Exercícios sobre as Regiões do Brasil

01. Regiões do Brasil: (Enem) Há dia e hora marcados para as tempestades na Região Metropolitana de São Paulo. As chuvas intensas que alagam diversos pontos da capital e vários dos 39 municípios vizinhos que integram a maior metrópoleda América do Sul geralmente se concentram no início da semana, segunda ou quarta-feira, no fnal da tarde.

REVISTA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL. São Paulo: Editora Fapesp, 2008.

A ocorrência de chuvas intensas na metrópole de São Paulo nos sugere a hipótese de que:

A) a retirada da cobertura vegetal pouco interfere nesse processo.

B) a maior ocorrência de chuvas está restrita aos finais de semana e feriados.

C) a formação de ilhas de calor e os poluentes favorecem as chuvas intensas durante a semana.

D) a impermeabilização dos solos ameniza os impactos das chuvas.

E) a intensidade das chuvas não está relacionada à presença da cidade.

 

 

02. (Enem–2009) Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se confgurou em diferentes modos de produção e de organização social e política […].

Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de fgura nas três últimas décadas do século XX.

SAYAGO, D.; TOURRAND, J. F.; BURSZTYN, M. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: UnB, 2004.

Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas três últimas décadas, destaca-se:

A) a estatização das empresas privadas como garantia do monopólio da exploração dos recursos minerais pelo poder público.

B) o interesse geopolítico de controle da fronteira, o que representou maior integração da região com o restante do país, por meio da presença militar.

C) a reorganização do espaço agrário em minifúndios, valorizando-se o desenvolvimento da agricultura familiar e o desenvolvimento das cidades.

D) a modernização tecnológica do modo de produção agrícola para o aumento da produção da borracha e escoamento da produção pelas estradas.

E) a implantação de zona franca nas fronteiras internacionais, a exemplo da Guiana Francesa e Venezuela.

 

 

03. Regiões do Brasil: (UFMG) Observe no mapa as áreas assinaladas.

Em relação a essas áreas, é CORRETO afirmar que nelas predominam:

A) culturas comerciais, grandes e médias propriedades.

B) culturas de subsistência e minifúndios.

C) culturas irrigadas e microempresas agrícolas.

D) policultura e pequenas propriedades familiares.

 

 

04. (UFMG) Todas as alternativas apresentam características do espaço natural da região Centro-Oeste do Brasil, EXCETO:

A) Predominância de terrenos sedimentares recentes, datados do terciário e quaternário, recobrindo a maior parte da região.

B) Predomínio, na maior parte do território, de clima semiúmido, com uma estação seca bem marcada no inverno.

C) Presença de amplos espaços cobertos por formações fitogeográficas variadas, como cerrados, florestas, campos limpos e o Complexo do Pantanal.

D) Presença de formadores de grandes bacias hidrográficas, como a Bacia Platina e a Araguaia-Tocantins.

E) Presença de unidades geomorfológicas variadas, como maciços antigos, chapadões, cuestas e planícies aluviais.

 

 

05. Regiões do Brasil: (UFV-MG–2010) O processo de desenvolvimento industrial no Brasil produziu uma concentração das indústrias na região Sudeste do país, sobretudo na cidade de São Paulo. Atualmente, observamos uma tendência à desconcentração industrial e, ainda que as indústrias permaneçam no Sudeste, a intensa transformação proporcionada pelo desenvolvimento científico vem produzindo uma reorganização do espaço industrial. O espaço geográfico brasileiro vem se tornando mais fluido e revela novas localizações para as indústrias.

A partir dessas informações, analise as afirmativas a seguir:

I. O aumento dos custos dos terrenos e imóveis nas grandes metrópoles tornou esses locais menos atrativos para as indústrias.

II. A evolução das tecnologias e infraestrutura de transporte e comunicação aumentou os custos de transferência das indústrias.

III. A pressão exercida pela força dos sindicatos que reivindicam melhorias tanto dos salários quanto das condições de trabalho contribuiu para o deslocamento das indústrias.

IV. O elevado custo da produção nos centros urbanos exigiu um novo arranjo espacial das indústrias, o que foi facilitado pelos avanços científicos.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

A) II, III e IV.

B) I, II e III.

C) I, II e IV.

D) I, III e IV.

 

Exercícios sobre Estrutura Geológica Geral e do Brasil.

 

06. Regiões do Brasil: (Enem–2010) Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio.

RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (Adaptação).

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre:

A) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.

B) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.

C) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.

D) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.

E) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

 

 

07. (Uncisal–2010) Observe o mapa a seguir:

Polígono das Secas

A respeito da área delimitada, é CORRETO afirmar que:

A) o Polígono das Secas está restrito às áreas do Sertão dos estados nordestinos.

B) as regiões Norte, Nordeste e Sudeste situam-se nos limites do Polígono das Secas.

C) áreas do Agreste, Meio-Norte e Sertão são abrangidas pelo Polígono das Secas, ultrapassando os limites da própria região Nordeste.

D) a intensa urbanização na área do Polígono das Secas foi a responsável pelo aumento da erosão do solo e pela diminuição das chuvas.

 

 

08. Regiões do Brasil: (PUC Minas–2009) A figura ilustra um dos graves problemas na estrutura fundiária da Amazônia Brasileira, responsável pela ocorrência de inúmeros conflitos na região, decorrente do processo de expropriação das populações nativas de suas terras. Diante da gravidade da situação, o governo brasileiro, por meio do Incra, do Ministério da Defesa e do Ministério da Justiça, pretende realizar um amplo cadastramento das propriedades rurais da região.

A questão abordada refere-se à:

A) ocupação de terras por grandes empresas estatais como a Petrobras, em virtude da necessidade de exploração dos recursos naturais da área.

B) expansão dos garimpos ilegais, praticados por migrantes vindos das regiões mais pobres do país.

C) desapropriação de terras para realização de reforma agrária, assentando trabalhadores rurais vindos do Nordeste brasileiro.

D) aquisição ilimitada de terras por estrangeiros, que pode levar a um arriscado processo de internacionalização da Amazônia Brasileira.

 

 

09. (Mackenzie-SP–2010)

A inauguração de Brasília completa 50 anos

A ideia da transferência da capital do país para a região central do Brasil é antiga. Desde a Inconfidência Mineira, esse sonho já era acalentado por seus participantes, porém, coube ao presidente Juscelino Kubitschek a iniciativa de mudá-la do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste brasileiro. Com projetos, urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a nova capital foi inaugurada em 21 de abril de 1960, data escolhida em homenagem a Tiradentes.

A respeito de Brasília, julgue os itens seguintes.

I. Uma das justificativas para a sua construção foi a de que a interiorização da capital traria desenvolvimento para áreas despovoadas e inexploradas do território brasileiro, além de ser menos vulnerável a ataques externos.

II. Após a sua construção, municípios periféricos (cidades-satélites) foram criados pelo governo, visando atender às necessidades sociourbanas da população trabalhadora que, via de regra, se empregava em Brasília.

III. A capital passou a ser polo de atração para migrantes. Atualmente, a região Centro-Oeste abriga mais de 13 milhões de habitantes.

Estão CORRETAS:

A) I e II, apenas.

B) II e III, apenas.

C) I e III, apenas.

D) I, II e III, apenas.

E) I, apenas.

 

 

10. Regiões do Brasil: (Enem) Considerando-se a organização espacial da indústria na região Sudeste brasileira, é possível afirmar que:

A) a concentração geográfica da indústria no espaço intrarregional foi responsável, em períodos recentes, pelos processos de deseconomia de aglomeração na região.

B) o modal ferroviário representou a principal via de integração do espaço ocidental brasileiro, viabilizando a expansão do mercado interno da produção industrial do Sudeste.

C) a moderna industrialização está restrita na região Sudeste ao Oeste Paulista e é representada pelo desenvolvimento da agroindústria de soja e laranja em São Paulo.

D) a falta de mão de obra qualificada na região Sudeste para o trabalho em empresas de alta tecnologia é um fator responsável pelas poucas indústrias do gênero localizadas na região, e ainda pela inexistência de tecnopolos.

E) cada vez mais a economia agroindustrial no Brasil está apoiada na produção de matéria-prima bruta para as indústrias sediadas no complexo urbano-industrial de São Paulo.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Regiões do Brasil:

01. C; 02. B; 03. A; 04. A; 05. D; 06. A; 07. C; 08. D; 09. C; 10. A