Lista com 10 atividades de Geografia sobre a Grande Depressão, Segunda Guerra Mundial e o Fascismo e Nazismo para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Em linhas gerais, pode-se dizer que a Grande Depressão (1929) resultou principalmente:
a) da queda da exportação, desemprego e aumento de consumo interno.
b) da desvalorização da moeda, com o objetivo de elevar os preços dos gêneros agrícolas.
c) do fechamento temporário dos bancos e a requisição dos estoques de ouro para sanear as finanças.
d) da superprodução industrial e agrícola, que foi se evidenciando quando o mercado não conseguiu mais absorver a produção que se desenvolvera rapidamente.
e) da emissão de papel-moeda e o abandono do padrão-ouro que permitiram ao Banco Central financiar o seguro-desemprego.
Questão 02. Realizar o “Anchluss” era um velho sonho dos nazistas. E isso começou a ser conseguido por Hitler em março de 1938. A expressão entre aspas e a data são suficientes para elucidar o sonho nazista de:
a) ocupação da região do Reno, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.
b) anexação do corredor polonês, restabelecendo a relação com a Prússia.
c) repúdio total às imposições do Tratado de Versalhes.
d) ascensão de Hitler ao poder.
e) marchar sobre a Áustria, a sua anexação e a concretização da ideia do pangermanismo (reunificação das etnias alemãs).
Questão 03. Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de ideias reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo.
Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:
a) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.
b) Militarismo – Pregava a ideia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.
c) Raça Superior – Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
d) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
Questão 04. A grande depressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a ocorrência da:
a) Guerra Fria
b) Segunda Guerra Mundial
c) Guerra Cívil Americana
d) N.D.A
Questão 05 com Exercícios sobre a Grande Depressão, Segunda Guerra Mundial e o Fascismo e Nazismo para o 9° Ano: A crise econômica global em 1929 foi resultado de uma espetacular sequência de eventos que terminou com a quebra da bolsa de Nova Yorque.
Quais as consequências deste fato?
I. A retração do comercio mundial.
II. Aumento do desemprego.
III. Falência de inúmeros bancos.
IV. Crise financeira localizada especificamente na Europa.
V. Estatização de empresas do setor industrial.
Assinale a alternativa cuja sequência corresponde as afirmativas verdadeiras :
A) I, II, III.
B) II, III, IV.
C) III, IV, V.
D) I, II, V.
E) I, II, III, IV.
Questão 06. Identifique a alternativa incorreta. Entre as razões da Grande Depressão do final dos anos 20, podemos citar:
a) A distribuição das riquezas entre um número maior de pessoas.
b) O descompasso entre crescimento dos salários e o aumento dos lucros.
c) A concorrência que a Europa passou a fazer aos Estados Unidos no mercado internacional.
d) A crise agrícola: a prosperidade dos anos 20 estava ligada à indústria, não à agricultura, que esteve em crise durante toda a década.
e) A especulação (prática que consiste em criar uma procura ou uma oferta artificial de um bem ou mercadoria, visando obter lucro com o comportamento futuro do mercado.
Questão 07. Identifique a alternativa incorreta. Eleito presidente dos estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt lançou o “New Deal – Novo acordo”, uma nova forma de reger a economia, que:
a) Defendia a intervenção do Estado na economia.
b) Previa a realização de grandes investimentos em obras públicas.
c) Defendia a diminuição da jornada de trabalho a fim de aumentar a oferta de emprego.
d) Resultou em fracasso e aumento do desemprego.
e) Ajudou a reerguer a economia norte-americana.
Questão 08. Leia atentamente as afirmativas abaixo. Depois assinale qual a seqüência correta em relação a ser Verdadeira ou a ser Falsa
( ) A crise econômica de 1929 foi provocada pelo superprodução, diminuição das exportações
/importações e a especulação.
( ) O “american way life” nos Estados Unidos foi exportado como modelo ideal de sociedade a ser seguido pelos demais países.
( ) O excesso de oferta acumulou grandes estoques que sem compradores fez os produtos encalharem nas prateleiras.
( ) No livro Minha Luta, escrito por Hiltler, está a doutrina do Nazismo caracterizado: nacionalismo, totalitarismo e anti-semitismo.
( ) O termino da 1ª Guerra não representou relevância no contexto da crise do capitalismo em 1929.
a) V-V-F-V-F
b) V-F-V-F-V
c) V-V-V-V-F
d) F-F-F-F-F
e) F-V-F-V-F
Questão 09. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.
Questão 10. A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o “New Deal”, adotado por Roosevelt, em 1933.
Uma das medidas principais desse programa foi o(a):
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.
e) redução dos incentivos à produção agrícola.
Gabarito com as respostas dos melhores Grande Depressão, Segunda Guerra Mundial e o Fascismo e Nazismo para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. D;
02. E;
03. D;
04. B;
05. E;
06. A;
07. D;
08. C;
09. B;
10. D.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína