se aprofundou em 2008? Qual foi o efeito imediato da crise, no aspecto financeiro?

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas do simulado de Geografia sobre A Conferência de Bretton Woods:

1. D;

2. E;

3. A;

4. B;

5. A;

6. A;

7. D;

8. 02 + 04 + 08 = 14.

9. a) A economia americana passa a ser afetada por vários problemas de ordem externa como o crescimento econômico da China, Europa Ocidental e do Japão e a dependência do petróleo com preços em elevação. No plano interno, os problemas estão relacionados com o alto custo comparativo da mão de obra americana em relação a algumas potências emergentes como a China. Os altos gastos militares comprometem a capacidade americana de investimentos internos.

b) A inadimplência do setor imobiliário deu início à crise financeira de 2008, que rapidamente se alastrou em países desenvolvidos da Europa, atingindo mais ainda Grécia, Irlanda e Portugal. A retenção de capital em bancos a agencias financeiras reduziu os investimentos com impactos sobre atividades produtivas e gerando desemprego.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário