Questão 01. Estrutura e Formação da Terra: (UFPE) Assinale os itens CORRETOS e os itens ERRADOS, marcando V ou F.
( ) O estudo das ondas sísmicas e dos campos magnéticos permitiu o descobrimento e a caracterização de três importantes camadas internas da Terra: a litosfera, o manto e o núcleo.
( ) O manto envolve o núcleo terrestre, ocupa a maior parte do volume do planeta e se comporta como um fluido que se move lentamente.
( ) A crosta oceânica, uma porção da litosfera, é composta fundamentalmente por rochas graníticas e não apresenta, em suas camadas inferiores, rochas basálticas.
( ) Sob a litosfera, existe uma camada de rocha menos rígida, conhecida como astenosfera; trata-se de uma zona de baixa velocidade sobre a qual “flutuam” as placas litosféricas.
( ) O núcleo é formado basicamente por níquel e alumínio; essa camada, que produz o campo magnético do planeta, apresenta elevadas temperaturas.
( ) A litosfera acha-se dividida em blocos mais ou menos rígidos designados como “placas”; essas placas são deslocadas por correntes de convecção que se formam no manto.
Questão 02. (UFAM–2007) Em relação às camadas que formam a Terra, é INCORRETO afirmar que:
A) o SiAl é a parte mais externa da litosfera, rica em silício e magnésio.
B) no centro da Terra encontramos o NiFe, camada composta de níquel e ferro. Possui duas partes: o núcleo interno e o núcleo externo.
C) na parte externa do manto há uma região denominada astenosfera, formada de um material pastoso chamado magma.
D) a litosfera corresponde à parte sólida da Terra.
E) a crosta terrestre se divide em duas crostas, uma continental e outra oceânica.
Questão 03. A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas: litosfera, manto e núcleo terrestre. A divisão das camadas da terra, descrita no enunciado, obedece ao critério:
A) químico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da formação do planeta e à composição química de suas camadas.
B) físico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da estrutura da Terra e seu comportamento mecânico sob atuação de forças internas.
C) químico e físico, já que os dois critérios estão interligados e são dependentes, uma vez que o Planeta Terra ainda está em consolidação.
D) geotectônico, cuja importância está atrelada ao conhecimento das forças internas do planeta, o que auxilia na compreensão de fenômenos como terremotos e vulcanismo.
E) geotérmico, pois a partir do conhecimento da temperatura interna da Terra é possível definir, com precisão, o comportamento de sua estrutura interna.
Questão 04. Estudar o interior da Terra é uma tarefa um tanto quanto difícil, já que o homem ainda não conseguiu desenvolver instrumentos capazes de vencer as altíssimas pressões e temperaturas presentes nessa região. Como o estudo in loco não é possível, foram desenvolvidos métodos diretos e indiretos. Os métodos diretos correspondem a investigações que envolvem a observação de diferentes materiais e processos geológicos, e os indiretos baseiam-se na obtenção de dados oriundos de zonas de acesso impossível, a partir da utilização de tecnologias variadas e ainda da realização de cálculos matemáticos.
O tipo de método e sua aplicação estão adequadamente indicados em:
A) Método direto: baseia-se no estudo e na interpretação da propagação das ondas sísmicas, cujo comportamento no interior da Terra varia de acordo com a estrutura da zona que é atravessada.
B) Método direto: baseia-se no estudo de meteoritos, cuja composição pode fornecer informações sobre o material constituinte do interior da Terra, já que os cientistas acreditam que todo o nosso Sistema Solar tem uma origem comum.
C) Método indireto: corresponde à execução de sondagens que realizam grandes perfurações, onde são utilizados equipamentos com pontos de fusão muito elevados, com o intuito de perfurar as maiores profundidades possíveis.
D) Método indireto: corresponde à observação de afloramentos na superfície da Terra, embora essa ação possa fornecer alguns dados quanto à constituição interna da Terra, estes são bastante limitados, já que os afloramentos, por serem superficiais, oferecem poucas informações aos estudos.
E) Método indireto: baseia-se no estudo do material expelido pelas erupções vulcânicas, os quais podem ter sido formados a muitos quilômetros de profundidade no interior da crosta e, portanto, podem oferecer informações valiosas sobre o interior da Terra.
Questão 05. Estrutura e Formação da Terra: (UFPR–2007)Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
A) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Crosta.
B) I – Núcleo interno, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Crosta.
C) I – Crosta, II – Núcleo externo, III – Manto e IV – Núcleo interno.
D) I – Núcleo externo, II – Núcleo interno, III – Manto e IV – Crosta.
E) I – Crosta, II – Manto, III – Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.
Questão 06. Estrutura e Formação da Terra: (UFC-CE) A parte sólida da terra é uma camada mais ou menos rígida e que apresenta uma espessura variada.
Ela é denominada de:
A) magma.
B) troposfera.
C) litosfera.
D) criosfera.
Questão 07. (UFMG) Um estudante de Geografia, durante a elaboração de trabalho escolar que tratava do relevo brasileiro, encontrou, em um livro didático, esta definição: Planalto: relevo plano e alto, situado acima dos 1 000m de altitude, cuja formação ocorreu no Pré-Cambriano. Nesse relevo, os processos de erosão superam os de acumulação de sedimentos.
Considerando-se esse tipo de relevo, conclui-se que essa definição está:
a) CORRETA, uma vez que os planaltos, no Brasil, se situam acima dos 1 000m de altitude.
b) CORRETA, uma vez que os planaltos foram esculpidos por processos bastante antigos, que, na escala do tempo geológico, ocorreram no Pré-Cambriano.
c) INCORRETA, uma vez que atuam, nos planaltos, processos de acumulação de sedimentos, que superam os de erosão.
d) INCORRETA, uma vez que o modelado dos planaltos – ou seja, sua forma – nem sempre é plano.
Questão 08. (UFMG) Analise a figura
Em X e Y, indicados nessa figura, estão representadas duas feições de relevo.
Com relação a essas feições, é CORRETO afirmar que:
a) X foi formada em consequência da separação de placas tectônicas e Y, em consequência da colisão delas.
b) X e Y foram formadas em consequência da separação de placas tectônicas.
c) X foi formada em consequência da colisão de placas tectônicas e Y, é resultado geomorfológico de uma zona de subducção.
d) X e Y foram formadas em consequência da colisão de placas tectônicas.
Questão 09. Estrutura e Formação da Terra: (UFMG) Analise esta figura, em que está representada, esquematicamente, a distribuição espacial de massas continentais e oceânicas – X, Y e Z – em diferentes momentos do tempo geológico:
A partir da análise feita, é INCORRETO afirmar que, nessa figura:
a) é mostrada a interação dinâmica de placas tectônicas – formadas por fragmentos da litosfera –, que se manifesta por meio de processos de colisão e de separação.
b) estão retratadas condições dinâmicas associadas à deriva dos continentes e à expansão do assoalho oceânico.
c) é proposto que a atual distribuição de terras, oceanos e mares do planeta tem sua origem associada à fragmentação de um supercontinente.
d) é sugerido que, hoje, estão encerradas as diversas etapas evolutivas a que continentes e bacias oceânicas foram submetidos.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das questões de geografia sobre a Estrutura e Formação da Terra:
01. V, V, F, V, F, V;
02. A;
03. A;
04. A;
05. B;
06. C;
07. D;
08. C;
09. D
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína