10 Exercícios sobre Biodiversidade e Devastação da Vegetação

Questão 01. Vegetação: (UERJ)

Atalho Para a Biodiversidade

Corredor ecológico de 800 km interligará parques do Centro-Oeste do Brasil

mapa de um corredor ecológico no centro-oeste brasileiro

Considerando-se a implantação de corredores ecológicos, é INCORRETO afirmar que:
A) os parques, na falta desses corredores, constituem ilhas isoladas de ampliação da biodiversidade e de formação de novas espécies.

B) esse tipo de ligação permite o fluxo gênico entre indivíduos da mesma espécie e a manutenção de seus ciclos biológicos.

C) alguns animais favorecidos, nas regiões assim interligadas, são a onça-pintada, o lobo-guará, a ema e o veado-campeiro.

D) os animais e plantas dependentes desses corredores são espécies sensíveis a ambientes alterados.


Questão 02. (UERJ) As matas ciliares, apesar de protegidas por lei, continuam sendo derrubadas para implantação de lavouras em áreas férteis, num procedimento que provoca inúmeras modificações ambientais. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE algumas dessas modificações.

A) Aumento do número de espécies de angiospermas e da oferta alimentar para a ictiofauna.

B) Diminuição de processos erosivos e aumento da diversidade de nichos para a avifauna.

C) Diminuição do risco de agrotóxicos e adubos atingirem os cursos-d’água e aumento do número de espécies de angiospermas.

D) Aumento da oferta alimentar para a ictiofauna e diminuição da exposição do solo aos processos erosivos.

E) Diminuição da diversidade de nichos para a avifauna e aumento do assoreamento dos cursos-d’água.


Questão 03. Vegetação: (PUC Minas–2006) “A biosfera é o espaço terrestre onde se desenvolve a vida” (Troppmair, 2004). Ela envolve todo o globo terrestre e possui espessura variável. A abundância e a diversidade da vida são funções da disponibilidade de energia. Assim, pode-se afirmar que constitui padrão geográfico da biodiversidade em função da disponibilidade de energia:

I. A diversidade e abundância da vida diminuem à medida que ocorre o afastamento em relação ao Equador sobre as superfícies continentais.

II. A diversidade e a abundância de vida são elevadas nas zonas desérticas quentes, onde abunda energia solar.

III. A diversidade e a abundância da vida possuem o mesmo padrão geográfico de distribuição nas superfícies continentais e oceânicas, em latitudes iguais.

A afirmativa está CORRETA em:
A) I apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.


Questão 04. (UFMG–2007) Leia este trecho:

As Caatingas

Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a Caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo,  lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante. Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos – mimosas tolhiças ou eufórbias ásperas sobre o tapete de gramíneas murchas – e se a figure farta de vegetais distintos, as suas árvores, vistas em conjunto, semelham uma só família de poucos gêneros, quase reduzida a uma espécie invariável, divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformação, a mesma aparência de vegetais morrendo, quase sem troncos, em esgalhos logo ao irromper do chão.
CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Francisco Alves / Publifolha, 2000. p. 37-38.

A partir dessa leitura, é INCORRETO afirmar que, no trecho transcrito, o autor:
A) apresenta a Caatinga como uma vegetação de reduzida biodiversidade, embora de significativa multiplicidade de formas adaptativas.

B) caracteriza a vegetação da Caatinga como repulsiva, agressiva, por causa dos espinhos, galhos retorcidos, folhas urticantes.

C) deixa entrever o caráter decidual da vegetação quando fala de árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos.

D) descreve a vegetação sertaneja no período das secas; daí, as expressões que remetem à agonia, morte, desolação.


Questão 05. Vegetação: (UFSJ-MG–2010 – MODIFICADA) Assinale a alternativa que apresenta uma medida viável que contribuiria para diminuir o desmatamento ilegal da Amazônia:

A) Fechamento das madeireiras que atuam na região amazônica e reflorestamento das áreas desmatadas, para recomposição da biodiversidade.

B) Novas leis proibindo totalmente o desmatamento e maior fiscalização nas estradas para evitar que a madeira saia da Amazônia e chegue às serrarias.

C) Transformação da Amazônia em uma área de preservação permanente, impedindo, assim, a exploração econômica dessa região.

D) Exigência, por parte do consumidor final, de documentos que comprovem que a madeira possui certificação, ou seja, que foi retirada da floresta seguindo um plano de manejo.


Questão 06. Vegetação: (UEPB–2011)

Herdeiro da Pampa Pobre
Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei do pai.
Vaine Darde

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona CORRETAMENTE com a composição apresentada:

A) O Complexo do Pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.

B) O Cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos, da pecuária extensiva e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta e é classificado como um hotspot por merecer atenção especial

C) A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas sujeito a processo de desertificação que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.

D) A Mata dos Pinhais, típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação encontra-se em áreas de conservação ambiental.

E) As pradarias mistas do Sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a  ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.


Questão 07. (UFPA–2011) O trecho abaixo é parte do artigo publicado na Folha de São Paulo do dia 16/09/2010 referente ao bioma Cerrado.

Governo brasileiro estuda medidas para conter desmatamento no Cerrado

O Ministério do Meio Ambiente anunciou na última quarta-feira (15) medidas para conter o desmatamento no Cerrado. As iniciativas incluem a criação de uma “lista negra” de até 50 municípios críticos e de um sistema de monitoramento por satélite em tempo real. […]. O PPCerrado (Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado) será o instrumento usado para cumprir a meta brasileira  de reduzir em 40% as emissões de gás carbônico pelo desmatamento no bioma até 2020. A meta, assumida em 2009 na conferência de Copenhague, foi calculada sobre a média verificada entre 2002 e 2008, de 14,2 mil km2 anuais. Para cumpri-la, o governo planeja criar 2,5 milhões de hectares de unidades de conservação, demarcar 5,5 milhões de hectares em terras indígenas e bancar a recuperação de 8 milhões de hectares em pastos degradados. […]
Disponível em: <www.folha.uol.com>. Acesso em: 02 out 2010.

Considerando o texto anterior e demais conhecimentos sobre o tema tratado, assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE essa situação:

A) Grande parte da devastação do Cerrado foi provocada pela ocupação humana decorrente das frentes de expansão e povoamento, iniciadas na primeira metade do século XX e impulsionadas por atividades econômicas como a pecuária tradicional e, mais recentemente, o agronegócio da soja.

B) O desmatamento, no Cerrado, data do período da colonização brasileira, quando a vegetação neste bioma foi substituída pela agricultura extensiva para exportação, no início pela cana-de-açúcar e mais tarde, pela monocultura cafeeira.

C) As queimadas e o desmatamento ameaçam a biodiversidade na região do Cerrado. No entanto, em área destinada às unidades de conservação, essas práticas são raras devido à intensa fiscalização. Isso explica o empenho do governo em ampliar essas áreas de proteção do Cerrado na Amazônia.

D) A análise multitemporal realizada por satélite constatou que, nos últimos anos, o aumento do desmatamento do Cerrado é resultado da rápida expansão urbana nos 50 municípios a que o texto se refere.

E) O tipo de solo ácido e a vegetação de tronco retorcido são características naturais favoráveis aos processos de degradação, como a expansão de voçorocas no Cerrado. Entre as medidas de preservação para recuperar essas áreas degradadas, o governo incentiva o plantio de gramíneas para pastagem.


Questão 08. Vegetação: (Unimontes-MG–2008) Leia o texto.

A luta pela preservação da floresta

Aclamado como o país de maior diversidade biológica do mundo, o Brasil tem sua riqueza natural sob constante ameaça. Um exemplo dessa situação é o desmatamento anual da Amazônia, que cresceu 34% de 1992 a 1994. A taxa anual, que era de pouco mais de 11 000 km² em 1991, ficou em 16 926 km² em 1999, conforme dados oficiais. A atividade agrícola de forma não sustentável e a extração madeireira continuam sendo os maiores problemas. A extração tende a aumentar na medida em que os estoques da Ásia se esgotam.
Fonte: WWF, 2007.

Apesar de o Brasil ter uma moderna legislação ambiental, ela não tem sido suficiente para impedir a devastação da floresta. Podem ser citados como fatores que dificultam a proteção da floresta, EXCETO:
A) a insuficiência de pessoal dedicado à fiscalização.
B) o envolvimento das populações locais.
C) as dificuldades em monitorar extensas áreas de difícil acesso.
D) a fraca administração das áreas protegidas.


Questão 09. (UFSM-RS) Observe o mapa:

mapa brasil da porcentagem de mata desmatada até 1991

VESENTINI, J.W. Sociedade e Espaço: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 1999. p. 261.

Assinale alternativa CORRETA:
A) Os tipos de vegetação originais mais devastados, em ordem decrescente de percentual, foram a floresta tropical latifoliada, a Mata de Araucária, a Caatinga e os Campos.

B) A área dos Cerrados corresponde ao domínio do clima tropical úmido; quase a metade da vegetação original de plantas xerófilas foi desmatada.

C) A floresta tropical latifoliada, com 95% da área desmatada, é típica do clima tropical com uma estação chuvosa e outra seca; ela recobria os relevos montanhosos ao longo do litoral brasileiro.

D) Na região Sul, a floresta original de Araucária foi quase totalmente desmatada pelo extrativismo vegetal; essa floresta dominava vastas extensões do Planalto da Bacia do Paraná.

E) No domínio do clima semiárido, a vegetação original de Cerrados apresenta-se quase totalmente desmatada; essa vegetação ocupava, principalmente, a Depressão Sertaneja e do São Francisco.


Questão 10. Vegetação: (PUCPR) Cerca de 30% de todas as drogas fabricadas no mundo resultam de substâncias extraídas das florestas: de plantas ou de animais. As florestas tropicais e equatoriais são as principais fornecedoras, não havendo ainda qualquer compensação para os respectivos países. É fácil avaliar a importância da biodiversidade dos ecossistemas da zona intertropical:

A) notadamente no Canadá e Alasca, onde a vegetação de coníferas ocupa extensão impressionante.

B) representados, por exemplo, pela vegetação que recobre a maior parte das Penínsulas Balcânica e Escandinava.

C) existentes na metade norte da África, onde estão o Marrocos, a Argélia e a Líbia.

D) onde se destacam o Brasil, a Indonésia e a República Democrática do Congo com as maiores selvas equatoriais e tropicais do mundo.

E) particularmente na Taiga siberiana, que contém a mais extensa região florestal da Terra.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Vegetação:

01. A;

02. E;

03. A;

04. A;

05. D;

06. E;

07. A;

08. B;

09. C;

10. D

Deixe um comentário