Lista de exercícios de geografia sobre o Comércio Internacional

01. Comércio Internacional: (UFMG) Considerando-se a globalização, fase atual da expansão capitalista, é INCORRETO afirmar que ela:

A) promove a crescente vulnerabilidade das economias de muitos países, à medida que sua credibilidade, frente aos investimentos externos, é afetada por relatórios e opiniões de agentes do poder político e econômico internacionais.

B) amplia a capacidade das nações de realizar investimentos públicos em áreas prioritárias – como na educação, na saúde e no saneamento básico –, à proporção que cresce o controle do Estado sobre o fluxo de capitais oriundos de taxações e impostos.

C) retrata a interdependência crescente entre regiões e lugares que, apesar de geograficamente separados por grandes distâncias, podem ser influenciados por eventos ocorridos em qualquer parte do planeta.

D) propõe uma ruptura com o princípio, até há pouco vigente, de sociedades nacionais a pretexto da necessidade de se considerar a realidade de uma sociedade global, em que são intensas as relações socioeconômicas em escala mundial.

 

 

02. (UERJ–2009) BRASÍLIA – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Ministério da Justiça condenou, ontem, as empresas Roche, BASF e Aventis. Segundo o CADE, essas empresas teriam restringido a oferta e elevado os preços no Brasil das vitaminas A, B2, B5, C e E, na segunda metade dos anos 1990. Elas também teriam impedido a entrada de vitaminas chinesas, a preços mais baratos, no Brasil. As empresas já haviam sido condenadas por práticas semelhantes na Europa e nos EUA.

BASILE , Juliano. Valor Econômico, 12 abr. 2007 (Adaptação).

Desde o final do século XIX, tornou-se um aspecto marcante do modo de produção capitalista a formação de grandes empresas capazes de controlar a maior parte ou mesmo todo o mercado de um ou mais produtos. A notícia anterior expressa a seguinte prática presente nessa realidade centenária, associada à seguinte característica do atual momento econômico:

A) Holding – fusão de companhias do mesmo setor.

B) Cartel – controle do mercado em escala planetária.

C) Oligopólio – padronização mundial das leis de concorrência.

D) Dumping – protecionismo para produtos de países emergentes.

 

 

03. (Enem–2009) Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão de obra abundante e significativas reservas de recursos minerais. Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para:

A) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à ideia de Terceiro Mundo.

B) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

C) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego.

D) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns.

E) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.

 

 

04. Comércio Internacional: (Enem–1998) Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro:

A sociedade global

As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado. Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no McDonald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclipe de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA. Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.

PRAXEDES, et alli. 1997. O mercosul. São Paulo: Ática, 1997. (Adaptação).

Com base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História, marque a resposta correta.

A) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da terra.

B) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.

C) A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista.

D) O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.

E) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.

 

Lista de Exercícios sobre Transição Demográfica.

 

05. Comércio Internacional: (USP–2009) Observe os gráficos sobre o comércio internacional.

Comércio Internacional de Mercadorias e Serviços. Exportações Mundiais de Mercadorias e serviços - 2005

Com base nos gráficos e nos seus conhecimentos sobre o comércio internacional, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os produtos agropecuários apresentavam, em 2005, participação majoritária nas exportações mundiais, em comparação com os demais grupos de produtos.

B) O crescimento do comércio internacional atingiu sobretudo os países menos desenvolvidos, pois neles se localiza a maior oferta de serviços e maior produção industrial de alta tecnologia.

C) O comércio internacional cresceu intensamente nas últimas décadas, com peso significativo dos produtos industrializados e dos serviços.

D) A participação dos combustíveis nas exportações mundiais, em 2005, foi muito influenciada pelas cotações internacionais dos preços do petróleo e do álcool.

E) Os produtos industrializados apresentavam, em 2005, maior participação no comércio internacional, em função das elevadas barreiras alfandegárias impostas pela Organização Mundial do Comércio.

 

 

06. (UFSC–2009) A alta dos preços dos alimentos ameaça reverter todos os avanços globais com o desenvolvimento e levar 100 milhões de pessoas em todo o mundo para baixo da linha da pobreza, advertiram nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick. A declaração de ambos foi feita na ilha de Hokkaido, no Japão, onde acontece a reunião de cúpula anual do G-8, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia. Segundo o secretário-geral da ONU, o mundo enfrenta três crises simultâneas e interligadas – dos alimentos, do clima e do desenvolvimento – para as quais são necessárias soluções integradas.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u419888.shtml>. Acesso em: 22 jul. 2008.

A partir da leitura do excerto anterior e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As condições edafoclimáticas desfavoráveis à prática da agricultura justificam os elevados índices de pobreza que os continentes africano e asiático vêm apresentando nas últimas décadas.

02. Os países ricos, reunidos em blocos econômicos, têm como grande arma o protecionismo de seus setores agrícolas e, assim, aumentam o seu poder de competição no mercado internacional.

04. Os países ricos utilizam-se com frequência da prática da agricultura itinerante para driblar as adversidades climáticas.

08. Rússia, Japão e Itália, membros permanentes do G-8, atualmente são os maiores exportadores mundiais de grãos.

16. Os baixos níveis de insolação dificultam a prática agrícola nas altas latitudes e a carência de água tem o mesmo efeito nos desertos.

Soma ( )

 

 

07. UFMS Participação de alguns países no total do comércio mundial:

País%
Argentina0,4
Brasil1,0
Canadá3,5
Estados Unidos13,5
México1,7
Uruguai0,1

Fonte: “The Economist”, 1998

Com base em seus conhecimentos sobre a formação de blocos econômicos e analisando o quadro ao lado, é correto afirmar que:

01. as características sócio-econômicas do Canadá e sua relação com a economia americana o torna o segundo maior exportador do NAFTA.

02. considerando o agrupamento de países em blocos econômicos e os dados do quadro, a participação do conjunto dos países da APEC – Cooperação Econômica Ásia-Pacífico no comércio mundial será superior à participação do NAFTA.

04. a instalação de empresas americanas em território mexicano com o objetivo de aproveitar o custo da força de trabalho e a presença do México no NAFTA são fatores que contribuem para o índice de participação desse país.

08. a participação no comércio mundial reflete a expressão das exportações dos países, o que exige setores capazes de atender a economia mundial com preços competitivos.

16. os países com maiores índices de participação, considerando os apresentados, localizam-se na América do Norte e fazem parte do NAFTA.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas

 

 

08. Fatec-SP Nas últimas décadas do século XX, o comércio mundial apresentou um ritmo de crescimento significativo.

Esse fato mostra que:

a) com a abertura econômica promovida pela globalização, as economias nacionais tornaram-se mais interdependentes.

b) foram reduzidas as diferenças econômicas entre os países, possibilitando uma melhor distribuição de renda para a população.

c) com a modernização tecnológica e a agilização dos meios de transporte, poucos são os países que apresentam balanças comerciais deficitárias.

d) a nova divisão internacional do trabalho, mais democrática, permitiu que as trocas comerciais fossem mais equilibradas entre os países.

e) a valorização crescente das matérias-primas produzidas pelos países em desenvolvimento aumentou o poder de compra das populações pobres.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de geografia sobre o Comércio Internacional:

01. B;

02. B;

03. D;

04. A;

05. C;

06. Soma = 18

07. 01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31

08. A

Deixe um comentário