Exercícios sobre os Domínios Morfoclimáticos e Naturais

01. Domínios Morfoclimáticos e Naturais: Cefet-RJ – Os climas do Brasil são influenciados por cinco massas de ar. A massa de ar que avança normalmente na direção NO-SE, provocando chuvas de verão em quase todo o país, é a:

a) Massa Polar Atlântica.

b) Massa Tropical Continental.

c) Massa Tropical Atlântica.

d) Massa Equatorial Continental.

 

 

02. Cefet-PR – Sobre a Mata Atlântica, são feitas as seguintes afirmações:

I. O mecanismo de distribuição da umidade da Massa Polar Atlântica é o responsável pela exuberância e diversidade dessas florestas. Os ventos carregados de umidade são barrados, na zona costeira, por diversos acidentes orográficos , descarregando grandes volumes de água.

II. Ao longo da história brasileira, a floresta Atlântica foi destruída para ceder lugar à cana-de-açúcar e ao café. Hoje, este quadro é muito diferente, pois a criação de parques como o da Juréia, o Marumbi e as Áreas de Proteção Ambiental, como a de Guaraqueçaba, estão levando a floresta a se recompor e a previsão é a de que em breve ela recuperará sua área original.

III. A floresta Atlântica é, na aparência, semelhante às matas amazônicas. É, como aquelas, densa, com árvores altas em setores mais baixos do relevo, apesar das árvores amazônicas apresentarem, em média, desenvolvimento maior.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

a) I. b) II. c) I e III. d) III. e) I e II.

 

 

03. Domínios Morfoclimáticos e Naturais: Univali-SC

“Nenhum pesquisador fala mais da Amazônia como pulmão da Terra, só como ar condicionado – o maior do mundo. É um serviço que a floresta presta a este pedaço do planeta, resfriando e umidificando o clima para 20 milhões de habitantes da região, mas seu motor pode literalmente queimar num futuro próximo […] Esses ‘serviços ambientais’ incluem efeitos benéficos como a fixação de gás carbônico da atmosfera e a manutenção do regime de chuvas. As áreas mais importantes estão na parte oriental da Amazônia.”

LEITE, Marcelo. Seca ameaça Amazônia, diz cientista. Folha de S. Paulo. São Paulo, p. 3-4, 22/09/1999.

O Estado que detém maior área na Amazônia oriental brasileira é:

a) Amazonas. b) Tocantins. c) Mato Grosso. d) Goiás. e) Pará.

 

 

04. U. Católica-PE adaptada – A vegetação de caatinga ocupa uma ampla área da região Nordeste do Brasil e vem sendo utilizada pelo homem desde antes da colonização.

Sobre esse assunto, podemos dizer que:

( ) a utilização da caatinga ainda se fundamenta em processos extrativistas para obtenção de produtos de origem pastoril, madeireiro ou agrícola;

( ) o modelo atual de exploração da caatinga não tem sustentação ecológica e econômica, tornando-se necessário o desenvolvimento de alternativas que propiciem a sustentação da degradação ambiental;

( ) a caatinga é uma formação vegetal que pode ser utilizada como alimentação pelo sertanejo.

 

 

05. Domínios Morfoclimáticos e Naturais: Fuvest-SP – Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se:

I. Concentração nas baixas latitudes, associada a elevadas precipitações.

II. Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido.

III. Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos.

IV. Ocorrência em diferentes altitudes.

Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

a) I e III. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

 

Exercícios sobre Estrutura Geológica do Brasil e do Mundo.

 

06. Domínios Morfoclimáticos e Naturais: U. E. Maringá-PR – Identifique o que for correto sobre o domínio da caatinga.

(01) O domínio da caatinga, juntamente com o deserto patagônico, constituem as duas regiões de maior aridez no território sul-americano.

(02) A vegetação, adaptada ao calor e à aridez, apresenta árvores e arbustos espinhentos e cactáceas.

(04) Os solos são rasos e pedregosos e os afloramentos rochosos são frequentes.

(08) Os “brejos úmidos de encosta” correspondem a áreas de maior umidade, associadas à ocorrência de chuvas orográficas.

(16) No domínio da caatinga, predomina a decomposição química das rochas, resultando em depósitos de sílica e de sal-gema. Este último, comum no vale do rio São Francisco, é aproveitado na criação de caprinos e bovinos.

(32) O sorgo e a palmatória-de-espinho são forrageiras cultivadas para alimentação do gado, durante os períodos de secas cíclicas.

(64) A vegetação de caatinga ocorre na porção interior da região Nordeste, conhecida como “sertão”, estendendo-se até o litoral setentrional, nessa unidade regional brasileira.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

07. U. Católica-PE adaptada – “Terra, Planeta Água”! É assim o refrão da música homônima conhecidíssima, do compositor Guilherme Arantes, na qual, de forma poética, descreve a importância da água para o homem.

Sobre o tema abordado na canção em apreço, podemos afirmar que:

( ) a manutenção de uma cobertura vegetal apropriada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos hídricos;

( ) a distribuição da água na Terra se processa de uma forma homogênea e uniforme;

( ) o homem não conseguiu, ainda, provocar modificações no ciclo hidrológico;

( ) as rochas com boa porosidade e permeabilidade apresentam melhor infiltração de água.

 

 

08. Domínios Morfoclimáticos e Naturais: UFRS – No artigo 225 da Constituição Brasileira de 1988, no Capítulo VI – Meio Ambiente – fica estabelecida a criação, em todas as Unidades da Federação, das denominadas Unidades de Conservação (UCs), como as descritas abaixo:

Associe os domínios vegetais com as características de cada Unidade de Conservação.

1. Cerrado

2. Caatinga

3. Complexo do Pantanal

4. Mata Atlântica

( ) Pertence à classificação do bioma savana, sendo ultrapassada em extensão somente pela Floresta Amazônica. Possui fauna rica, com ema, siriema, veado-catingueiro e onça-pintada, vivendo num ecossistema de vegetação campestre e arbustiva.

( ) Localiza-se em uma área de planície deprimida com muitos rios e lagoas. Além do cervo, capivara e jacaré, sua fauna é rica em peixes e aves. A flora é composta por gramíneas, capões de mata e espécies aquáticas.

( ) Devido ao intenso desmatamento, permanece com cerca de 5% da sua área original.

A vegetação é rica em árvores de grande valor comercial, como a peroba, o cedro, o jacarandá e outras. Sua fauna possui várias espécies de mamíferos e aves.

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é:

a) 1 – 2 – 3 d) 2 – 1 – 4

b) 1 – 3 – 4 e) 2 – 3 – 4

c) 2 – 1 – 3

 

 

09. UFPR

“No lugar do termo paisagem natural costuma-se utilizar também domínios morfoclimáticos, devido à importância do relevo e do clima na formação de cada conjunto. Mas isso não significa que cada conjunto seja delimitado apenas pelo clima e pelo relevo, já que há uma superposição na coincidência entre os domínios morfoclimáticos, os fitogeográficos, os hidrográficos e os pedológicos.”

(Modificado de VESENTINI, J. W. Brasil, sociedade e espaço. São Paulo, Ática, 1998. p. 271.)

Sobre esse assunto, é correto afirmar:

( ) No Brasil, em pelo menos dois domínios, o Amazônico e o do Cerrado, a vegetação ainda permanece intacta.

( ) No domínio da Araucária, a ocupação foi tão intensa que a cobertura vegetal se restringe a menos de 10% do que havia originalmente.

( ) No domínio dos Mares de Morros, localizado na porção litorânea do país, a unidade fitogeográfica dominante é a Floresta Atlântica.

( ) O domínio das Pradarias, no extremo sul do Brasil, caracteriza-se por alta densidade hidrográfica, devido às condições climáticas presentes: alta pluviosidade e temperaturas elevadas durante todo o ano.

( ) Existem áreas de transição entre os diferentes domínios, onde coexistem elementos de dois ou mais domínios adjacentes.

( ) No domínio da Caatinga, o clima é semi-árido, predominando a escassez e o regime incerto de chuvas.

 

 

10. Domínios Morfoclimáticos e Naturais: U. F. Pelotas-RS – adaptada Julgue os itens abaixo.

I. O eucalipto, nativo da Mata Atlântica e amplamente cultivado no Brasil, é a árvore com madeira de melhor qualidade para fabricação do papel.

II. A expressão “fica morro abaixo” indica-nos que, se a floresta estivesse “morro acima”, não seria possível a retirada.

III. O volume da tora, após o beneficiamento, corresponde a aproximadamente 62% do inicial.

Está(ão) correta(s):

a) apenas as afirmativas II e III.

b) apenas as afirmativas I e II.

c) apenas a afirmativa I.

d) todas as afirmativas.

e) apenas a afirmativa III.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Domínios Morfoclimáticos e Naturais:

01. D;

02. C;

03. E;

04. V-V-F;

05. D;

06. 78;

07. V-F-F-V;

08. B;

09. F, V, V, F, V, V;

10. E

Deixe um comentário