A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira Questões – 02

01). A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira:

Enem: “O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando.Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos  dotes de princesas casadoiras.” (CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil 1681-1716. São Paulo: Atual, 1996.)

“Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de no Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo  sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-deaçúcar.” (BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 – 1, 2002.)

O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse
processo é a:
a) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.
b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.
c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.
d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.
e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.

 

02) Enem: Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica,
houve um desenvolvimento não contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas sociais e ambientais interrelacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem:
a) A erradicação da fome no mundo.
b) O aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
c) A maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
d) A menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
e) O contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mercantilização

 

03). A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira:

Enem: “Ninguém desconhece a necessidade que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores. E como até há pouco supriam-se os fazendeiros dos braços necessários? As fazendas eram alimentadas pela aquisição de escravos, sem o menor auxílio pecuniário do governo. Ora, se os fazendeiros se supriam de braços à sua custa, e se é possível obtê-los ainda, posto que de outra qualidade, por que motivo não hão de procurar alcançá-los pela mesma maneira, isto é, à sua custa?” (Resposta de Manuel Felizardo de Sousa e Mello, diretor geral das Terras Públicas, ao Senador Vergueiro. In: ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1988 – adaptado)

O fragmento do discurso dirigido ao parlamentar do Império refere-se às mudanças então em curso no campo brasileiro, que confrontam o Estado e a elite agrária em torno do objetivo de:
a) fomentar ações públicas para ocupação das terras do interior.
b) adotar o regime assalariado para proteção da mão de obra estrangeira.
c) definir uma política de subsídio governamental para o fomento da imigração.
d) regulamentar o tráfico interprovincial de cativos para a sobrevivência das fazendas.
e) financiar afixação de famílias camponesas para estímulo da agricultura de subsistência.

 

 

04) Enem: “Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito tem sido os motores no processo de construção democrática.” (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http//www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 – adaptado).
Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque:
a) Determinam o papel do Estado não transformações socioeconômicas.
b) Aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
c) Pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
d) Privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
e) propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.

 

05) A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira:

Enem: “A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98).” (Ribeiro, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos. Araraquara: Wunderlich, 2001 -adaptado).
O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência:
a) Dos impactos sociais da modernização da agricultura.
b) Da recomposição dos salários do trabalhador rural.
c) Da exigência de qualificação do trabalhador rural.
d) Da diminuição da importância da agricultura.
e) Dos processos de desvalorização de áreas rurais.

 

Climatologia Questoes de Geografia com Gabarito.

 

06). A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira:

Enem: “O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos  fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.” (SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 – adaptado).
O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da:
a) Industrialização voltada para o setor de base.
b) Economia da borracha no sul da Amazônia.
c) Fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.
d) Exploração mineral na Chapada dos Guimarães.
e) Extrativismo na região pantaneira.

 

 

07) “Antônio, 27 anos, chegou sozinho a São Paulo em meados da década de 1970, vindo do interior da Bahia. Ele arranjou colocação em uma metalúrgica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo,
onde já trabalhava um primo. Com registro na carteira de trabalho, ganhou segurança e mandou buscar a mulher e os cinco filhos pequenos. Progrediu na profissão. Eles moravam numa casinha boa na própria cidade. O emprego garantiu o básico, as crianças cresceram, foram para a escola, mas apenas duas terminaram os estudos. A filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás com a família do marido.
Chegaram tempos difíceis com o fechamento da fábrica, que acabou se instalando em outro estado.
Antônio equilibrou-se entre o desemprego e os trabalhos temporários, enquanto os filhos adultos procuravam um rumo para a vida.” (Atualidades Vestibular 2009 – Editora Abril).
O texto nos fala que a filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás. Um dos fatores que permitiu à região Centro-Oeste transformar-se numa área de atração populacional nas últimas décadas certamente foi:
a) O processo de desindustrialização da região que permitirá o surgimento de novas oportunidades no meio rural.
b) A expansão de uma nova fronteira agrícola na região, ocorrido nas últimas décadas.
c) Os estímulos oferecidos pelos governos estaduais interessados em fomentar o povoamento da região.
d) O crescimento do turismo regional e das atividades culturais nos grandes centros que permitiram um crescimento significativo de empregos no setor terciário nos grandes centros urbanos.
e) A diminuição dos conflitos fundiários em função do sucesso da política de assentamento de milhares de famílias, o que acabou por inviabilizar a grande propriedade agrícola na região.

 

08) A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira:

(VUNESP) Segundo a Confederação Nacional da Agricultura, o Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo e a atividade pecuária apresenta diversos sistemas de produção com vários níveis de produtividade. Um sério problema que prejudica a exportação de carne boniva brasileira para os Estados Unidos e Europa é a:
a) Eliminação das Matrizes
b) Criação Extensiva
c) Matança Precoce
d) Febre Aftosa
e) Duração do Confinamento

 

09)A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira: “Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império de técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo
artificial inclui, hoje, o mundo rural.” (SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.) Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o
atual mundo rural brasileiro é:
a) A redução do processo de concentração de terras.
b) O aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
c) A ampliação do isolamento do espaço rural.
d) A estagnação da fronteira agrícola do pais.
e) A diminuição do nível de emprego formal.

 

 

🔵 <<< Confira a primeira parte desta lista de Questões.

Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre A Produção Agropecuária e a Agricultura Brasileira:

01-B ;

02-C ;

03-C ;

04-C ;

05-A ;

06-C;

07-B ;

08-D ;

09-B

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