Lista de Exercícios sobre O que é Migrações

O que é Migrações: (UEMS–2010) Considere os textos a seguir para responder às questões 01 e 02.

Milhares protestam em Paris contra a nova lei de imigração da UE
Milhares de pessoas protestaram hoje em Paris contra a diretiva de retorno de imigrantes ilegais que estabelece critérios mínimos comuns sobre o tema para os 27 países membros da União Europeia (UE).
A nova diretiva estabelece para os imigrantes ilegais um período de saída voluntária de 7 a 30 dias e um tempo máximo de retenção de 6 meses, ampliáveis para 18 em casos excepcionais para os imigrantes ilegais que não cooperarem ou que tiverem problemas com documentação.
O novo acordo também proíbe que os imigrantes ilegais detidos voltem a UE durante 5 anos e obriga os países-membros a darem assistência gratuita a eles.
FOLHA ON LINE. 14 jun. 2008. (Adaptação).

Estudo aponta que 4 milhões são filhos de imigrantes ilegais nos EUA
Um relatório divulgado esta semana pelo Pew Hispanic Center, nos Estados Unidos, destaca que o número de filhos de imigrantes em situação irregular nascidos no país aumentou de 2,7 milhões em 2003 para 4 milhões em 2008.
A sondagem, que analisou estatísticas do censo de março de 2008, mostrou que 47% dos lares ocupados por imigrantes ilegais são formados por casais com crianças, um índice superior aos 35% de domicílios ocupados por imigrantes legais com filhos e 21% no caso das residências de casais americanos com crianças.
Outro destaque do trabalho sugere que o índice de pobreza entre filhos de imigrantes ilegais é quase duas vezes maior do que entre filhos de cidadãos americanos.
FOLHA ON LINE. 14 jun. 2008. (Adaptação).

Questão 01. Sobre as questões abordadas nos dois textos, é CORRETO afirmar que:

A) com o processo de globalização ocorrido nos últimos anos ficou muito mais fácil deslocar-se e trabalhar legalmente em qualquer país do mundo.

B) embora o processo de globalização tenha disseminado a ideia de um mundo “sem fronteiras”, países centrais como os Estados Unidos (EUA) e grande parte da Europa têm estabelecido severas leis para conter os processos imigratórios.

C) na atualidade os países centrais têm desenvolvido políticas de atração dos imigrantes, oferecendo facilidadesparaa fixação destes, como é o caso dos EUA.

D) o maior número de imigrações ilegais ocorre no sentido norte-sul, ou seja, as pessoas saem dos países centrais em direção aos países periféricos do mundo.

E) a entrada de imigrantes ilegais tem contribuído para a elevação dos níveis de renda dos países da Europa e dos EUA, já que essa força de trabalho é qualificada e bem remunerada.


Questão 02. Com relação às migrações internacionais na atualidade, é CORRETO afirmar que:

I. caracterizam-se, majoritariamente, pelo deslocamento no sentido sul-norte, como é o caso do deslocamento dos mexicanos para os EUA.

II. foram facilitadas pelas melhorias nos transportes e comunicações, que permitiram maior circulação de pessoas, mercadorias, informações e mobilidade total em todos os países do globo.

III. com a globalização, a liberdade de deslocamento para as pessoas, principalmente para aquelas provenientes dos países periféricos, não tem a mesma fluidez como o capital e as informações.

É VERDADEIRO o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) I e III, apenas.
C) I, II e III.
D) II, apenas.
E) II e III, apenas.


Questão 03. (FGV-RJ–2011) As discussões sobre a migração começam tipicamente com uma descrição dos fluxos entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos, ou aquilo que por vezes é livremente – e inadequadamente – designado por fluxos de “Sul – Norte”.
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano 2009. Ultrapassar fronteiras: mobilidade e desenvolvimento humano.

Sobre as migrações no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.

I. Como resultado da globalização, as migrações internacionais se tornaram mais numerosas do que as migrações internas.

II. A maior parte das migrações internacionais ocorre entre países que possuem níveis semelhantes de desenvolvimento econômico, considerando-se os critérios da Organização das Nações Unidas(ONU).

III. As taxas de emigração entre países de IDH muito elevado são, em média, superiores àquelas vigentes entre países de IDH baixo.

Está(ão) CORRETA(S):
A) apenas as afirmativas I e II.
B) apenas as afirmativas I e III.
C) apenas as afirmativas II e III.
D) apenas a afirmativa II.
E) todas as afirmativas.


Questão 04. (UESC-BA–2010) Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país de origem. Esse número engloba tanto os que deixam sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior – de forma legal ou ilegal –, quanto os refugiados.
(IMIGRANTES…, 2009).

Considerando-se as informações contidas no texto, é CORRETO afirmar:
A) O aumento da imigração ilegal da África Subsaariana para a Europa está relacionado aos conflitos étnicos naquele continente e à expansão da economia europeia, registrada nos últimos cinco anos.

B) O Brasil se tornou um país receptor de imigrantes sul-americanos devido ao bom desempenho de sua economia e da pobreza verificada nos países emigrantes vizinhos.

C) A China, na última década, teve a emigração vetada à população, em consequência do desenvolvimento econômico alcançado, que determinou um aumento, cada vez maior, da necessidade de mão de obra.

D) A Austrália vem tomando duras medidas contra refugiados e imigrantes ilegais, em função da exiguidade de seu território e da concorrência no mercado de trabalho.

E) Os Estados Unidos, nos dias atuais, devido à crise econômica, apresentam-se como o país de maior emigração do globo.


Questão 05. O que é Migrações: (Enem) Leia o trecho da Folha de São Paulo:

Migrações Sul-Sul já são metade do total
Surgimento de ilhas de prosperidade em meio à miséria faz de países que antes eram escalas o destino final.
ADGHIRNI, Samy. Folha de S. Paulo. 08 jun. 2008.

As recentes cenas de caça aos imigrantes na África do Sul jogaram luz sobre um fenômeno incontrolável e pouco estudado ainda: o das migrações entre países em desenvolvimento.
Os contornos do problema só começaram a ser definidos em 2007, quando o Banco Mundial publicou o primeiro levantamento já feito sobre as chamadas migrações Sul-Sul, essencialmente clandestinas.
O estudo mostrou que esses fluxos aumentaram em 75% desde os anos 1970, segundo estimativas que levaram em conta avaliações de organismos internacionais e dados colhidos em 56 países. O mesmo documento avalia que as migrações Sul-Sul representam hoje metade de todos os movimentos migratórios. A Organização Internacional para Migração (OIM) diz que 70% desses fluxos ocorrem entre países em desenvolvimento […].
ADGHIRNI, Samy. Folha de S. Paulo. 08 jun. 2008

Considerando as informações contidas no texto, pode-se inferir que:
A) a rigidez verificada para o ingresso de migrantes nos países desenvolvidos também é visível nos países subdesenvolvidos, o que justifica o grande número de migrantes ilegais nesses países.

B) as migrações destacadas anteriormente ocorrem entre as nações do Sul geográfico. Esta porção é definida tomando como base um conceito cartográfico de localização a partir da Linha do Equador.

C) o salto nas migrações Sul-Sul se deve principalmente à decadência econômica dos países desenvolvidos, que, na atual conjuntura econômica, tornaram-se áreas repulsivas em direção aos países subdesenvolvidos.

D) a migração Sul-Sul, mesmo compreendendo a metade dos fluxos globais, nos últimos 30 anos, apresenta uma tendência à redução, resultado de um crescimento econômico semelhante em várias partes do mundo.

E) países como Índia, Malásia e mesmo o Brasil foram transformados, pelo crescimento econômico, em “eldorado”, aos olhos da população vizinha de países mais pobres.


Questão 06. O que é Migrações: (Enem) Tendências nas migrações internacionais O relatório anual (2002) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela transformações na origem dos fluxos migratórios.

Observa-se aumento das migrações de chineses, filipinos, russos e ucranianos com destino aos países-membros da OCDE. Também foi registrado aumento de fluxos migratórios provenientes da América Latina.
Trends in international migration. Disponível em: <www.ocde.org>. Acesso em: 2002. (Adaptação).

No mapa a seguir, estão destacados, com a cor preta, os países que mais receberam esses fluxos migratórios em 2002.

processo de migrações

As migrações citadas estão relacionadas, principalmente, à:
A) ameaça de terrorismo em países pertencentes à OCDE.
B) política dos países mais ricos de incentivo à imigração.
C) perseguição religiosa em países muçulmanos.
D) repressão política em países do Leste Europeu.
E) busca de oportunidades de emprego.


Questão 07. (PUC-Campinas) As migrações internas no Brasil (1980-1990) apresentaram como principais áreas de fluxo:

I. estados de Rondônia, Acre, São Paulo, além das regiões de Serra Pelada e Transamazônica;
II. estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima. As regiões brasileiras que melhor se caracterizaram como áreas de saída para os destinos I e II foram, respectivamente,

a) sul e nordeste.
b) nordeste e sul.
c) sudeste e nordeste.
d) centro-oeste e norte.
e) sudeste e sul.


Questão 08. (PUC-SP) Considerando o fluxo emigratório em direção aos EUA, assinale a alternativa errada:

a) o Brasil nunca foi um emissor importante de contingentes populacionais para outros países. O fenômeno da emigração para os EUA, por exemplo, é recente.

b) assim como os EUA, também o Japão e boa parte de nossos vizinhos da América do Sul recebem atualmente fluxos importantes de imigrantes brasileiros.

c) os emigrantes que vão ao Japão são predominantemente filhos e netos de imigrantes japoneses no Brasil e, naquele país são empregados no setor industrial.

d) a emigração de brasileiros relaciona-se à crise econômica prolongada experimentada nos anos 80, conhecida como “década perdida”.

e) a maioria dos emigrantes brasileiros é composta por jovens escolarizados, o que possibilita que obtenham empregos em ambientes urbanos modernos.


Questão 09. (Unesp) O fenômeno da migração na Europa Ocidental envolve milhares de pessoas e diferentes países. Afirma-se que os movimentos migratórios que lá tiveram lugar nos últimos 40 anos podem ser explicados:

I. Como contribuição dos imigrantes tanto para o desenvolvimento dos países que os receberam como para o incremento da balança de pagamentos dos países de origem.

II. Como consequência de desequilíbrios espaciais cuja origem remonta à Revolução Industrial, resultando em mudanças quanto à distribuição da população, circulação de ideias, técnicas e no modo de viver.

III. Como necessidade de mão-de-obra nos países da Europa Oriental, industrializados e em fase de expansão da produção.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
d) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Apenas as afirmativas II e II são verdadeiras.


Questão 10. O que é Migrações: (PUC-SP) Percorrendo o século XIX e, principalmente, o século XX, o fenômeno das migrações internacionais foi a energia forjadora e constituidora do novo quadro social dos Estados-nação modernos.

Tendo em conta esse fenômeno, leia atentamente as afirmações abaixo:
1. As sociedades receptoras de imigrantes são mais ou menos assimiladoras. Há sociedades que se constituem em formas pluriculturalistas, o que dará origem (pensando-se em cidades) a bairros de comunidades específicas (‘‘guetos’’), em que membros de uma comunidade se casam, em geral, no interior dela e normalmente só encontram os de fora no trabalho. Esse é o modelo que está mais disseminado nos países anglo-saxões (EUA, principalmente).

2. Os movimentos migratórios europeus são vigorosos entre 1880 e 1913. São majoritariamente dirigidos às Américas, embora haja correntes que vão povoar a Austrália e a Nova Zelândia. A assimilação desses europeus nas sociedades americanas foi facilitada, pois eram sociedades em constituição nas quais muitos imigrantes europeus se posicionaram razoavelmente bem e alguns acabaram por pertencer aos segmentos sociais dominantes.

3. O fluxo migratório internacional no século XX praticamente se deu em todas as direções. A Ásia – em especial China e Japão – recebeu enormes fluxos de ocidentais atraídos por seu desenvolvimento tecnológico e, também, forneceu grandes contingentes populacionais para a América. Nesse momento, a caminho do século XXI, há uma certa estabilidade no fluxo migratório, e a única região do planeta que ainda recebe grandes fluxos é a América Latina.

Qual a alternativa que contém as afirmações corretas?
a) Todas são corretas.
b) Somente a 2 e a 3 são corretas.
c) Nenhuma delas é correta.
d) Somente a 1 e a 2 são corretas.
e) Somente a 1 e a 3 são corretas.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre O que é Migrações:

01. B;

02. B;

03. C;

04. B;

05. E;

06. E;

07. B;

08. B;

09. D;

10. D

Deixe um comentário