O Brasil é um país que utiliza diversas fontes de energias, como a: energia hidroelétrica, carvão mineral, petróleo, biocombustíveis, energia nuclear e o gás natural. O conhecimento destas fontes de energia costumam ser cobrado em avaliações em concurso públicos. Pensando nisso elaboramos uma seleção com 10 exercícios sobre a Geração de Energia no Brasil para você estudar e testar seus conhecimentos.
Questão 01. (PUCPR). A Geração de Energia no Brasil: O aproveitamento dos rios da Bacia Platina para a produção de energia hidrelétrica interessa aos países que compõem o Mercosul. Considerando a posição geográfica desses países, podemos afirmar que:
a) a Bolívia está em melhor situação por ter parte de seu território na bacia Platina e parte na bacia Amazônica.
b) Argentina e Chile obtêm toda sua energia graças aos cursos de água que descem dos Andes.
c) Brasil e Paraguai são favorecidos, porque estão no alto curso do rio Paraná onde o potencial é maior.
d) Argentina e Uruguai são privilegiados, porque aí os rios têm escoamento mais regular.
e) Uruguai e Paraguai não podem obter energia hidrelétrica, porque grande parte de seus rios são temporários.
Questão 02. (UFPE) Em 1975, o Governo Militar brasileiro, para enfrentar a alta geral dos preços internacionais do petróleo, baixou um Decreto criando o Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Dentre as principais consequências sociais e ambientais desse importante programa, estão:
( ) a aceleração do processo de proletarização do trabalhador rural. ( ) a diminuição da poluição dos cursos de água, especialmente na Zona da Mata nordestina. ( ) a intensa utilização dos agrotóxicos nas novas áreas cultivadas com cana-de-açúcar. ( ) a diminuição da mão-de-obra empregada na lavoura canavieira, com a elevada mecanização das atividades agrícolas. ( ) a intensificação da concentração fundiária.
Questão 03. (UFV). A Geração de Energia no Brasil: O Programa Nacional do Álcool (Proálcool) foi criado em 1975, como uma forma encontrada pelo governo brasileiro para enfrentar as crises do petróleo, iniciadas em 1973. Sobre o Proálcool, assinale a alternativa incorreta.
a) Baseou-se em uma forte política de subsídios e financiamento a juros baixos aos grandes usineiros, agravando ainda mais o problema fundiário no país.
b) Contribuiu para atenuar a crise do setor açucareiro brasileiro na década de 1970, devido aos baixos preços internacionais do açúcar.
c) Possibilitou a abertura de novas fronteiras agrícolas, evitando investimentos em plantações e usinas já existentes.
d) Representou uma fonte de desenvolvimento de tecnologias “limpas” por aproveitar a cana-de-açúcar como fonte de energia renovável.
e) Ocasionou uma série de problemas ambientais pela dificuldade de aproveitamento e armazenamento dos resíduos da produção de álcool.
Questão 04. (Enem) O setor residencial brasileiro é, depois da indústria, o que mais consome energia elétrica. A participação do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma bastante acelerada nos últimos anos.
Esse crescimento pode ser explicado I. pelo processo de urbanização no país, com a migração da população rural para as cidades.
II. pela busca por melhor qualidade de vida com a maior utilização de sistemas de refrigeração, iluminação e aquecimento.
III. pela substituição de determinadas fontes de energia – a lenha, por exemplo – pela energia elétrica.
Dentre as explicações apresentadas: a) apenas III é correta. b) apenas I e II são corretas. c) apenas I e III são corretas. d) apenas II e III são corretas. e) I, II e III são corretas.
Questão 05. (FGV). A Geração de Energia no Brasil: Sobre a produção de energia elétrica no Brasil, está correta a seguinte afirmação:
a) O blecaute ocorrido em 12 de março de 1999 trouxe ao grande público a informação de que a hidroelétrica de Itaipu, na bacia do rio Paraná, transmite cerca de 50% da energia consumida nos estados da região Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
b) A totalidade da energia elétrica brasileira é gerada por dois tipos de usinas: 25% pelas termoelétricas, que funcionam à base de carvão e óleo, e 75% pelas hidrelétricas, que utilizam o potencial hidráulico das quedas d’água.
c) A termoeletricidade responde por aproximadamente 10% do total de energia gerada na Região Norte, pois a bacia amazônica não supre as necessidades regionais, apesar de possuir o maior potencial hidroelétrico estimado do país.
d) A hidrelétrica de Balbina, localizada na bacia do rio Tocantins, é considerada eficiente na produção de energia, apesar de ser um empreendimento caro que causou grandes desastres ambientais para a população indígena amazônica.
e) A hidroeletricidade compensa o encarecimento da energia transmitida a longas distâncias, pela grande vantagem de suas usinas não causarem danos ambientais, já que utilizam a água, um recurso natural renovável e gratuito.
Questão 06. (Fuvest). A Geração de Energia no Brasil: Considerando os mapas, assinale a alternativa correta.
O potencial hidrelétrico brasileiro a) está esgotado na bacia do Paraná, localizada numa área de média densidade demográfica.
b) está esgotado na bacia do São Francisco, localizada numa área de baixa densidade demográfica.
c) é pouco explorado na bacia Leste, localizada numa área de baixa densidade demográfica.
d) está esgotado na bacia do Uruguai, localizada numa área de alta densidade demográfica.
e) é pouco explorado na bacia do Tocantins, localizada numa área de baixa densidade demográfica.
Questão 07. (PUC-Rio) A partir do mapa do consumo per capita de energia residencial nos estados brasileiros, é correto afirmar que: Brasil: consumo per capita de energia residencial por estado (em kWh).
a) a inexistência de usinas geradoras de energia, na região Norte, inviabiliza o consumo de bens e serviços na região.
b) o aumento do consumo de kWh per capita é inversamente proporcional aos espaços regionais que mais consomem bens eletroeletrônicos.
c) o maior consumo de energia na região Centro-Sul é justificado pela necessidade de eletrificação nos espaços rurais modernos.
d) a população do Nordeste do país tem a menor capacidade de consumo de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico de todos os mercados regionais.
e) o estado de Mato Grosso do Sul pode ser considerado mais industrializado do que o de Minas Gerais, devido ao maior consumo de kWh per capita.
Questão 08. (PUCRS). A Geração de Energia no Brasil: Responder a questão com base no mapa.
Os números 1 e 2, representados no mapa, indicam usinas hidrelétricas localizadas em um rio brasileiro. A alternativa que indica corretamente o nome do rio e as respectivas usinas é: a) Rio Parnaíba – Urubupunga e Furnas. b) Rio Paraná – Boa Esperança e Urubupunga. c) Rio São Francisco – Paulo Afonso e Três Marias. d) Rio Parnaíba – Furnas e Tucuruí. e) Rio São Francisco – Balbina e Paulo Afonso.
Questão 09. (PUCRS) Responder a questão com base nas afirmativas abaixo, referentes à hidrelétrica de Itaipu.
I. Localiza-se no rio Paraná, próximo à foz do rio Iguaçu, representando a maior produção de energia hidrelétrica do país.
II. É uma hidrelétrica binacional, cujo tratado prevê que a energia não consumida por um dos sócios só pode ser vendida ao outro.
III. A energia produzida é fundamental ao desenvolvimento industrial da Argentina, geopoliticamente favorecida pela construção do lago artificial.
IV. O Uruguai, sendo um país não muito populoso e pouco industrializado, consome apenas uma pequena parte da energia provinda de Itaipu, exportando o restante para o Brasil.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa a) I e II. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) II e IV. e) III e IV.
Questão 10. (PUCRS). A Geração de Energia no Brasil: O brasileiro iniciou o ano 2000 convivendo com manchetes, veiculadas nos meios de comunicação, relativas ao aumento do preço do petróleo. Tal situação pode causar um desequilíbrio na balança comercial, ameaçando a volta da inflação. Relacionando esse momento com situações já vivenciadas pelo Brasil, afirma-se que:
I. o Brasil, em 2000, produziu mais petróleo que em 1973, ano da primeira crise provocada pelo aumento do preço do petróleo.
II. o consumo interno do petróleo na produção industrial está diminuindo proporcionalmente, desde o segundo choque mundial, ocorrido em 1979, pois o governo vem subsidiando as indústrias para que haja substituição do petróleo por outras fontes de energia.
III. o aumento do preço do petróleo no ano de 2000 não interferiu no preço do transporte de cargas, já que o Brasil tem implementado projetos de melhoria e construção de novas ferrovias.
IV. a crise que se instaurou no ano 2000 é semelhante à ocorrida na década de 1970, ou seja, deve-se à ação da OPEP, que trouxe como consequência a diminuição de produção na área do Golfo Pérsico.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa a) I e II. b) I, II e III. c) I e IV. d) II, III e IV. e) III e IV.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína