Questão 01. Transgênicos e Agronegócio: (UERJ–2007) A política agrícola brasileira dá atualmente especial atenção ao debate acerca dos alimentos transgênicos, estabelecendo regras que limitam sua produção e seu consumo.
As bases dos argumentos contra os transgênicos resultam das preocupações de determinados setores da sociedade com:
A) preservação da biodiversidade e política preventiva de saúde coletiva.
B) ampliação da produção e apoio à formação de mercados competitivos.
C) manutenção da rentabilidade da terra e estímulo ao consumo artesanal.
D) sustentação da lavoura de subsistência e incentivo financeiro à produção.
Questão 02. (UFES) O homem, na tentativa de encontrar formas que levem ao aumento da produtividade agrícola, tem investido em tecnologia, cujos resultados têm causado polêmica. Um dos casos mais recentes trata das plantas transgênicas, podendo-se afirmar que:
I. são derivadas de alteração da composição genética.
II. são resultantes da Revolução Verde e têm o objetivo de combater a fome e a miséria nos países pobres.
III. são resultantes de melhoramentos genéticos por seleção.
IV. podem resultar em produtos agrícolas mais resistentes à deterioração após a colheita.
V. requerem maiores estudos sobre sua influência para a saúde humana.
É CORRETO afirmar que os itens que se complementam são:
A) I, II, III.
B) I, II, V.
C) I, IV, V.
D) II, III, IV.
E) II, III, IV, V.
Questão 03. Transgênicos e Agronegócio: (UFC–2007 / Adaptado) Sobre o desenvolvimento das atividades agropecuárias e seus produtores no mundo, é CORRETO afirmar que:
A) a agricultura familiar camponesa foi extinta e substituída pela agricultura comercial.
B) os cientistas persistem em clonar animais e plantas para dificultar os processos produtivos e a reprodução das espécies.
C) a agropecuária comercial usa herbicidas, inseticidas, fertilizantes e maquinários como forma de aumentar a produtividade e, por conseguinte, os lucros.
D) o agronegócio está se espalhando por diversos países do mundo, para implantar a subsistência monocultora e sustentável.
Questão 04. (UFSCar–2011) Analise o texto e os gráficos, nos quais está representada a posição do Brasil em relação à produção mundial de produtos selecionados, em 2007. Espaço, calor e água, empresários, investimentos, pesquisa, inovação, ausência de reforma agrária e formação qualificada permitiram um desenvolvimento considerável do agronegócio brasileiro. O país encontra-se entre os principais produtores (laranja, açúcar, café, tabaco, frango, carne bovina e milho) e exportadores (4,6% das exportações mundiais de produtos alimentícios).
DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização. 2009 (Adaptação). Parcela do Brasil em algumas produções agrícolas, 2007:
Todos os valores são expressos em % da produção mundial.
DURAND, Marie-Françoise. Atlas da mundialização. 2009 (Adaptação).
Considerando o texto e os gráficos, é possível afirmar que:
I. Os resultados do agronegócio brasileiro demonstram a importância das regiões agropecuárias do Sudeste e do Sul do país.
II. A produção de culturas temporárias (laranja e café) vinculadas à agroindústria tem aumentado, principalmente na região Norte do país.
III. Houve avanço da frente pioneira, transformando áreas vegetadas em terras agrícolas, com substituição de áreas de cerrado e da floresta amazônica pela pecuária e cultivo de soja.
IV. O dinamismo da agricultura brasileira não está associado à mobilidade territorial e à conquista de novas terras agrícolas.
Estão CORRETAS apenas as alternativas:
A) II e III.
B) I e II.
C) III e IV.
D) I e III.
E) II e IV.
Questão 05. Transgênicos e Agronegócio: (FFFCMPA–2007) Os transgênicos são organismos resultantes do cruzamento de material genético de espécies diferentes. A busca, através do cruzamento de novas variedades vegetais, a fim de se obterem plantas mais produtivas ou resistentes a pragas, é antiga e habitual na agricultura de todas as sociedades. As técnicas modernas de Engenharia Genética permitem que se retirem genes de um organismo e se transfiram para uma outra espécie. Esses genes “estrangeiros” modificam a sequência de DNA − que contém as características de um ser vivo, o organismo receptor, que sofre um tipo de reprogramação, transformando-se em uma nova espécie. Esses novos seres são os chamados organismos geneticamente modificados (OGMs). Soja combinada com bactéria, milho combinado com escorpião, peixes com gene de morango são algumas das estranhas misturas que se tornaram realidade pelas técnicas da Engenharia Genética que permitem cruzamentos que antes não existiam na natureza.
O principal interesse econômico nessa técnica é:
A) criar espécies mais resistentes a pragas e mais adaptadas às diferenças pedológicas e climáticas.
B) impedir que o fruto ou grão de uma variedade comercial se torne uma semente, exterminando assim o potencial reprodutivo daquela planta.
C) garantir a qualidade do produto para as futuras gerações.
D) impedir que pragas interfiram na produtividade e assim garantir alimentos para a espécie humana.
Questão 06. Transgênicos e Agronegócio: (Unioeste-PR–2007) A agricultura mundial passa por um momento de grandes mudanças. Ao mesmo tempo em que são anunciadas descobertas na área de transgênicos, aumenta a migração de consumidores e produtores para os alimentos orgânicos – livres de agrotóxicos ou algum tipo de substância nociva à saúde.
PACHECO, Paula. Avanço orgânico. Carta Capital, ano XIII, n. 413, 4 out. 2006.
A migração de consumidores para alimentos orgânicos está relacionada:
A) à conscientização da importância da utilização de transgênicos para o aumento da produção de alimentos.
B) à procura por parte de grupos da sociedade por alimentos livres de substâncias nocivas e, portanto, à busca por uma melhor qualidade de vida.
C) à comercialização desses produtos por grandes redes varejistas, fazendo com que cada vez mais se torne difícil encontrar produtos não orgânicos.
D) ao baixo preço dos orgânicos decorrente da atual generalização da produção, o que atrai grande massa de consumidores de baixa renda.
E) à forte propaganda na tentativa de tornar o Brasil o maior produtor mundial de alimentos orgânicos.
Questão 07. (PUC RS–2006) A introdução de organismos geneticamente modificados (OGMs) de alto rendimento podem implicar uma homogeneização cada vez maior das práticas de cultivo e, também, do meio natural. Por outro lado, o homem tem abandonado os cultivares tradicionais, mais adaptados aos diferentes ecossistemas. Essa situação, que preocupa os ambientalistas, é denominada:
A) Revolução Verde.
B) assoreamento biotecnológico.
C) erosão genética.
D) corredor transgênico.
E) biopirataria.
Questão 08. Transgênicos e Agronegócio: (UEL-PR) A utilização de organismos geneticamente modificados, já presente em alimentos como soja e milho, remete para a questão dos limites éticos da pesquisa. Sobre o assunto é CORRETO afirmar:
A) O debate sobre as consequências éticas da ciência, especialmente da biotecnologia, deve ocorrer a posteriori para não atrapalhar um possível progresso resultante das novas descobertas científicas.
B) A pesquisa com seres humanos, sobretudo quando envolve a possibilidade futura de intervenções terapêuticas e de aperfeiçoamento, requer que se faça uma clara distinção entre eugenia positiva e negativa.
C) Para que a ciência progrida e as pesquisas avancem na direção de novas descobertas, a ciência necessita estar sintonizada com o princípio da neutralidade científica.
D) Diante da inserção dos laboratórios de pesquisa na lógica de mercado, caso seja possível alterar geneticamente características dos bebês, caberá aos pais estabelecer limites éticos para as possibilidades oferecidas.
E) O ritmo lento da produção legislativa frente à rapidez das novas descobertas científicas torna sem sentido estabelecer limites ético-normativos para questões que envolvem a ciência.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Transgênicos e Agronegócio:
01. A;
02. C;
03. C;
04. D;
05. A;
06. B;
07. C;
08. B;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína