As Formações Vegetais Brasileiras Lista de Exercícios

Questão 01. As Formações Vegetais Brasileiras: (FGV-SP – modificado) Analise o seguinte pluviograma:

pluviograma das formações vegetais brasileiras

(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.)

A formação vegetal que ocorre no clima representado no pluviograma é encontrada na:
a) Foto 1 – clima tropical semiúmido, com chuvas de verão e secas de inverno.
b) Foto 2 – clima semiárido, com baixas precipitações e temperaturas elevadas.
c) Foto 3 – clima tropical úmido com chuvas o ano todo e temperaturas elevadas.
d) Foto 4 – clima subtropical, sem nítida estação seca e com grande amplitude térmica.
e) Foto 5 – clima superúmido, com elevados totais de chuva o ano todo.


Questão 02. (ENEM) algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas. As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois:

a) colaboram para a formação de vegetação xerófila
b) formam os leques aluviais nas planícies das bacias
c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia
d) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.
e) constituem um sistema represador da água na chapada.


Questão 03. As Formações Vegetais Brasileiras: (UEA-AM) A Amazônia é o maior bioma do Brasil, cobrindo um território de cerca de 4 milhões de km2 onde crescem 2 500 espécies de árvores (ou um terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul). Apesar desses números, pode considerar que o ecossistema apresenta relativa fragilidade porque:

a) A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico e seu equilíbrio é sensível a quaisquer interferências antrópicas.

b) O conhecimento tradicional das comunidades locais sobre os usos e a exploração dos recursos florestais tem provocado a extinção de espécies.

c) A grande variedade de espécies vegetais representa um obstáculo à formação de habitats naturais para muitas espécies exóticas.

d) O intrincado das copas das árvores impede a penetração dos raios solares e cria um ambiente úmido que dificulta a reprodução de inúmeras espécies.

e) A forte umidade do solo acelera o intemperismo e provoca a degradação das rochas e a formação de intensos processos erosivos.


Questão 04. (Unisa-SP) De 1990 a 2010, a “mata branca” perdeu 90 mil km2, quase a área de Portugal, em consequência do desmatamento e da expansão da agropecuária e do uso de madeiras de árvores nativas como fonte de energia (lenha) em residências e pequenas indústrias.
(Carlos Fioravanti. “Terra frágil”. Pesquisa FAPESP, maio de 2015.)

O bioma retratado no texto e o impacto ambiental decorrente do mau uso da terra são:
a) Caatinga e desertificação.
b) Pampa e arenização.
c) Amazônia e savanização.
d) Cerrado e laterização.
e) Mata Atlântica e salinização.


Questão 05. As Formações Vegetais Brasileiras: (Mackenzie-SP)

A região em destaque no mapa pode ser caracterizada:

mapa caracterização das formações vegetais brasileiras

a) Pela sua formação vegetal heterogênea, em que aparecem trechos de cerrado, de florestas, de campos e até de caatingas.

b) Pelos seus solos alagadiços, onde aparecem, em grandes áreas, formações arbóreas, como os pinheiros do Sul.

c) Pela baixa fertilidade das suas terras, aproveitadas apenas para a criação extensiva do gado ovino.

d) Pela existência de espécies vegetais herbáceas e arbutivas, marcada pela predominância de plantas xerófitas e halófitas.

e) Pelo domínio paisagístico de espécies latifoliadas e caducifólias, propícias à exploração madeireira.


Questão 06. As Formações Vegetais Brasileiras: (Uninove-SP) Analise o mapa que apresenta as sub-regiões do Nordeste brasileiro e leia o texto que se refere a uma dessas sub-regiões.

mapa sub-regiões do Nordeste brasileiro

Trata-se de sub-região com péssimos indicadores socioeconômicos. O clima predominante é o semiárido, principal responsável pelos rios intermitentes e pela presença da Caatinga, formação vegetal arbustiva com  espécies xerófilas, que suportam longos períodos de seca. Assinale a alternativa que estabelece a correta associação entre a numeração apresentada no mapa e a sub-região descrita pelo texto.

a) 4 – Zona da Mata.
b) 1 – Sertão.
c) 3 – Agreste.
d) 2 – Zona da Mata.
e) 2 – Sertão.


Questão 07. As Formações Vegetais Brasileiras: (FUVEST-SP) Os famosos Lençóis Maranhenses apresentam:

a) paisagem litorânea semelhante a um deserto com dunas, embora a pluviosidade da região forme lagoas doces.

b) estuário em forma de delta, constituindo uma planície aluvial que se prolonga até a costa, onde ocorrem as dunas.

c) falésias, denominação regional das dunas, decorrentes da ação erosiva marinha.

d) vales fluviais submersos pelo mar que constituem rias cercadas de dunas.

e) extensa baía, pela qual o mar penetra, formando cordões litorâneos e dunas.


Questão 08. As Formações Vegetais Brasileiras: (UNVV-SP)

Biomas brasileiros

mapa com os biomas brasileiros

Apresenta clima do tipo tropical semiúmido, com duas estações distintas, verão chuvoso e inverso seco. Sua vegetação predominante é do tipo arbustiva e vem sofrendo intensa devastação, em função, principalmente, das atividades agropecuárias, com destaque para a pecuária bovina e a produção de soja.

A descrição refere-se ao bioma:
a) Cerrado.
b) Caatinga.
c) Amazônia.
d) Mata Atlântica.
e) Pampa.


Questão 09. Observe o mapa e assinale a alternativa que corresponde à formação vegetal da área destacada e dê suas características.

biomas do brasil destaque dos Campos Naturais

a) Cerrado – pertencente à classificação do bioma savana, possui grande biodiversidade e forma ecossistemas ricos, com espécies variadas como pau-santo, barbatimão, gabiroba, piquezeiro e cataúba.

b) Mata dos Pinhais – chamada também de floresta aciculifoliada, está localizada em clima úmido, com temperaturas de moderadas a baixas no inverno; tem em sua constituição predominantemente o pinheiro.

c) Mata dos Cocais – chamada também de mata de transição, e constituída de palmeiras ou palmáceas, com grande predominância de babaçu e ocorrência de carnaúba.

d) Campos Naturais – formações rasteiras ou herbáceas, constituídas por gramíneas que atingem até 60 cm de altura; têm origem associada a solos rasos e a áreas sujeitas a inundações periódicas, ou, ainda, associada a solos arenosos.

e) Caatinga – vegetação xerófila, adaptada ao clima semiárido; nela predomina um extrato arbustivo caducifoliado e espinhoso e há também cactáceas.


Questão 10. As Formações Vegetais Brasileiras: (ENEM) As áreas do planalto do cerrado — como a chapada dos Guimarães, a serra de Tapirapuã e a serra dos Parecis, no Mato Grosso, com altitudes que variam de 400 m a 800 m — são importantes para a planície pantaneira mato-grossense (com altitude média inferior a 200 m), no que se refere à manutenção do nível de água, sobretudo durante a estiagem. Nas cheias, a inundação ocorre em função da alta pluviosidade nas cabeceiras dos rios, do afloramento de lençóis freáticos e da baixa declividade do relevo, entre outros fatores. Durante a estiagem, a grande biodiversidade é assegurada pelas águas da calha dos principais rios, cujo volume tem diminuído, principalmente nas cabeceiras.
Cabeceiras ameaçadas. Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC. Vol. 42, jun. 2008 (adaptado).

A medida mais eficaz a ser tomada, visando à conservação da planície pantaneira e à preservação de sua grande biodiversidade, é a conscientização da sociedade e a organização de movimentos sociais que exijam:
a) a criação de parques ecológicos na área do pantanal mato-grossense.

b) a proibição da pesca e da caça, que tanto ameaçam a biodiversidade.

c) o aumento das pastagens na área da planície, para que a cobertura vegetal, composta de gramíneas, evite a erosão do solo.

d) o controle do desmatamento e da erosão principalmente nas nascentes dos rios responsáveis pelo nível das águas durante o período de cheias.

e) a construção de barragens, para que o nível das águas dos rios seja mantido, sobretudo na estiagem, sem prejudicar os ecossistemas.


🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.


Gabarito com as respostas das questões de geografia sobre As Formações Vegetais Brasileiras:

Resposta do exercício 01. d;

02. e;

03. a;

04. a;

05. a;

06. e;

07. a;

08. a;

09. c;

10. d

Deixe um comentário