10 Exercícios sobre os Países do Norte para o 7° Ano do Fundamental com Gabarito

Simulado de Geografia sobre os Países do Norte para o 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Quais os motivos que fazem os países com elevado IDH serem classificados como países desenvolvidos?

Questão 02. Dê o significado de:

a) IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – Índice que mede a qualidade
b) Transnacional ou multinacional:
c) Patente:
d) OMC:

Questão 03. Explique a diferença entre desenvolvimento Qualitativo e Quantitativo.

Questão 04. Em relação à economia como estão organizados os países desenvolvidos?

Questão 05. Explique o que é indústria e qual sua principal função na economia mundial na atualidade.

Questão 06. Explique cada etapa do processo de evolução da indústria:

a) Artesanato
b) Manufatura
c) Maquinofatura

Questão 07 com Exercícios sobre os Países do Norte para o 7° Ano do Fundamental: A união Europeia é o bloco econômico melhor organizado na atualidade, sendo assim responda:

a) O que é um bloco econômico;
b) Quantos são os países que formam este bloco econômico;
c) Quando iniciou a ser formado e quais suas etapas no processo de formação.

Questão 08. Por que a ciência e a tecnologia são de grande importância para os países desenvolvidos?

Questão 09. Em relação as suas áreas urbanas, ao crescimento demográfico e a qualidade de vida, como se apresentam os países desenvolvidos?

Questão 10. Os países desenvolvidos estão em sua grande maioria está localizado no hemisfério norte. Cite os países que estão localizados no hemisfério sul e são considerados desenvolvidos.

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre os Países do Norte para o 7° Ano do Fundamental do ensino fundamental:

01. Elevado IDH (índice de Desenvolvimento Humano),
Elevado grau de industrialização e urbanização,
Alta expectativa de vida,
Excelente nível de escolarização.

02. a) Índice que mede a qualidade de vida de uma população por meio de três critérios: renda per capita, longevidade e educação. E foi criado na década de 90 do século XX pelo eco­nomista paquistanês Mahbud ul Haq.

b) São empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. São grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.

c) É um documento emitido pelo governo dando a determinada pessoa ou empresa o monopólio sobre uma invenção.

d) Organização Mun­dial do Comércio – é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Com sede em Genebra (Suíça) foi fundada em 1994, durante a Conferência de Marrakech.

03. O desenvolvimento quantitativo: está relacionado apenas ao aumento de capitais, à geração de lucros; não se levam em conta as condições dos seres humanos.Já o desenvolvimento qualitativo envolve o crescimento econômico sim, mas apoiado no desenvolvimento do ser humano como um todo, seja do ponto de vista físico, mental ou espiritual.

04. A economia tem sua base nos setores secundário e, principalmente, terciário. A agropecuária é moderna, mecanizada e altamente produtiva. São elevados os investimentos em ciência e tecnologia.

05. É por meio da atividade industrial que um país consegue suprir as suas necessidades de consumo, elevar as exportações e reduzir as importações, tentando assim promover o seu desenvolvimento econômico.

06. Artesanato – etapa em que o artesão (produtor) realizava sozinho todas as fases da produção, sendo responsável, inclusive, pela comercialização do produto. Nessa etapa, não existia a divisão do trabalho e se empregavam ferramentas simples.
Por exemplo: O sapateiro fazia a aquisição do couro, a produção do sapato e a venda do produto final ao consumidor.

Manufatura – tem como característica o uso de máquinas simples e pela simples divisão do trabalho. Existia um trabalhador assalariado e o dono dos meios de produção (máquinas e ferramentas), que era o patrão. Era o trabalhador assalariado o responsável pela execução de cada etapa da produção.

Maquinofatura – teve início no final no século XVIII e perdura até os dias atuais. É marcada pelo uso de máquinas e tecnologia, bem como de fontes de energia, como o carvão e o petróleo. A produção é realizada em grande escala, (com grande divisão do trabalho) o trabalhador executa apenas uma parte do processo, em geral, desconhecendo as demais etapas da produção.

07. a) Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são agrupamentos de países que têm como objetivo a integração econômica e/ou social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: Áreas ou Zonas de Livre Comércio, Uniões Aduaneiras, Mercados Comuns e Uniões Econômicas e Monetárias.

b) 27 países
c) Iniciou a partir do final da Segunda Guerra Mundial.
1ª Etapa foi em 1951 com ao CECA – Comunidade Européia do Carvão e Aço
2ª Etapa foi em 1957 com MCE – Mercado Comum Europeu
3ª Etapa foi 1992 com EU – União Europeia

08. A ciência, a tecnologia e a indústria são setores de grande importância para um país, porque geram empregos e promovem o crescimento econômico, que ocorre por meio do desenvolvimento de novos produtos;

09. São países cuja população está concentrada na área urbana, apresentam baixas taxas de crescimento demográfico e elevada expectativa de vida (ótima qualidade de vida).

10. Austrália e Nova Zelândia.

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