09 Atividades sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil

Questão 01 sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil: (UFMG–2010) Leia este trecho do documento:
Eu el-rei faço saber a vós […] fidalgo de minha casa que vendo Eu quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das terras do  Brasil e dar ordem e maneira com que melhor e seguramente se possam ir povoando para exaltamento da nossa santa fé e proveito de meus reinos e senhorios e dos naturais deles ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte em um lugar conveniente para daí se dar favor e ajuda às outras povoações e se ministrar justiça e prover nas coisas que cumprirem a meus serviços e aos negócios de minha fazenda e a bem das partes […]

É correto afirmar que, nesse trecho de documento, se faz referência:
A) à criação do Governo Geral, com sede na Bahia.
B) à implantação do vice-reinado no Rio de Janeiro.
C) à implementação da capitania-sede em São Vicente.
D) ao estabelecimento de capitanias hereditárias no Nordeste.


Questão 02. (FGV-SP–2008) O primeiro testemunho sobre a antropofagia na América foi registrado por Álvarez Chanca […] em 1493. […] Registrada a abominação antropofágica, os monarcas espanhóis autorizam em 1503 a escravidão de todos os caraíbas pelos colonos. No litoral brasileiro, os tupinambás, do grupo tupi, tinham o hábito do canibalismo ritual […]
Prova de barbárie e, para alguns, da natureza não humana do ameríndio, a antropofagia condenava as tribos que a praticavam a sofrer pelas armas portuguesas a “guerra justa” e do cativeiro perpétuo em 1557, por terem devorado no ano anterior vários náufragos portugueses, entre os quais se encontrava o primeiro bispo do Brasil.
ALENCASTRO, Luís Felipe de. Folha de S. Paulo, 12 out. 1991.

A partir do fragmento, é correto concluir que:
A) as tribos tupiniquins, aliadas aos franceses, acreditavam na justiça e na importância da guerra justa como capaz de permitir a supremacia contra tribos inimigas.

B) conforme determinavam as legislações de Portugal e da Espanha até o início do século XIX, apenas os nativos da América que praticavam o canibalismo foram escravizados.

C) a escravização dos ameríndios foi legal e efetiva apenas até a entrada dos primeiros homens escravos africanos na América, a partir da segunda metade do século XVII.

D) o estranhamento do colonizador europeu com a prática da antropofagia por parte dos nativos da América serviu de pretexto para a escravização desses nativos.

E) portugueses e espanhóis, assim como a Igreja Católica, associavam a desumanidade dos índios ao fato de esses nativos insistirem na prática da guerra justa.


Questão 03 sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil: (UEL-PR–2007) Sobre o sistema colonial de Portugal no Brasil, é correto afirmar:

A) Os reformadores do sistema de exploração mercantil aportaram em São Sebastião comandados por Tomé de Souza. O objetivo principal da esquadra era manter o sistema português de educação vigente no Brasil.

B) O Pe. Manuel da Nóbrega, membro da Companhia de Jesus, veio para o Brasil cumprir os preceitos da aplicação do dogma e da disciplina religiosa. Assim, estabeleceu-se na colônia a articulação dos poderes do rei e de Deus, ou seja, da Coroa portuguesa com a Igreja.

C) As revoluções Copernicana, Industrial e Francesa levaram a Coroa portuguesa por meio da Universidade de Coimbra, dominada pela Companhia de Jesus, a enviar a esquadra de Tomé de Souza para o Brasil, visando a controlar os movimentos reformistas que proliferavam em várias capitanias.

D) O Brasil, inserido no antigo sistema colonial, foi reconhecido como um exemplo de colônia de povoamento pela ocupação organizada do território, levando a Coroa portuguesa a liberar o comércio interno e a incentivar o panorama científico e educacional.

E) A Reforma Protestante e a revolução realizada por Nicolau Copérnico tiveram um grande impacto no sistema educacional do Brasil Colônia. Para auxiliar nesse processo, que pressupõe o desenvolvimento do dogma e da disciplina, a Companhia de Jesus enviou o Pe. Manuel da Nóbrega.


Questão 04. (UFMG–2007 – modificado) Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que a descoberta do Novo Mundo e, particularmente, do Brasil levou os portugueses a representar:

A) a América e sua população, novidade com que se defrontavam, inserindo-as em quadros mentais antigos.
B) a América, sua natureza e sua população, reconhecendo-as na sua alteridade em relação ao mundo europeu.
C) os povos da América em conformidade com as crenças – sobretudo as cristãs – em voga, então, no continente Europeu.
D) um dos Reis Magos como um índio da América, fazendo-o substituir aquele que é, usualmente, representado como negro.


Questão 05 sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil: (UFMG) É correto afirmar que a prática da antropofagia entre algumas tribos indígenas brasileiras se devia:

A) ao barbarismo daqueles povos, que não possuíam religião ou normas morais capazes de refrear seus instintos.
B) à crença de que, ao devorarem os inimigos, os índios estariam incorporando suas virtudes e qualidades.
C) à influência dos conquistadores europeus, uma vez que os índios procuravam responder à crueldade dos brancos.
D) a uma estratégia de apavorar os adversários, que ficavam com medo de combater os antropófagos.


Questão 06. (UNESP-SP – modificado)

Chantada a cruz, com as armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique:
[…] Ali estiveram conosco […] cinquenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós.
[…] [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal
[…] Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.
CAMINHA, Pero Vaz de. Carta do Achamento do Brasil, 10 maio 1500.

A respeito do texto, é correto afirmar que:
A) demonstram a submissão da monarquia portuguesa à Contrarreforma católica.
B) expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra.
C) atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.
D) representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.
E) apresentam uma leitura do passado, na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.


Questão 07. (UFC-CE) Acerca das pretensões iniciais da exploração e da conquista do Brasil, assinale a alternativa correta.

A) Interesses antropológicos levaram os portugueses a fazer contato com outros povos, entre eles, os índios do Brasil.

B) O rei Dom Manuel tinha se proposto chegar às índias navegando para o Ocidente, antecipando-se, assim, a Cristóvão Colombo.

C) O interesse científico de descobrir e de classificar novas espécies motivou cientistas portugueses para lançarem-se à aventura marítima.

D) Os conquistadores estavam interessados em encontrar terras férteis para desenvolver a cultura do trigo e, assim, dar solução às crises agrícolas que sofriam em Portugal.

E) Os portugueses estavam interessados nas riquezas que as novas terras descobertas podiam conter, além de garantir a segurança da rota para as Índias.


Questão 08 sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil: (UFPE) As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar  que:

A) a feitoria foi uma forma de colonização empregada por portugueses na África, na Ásia e no Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola.

B) as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo Geral de Mem de Sá, como proposta mais moderna de administração colonial.

C) as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu.

D) tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares.

E) o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das capitanias hereditárias.


Questão 09 sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil: (FUVEST-SP) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu  porque, até então:

A) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.

B) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas.

C) as forças e as atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas.

D) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica.

E) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.


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Gabarito com as respostas das questões de História do Brasil sobre Implementação do Sistema Colonial no Brasil:

01. A;

02. D;

03. B;

04. B;

05. B;

06. E;

07. E;

08. C;

09. C;

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