Questão 01. América e Mercosul: UFSE – Considere o texto apresentado abaixo.
“Um americano consome 30 vezes mais petróleo e minerais que um hindu. (…) mais 75 milhões de americanos equivalem a um aumento planetário de 3 bilhões e 750 milhões de hindus.”
Adaptado de POURSIN, Jean-Marie e DUPUY, Gabriel. Malthus. São Paulo: Cultrix/EDUSP,1975.
Sobre o crescimento da população mundial, o texto procura destacar que:
a) existem ritmos diferenciados de crescimento populacional entre os países do globo, em especial entre os países ricos e os pobres, nos quais o crescimento demográfico encontra-se estabilizado.
b) o crescimento da população dos países pobres ameaça o bem-estar da população dos países ricos em função de sua proporção muito maior, ainda que com baixa capacidade de consumo.
c) nos países pobres, o crescimento demográfico encontra-se na fase expansiva, gerando um desequilíbrio entre população e poder de consumo, o que não ocorre nos países ricos de crescimento demográfico negativo.
d) enquanto a população dos países ricos cresce em ritmo aritmético e de forma equilibrada quanto aos recursos, a população nos países pobres cresce em escala geométrica gerando, com isso, escassez de recursos.
e) o poder de consumo das populações dos países ricos faz com que seu crescimento demográfico tenha maior impacto econômico e ecológico que o crescimento populacional nos países pobres.
Questão 02. Cefet-PR – Assinale a alternativa em que todos os países indicados integram o MERCOSUL.
a) Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
b) Brasil, Peru, Paraguai e Argentina.
c) Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai.
d) Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai.
e) Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Questão 03. América e Mercosul: FGV-SP – A respeito da criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), podese afirmar que:
a) as resistências do Brasil à criação dessa área residem somente em abolir as barreiras não-tarifárias e os efeitos da lei de cotas (ambos impostos pelos EUA), que afetam exclusivamente o setor de suco de laranja.
b) a tradição de global trader do Brasil acabou pesando na decisão de o país retirar-se das negociações para a criação dessa área, voltando-se ao fortalecimento do Mercosul.
c) a estratégia brasileira tem sido, entre outras medidas, a de resistir à investida norteamericana para acelerar a criação dessa área e de fortalecer o Mercosul, para dialogar com os EUA em posição mais favorável.
d) assim como outros países do continente, o Brasil não assumiu compromissos com o reconhecimento de padrões internacionais de trabalho e a proteção ao meio ambiente.
e) setores produtivos do Brasil, como os de calçados, têxteis, siderúrgico e suco de laranja desejam acelerar a criação dessa área, por serem competitivos e não sofrerem sanções tarifárias e da lei de cotas impostas pelos EUA.
Questão 04. Centro Universitário do Triângulo-MG – Fundado em 1991, o MERCOSUL é hoje uma iniciativa de integração econômica inegavelmente coroada de êxito. O comércio entre os países-membros cresceu significativamente, e isto vem atraindo investimentos produtivos multinacionais. Ainda sobre o MERCOSUL são feitas as seguintes afirmativas:
I. a balança de comércio entre o Brasil e a Argentina vem sendo favorável ao primeiro, em razão das exportações brasileiras serem em sua maioria, de produtos industrializados;
II. a posição do Uruguai e do Paraguai vem sendo fortalecida, em virtude da escolha de seus territórios para a implantação de novas montadoras de automóveis, atraídas pelos mercados do MERCOSUL;
III. a maior abertura do mercado brasileiro a produtos agrícolas argentinos e uruguaios vem gerando, entre outros efeitos, a redução das áreas de plantio de trigo no Paraná e de uvas na Serra Gaúcha.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, somente
b) II, somente
c) III, somente
d) I e II, somente
e) II e III, somente
Questão 05. América e Mercosul: UFSE – A associação entre exportação de produtos agrícolas e minerais e o baixo nível de desenvolvimento econômico de um país nem sempre é verdadeira. O Canadá, por exemplo, que apresenta um PIB que coloca no grupo dos países de maior desenvolvimento econômico, tem uma importante participação dos produtos primários em suas exportações, onde se destacam:
a) o cobre e a madeira.
b) a bauxita e o algodão.
c) o manganês e o trigo.
d) o carvão mineral e o pescado.
e) a prata e a soja
Questão 06. América e Mercosul: UFSM – Sobre os grandes blocos econômicos, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa a seguir.
( ) O MERCOSUL nasceu da aproximação brasileiro-argentina e dos acordos prévios de integração bilateral firmados entre os dois países. A condição prévia para essa aproximação foi a redemocratização política em ambos os países.
( ) A União Européia objetiva a padronização da legislação, econômica, fiscal, trabalhista, ambiental, etc. Procura, também, uma liberalização quanto à circulação de capitais, mercadorias, serviços e pessoas no interior do bloco.
( ) A Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) teve êxito devido, além de outros fatores, aos grandes desníveis econômicos entre os países membros e às medidas protecionistas implantadas pelos regimes militares que predominaram na região, nas décadas de 60 a 80.
( ) A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada, inicialmente, para desenvolver a região e aumentar sua estabilidade; em 1992, resolveu transformar-se em uma zona de livre comércio a ser implantada até 2008.
A sequência correta é:
a) V – F – V – F
b) F – V – V – F
c) F – V – F – V
d) V – V – F – V
e) V – F – F – V
Questão 07. Unifor-CE – Considere as afirmações apresentadas abaixo.
I. Na América, na Ásia e na África, este sistema agrícola foi introduzido pelos colonizadores europeus, sobretudo nas áreas tropicais.
II. Corresponde à agricultura de subsistência, adotada pelos pequenos agricultores, na forma de áreas cultivadas em clareiras abertas nas matas.
III. Predomina a monocultura voltada para a exportação, com a concentração da produção em gêneros de grande comercial.
IV. Utiliza numerosa mão-de-obra, empregada nos trabalhos de irrigação e no trato diário da cultura, principalmente na adubação e controle das pragas.
Referem-se ao sistema agrícola de plantation somente:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) II e IV
Questão 08. América e Mercosul: UFR-RJ – A maior parte das cidades e indústrias canadenses encontram-se na região sudeste, junto aos Grandes Lagos e ao rio São Lourenço. No sentido contrário, isto é, na região noroeste, há um grande vazio urbano-industrial. O que explica essa forma de ocupação do espaço canadense é:
a) o rigor climático no noroeste e o interesse econômico ao sul dos Grandes Lagos;
b) a maior atividade econômica canadense com a França, do outro lado do Atlântico;
c) a localização geográfica do Reino Unido, com quem o Canadá mantém o maior fluxo de comércio exterior;
d) o clima ameno do noroeste que propicia a ocupação da região por florestas de coníferas;
e) a fertilidade dos solos podzólicos do noroeste que propicia a ocupação da região por atividades agrícolas.
Questão 09. Mackenzie-SP – Em discurso aos membros do Conselho Empresarial da América Latina, o presidente Fernando Henrique Cardoso destacou a necessidade de um “pequeno Maastricht” sul-americano (…) “Sem uma situação fiscal e uma política cambial equilibrada não será possível qualquer acordo” concordou o ex-ministro da fazenda do Chile Alejandro Foxley (…)
(O Estado de São Paulo — 02/09/2000)
O tratado de Maastricht, referido no discurso presidencial:
a) resultou na ajuda econômica americana aos países europeus após a II Guerra Mundial, que permitiu a reconstrução econômica da Europa Ocidental.
b) foi resultado da Conferência de Bretton Woods que adotou o dólar americano como moeda padrão para as trocas internacionais.
c) resultou na assinatura do NAFTA, que criou a zona de livre comércio norte-americana, envolvendo os Estados Unidos, o Canadá e o México.
d) foi assinado pela Comunidade Européia em 1991 e estabeleceu as metas para equilibrar as condições econômicas de seus países e viabilizar a adoção da moeda única.
e) foi assinado após a II Guerra Mundial e resultou na criação da OTAN, aliança militar liderada pelos Estados Unidos.
Questão 10. América e Mercosul: FGV-SP – Com uma produção diversificada, abrangendo indústrias têxteis, siderúrgicas e de equipamentos ferroviários, a região do Manufacturing Belt, comparada a outras regiões industriais dos EUA:
a) vem aumentando sua participação relativa no total da produção do país, desde o pós-guerra.
b) é uma região de fortes investimentos (hot belt) graças à vertiginosa expansão da indústria automobilística nas duas últimas décadas.
c) perdeu sua posição de comando nas decisões econômicas do país, devido ao deslocamento significativo de indústrias, serviços e rede bancária para o Noroeste.
d) apresenta organização predominantemente fordista, diferenciando-se dos novos centros industriais do Sun Belt, pautados pela acumulação flexível.
e) caracteriza-se por dispersão territorial de suas indústrias, grande automação e pequena dependência das fontes de energia.
🔵 >>> Confira nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre América e Mercosul:
01. e;
02. a;
03. c;
04. a;
05. a;
06. d;
07. b;
08. a;
09. d;
10. d
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína