Lista de questões sobre a Distribuição da População Mundial

01. Distribuição da População Mundial: (Mackenzie-SP–2008) Hoje, a população idosa no mundo é de aproximadamente 650 milhões de habitantes. Segundo a ONU, a perspectiva para 2050 é de que o mundo tenha 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos. Assinale a alternativa que corresponde à CORRETA distribuição demográfica de idosos no planeta, nesse período.

A) A população idosa terá uma distribuição demográfica homogênea, devido à conquista de recursos na área de saúde, que atingirão a maior parte da população mundial.

B) A maior parte da população idosa estará concentrada nos países desenvolvidos, onde o investimento no social é alto, gerando uma elevada expectativa de vida.

C) A distribuição da população idosa terá uma maior concentração entre os países ricos e emergentes, por terem maior acesso à tecnologia da medicina.

D) A maior concentração de idosos estará em países subdesenvolvidos, proveniente do elevado crescimento vegetativo de hoje.

E) O maior número de idosos se concentrará no continente europeu, devido ao crescimento e à expansão da União Europeia, que proporcionará igualdade de tecnologia e tratamentos médicos à sua população.

 

 

02. (UFBA) Os gráficos a seguir representam a distribuição da população economicamente ativa, pelos setores de atividade:

(01) O gráfico I caracteriza países onde a sociedade, salvo uma pequena minoria, tem baixo padrão de vida, tais como a Bolívia e o Paquistão.

(02) O gráfico II caracteriza países com industrializa ção desintegrada e, em parte, desligada dos verdadeiros interesses do conjunto da sociedade, tais como Brasil e México.

(04) O gráfico IV representa países com sociedade de consumo de massa, poder aquisitivo alto e crescente e grande desenvolvimento tecnológico, tais como Alemanha e Estados Unidos.

(08) Os gráficos III e IV representam países com alta produção agrícola, tais como França e Holanda.

(16) Todos os países desenvolvidos passaram sucessivamente pelos estágios I, III e IV.

Soma ( )

 

 

03. (Enem–1999) Em material para análise de determinado marketing político, lê-se a seguinte conclusão:

A explosão demográfica que ocorreu a partir dos anos 50, especialmente no Terceiro Mundo, suscitou teorias ou políticas demográficas divergentes. Uma primeira teoria, dos neomalthusianos, defende que o crescimento demográfico dificulta o desenvolvimento econômico, já que provoca uma diminuição na renda nacional per capita e desvia os investimentos do Estado para setores menos produtivos. Diante disso, o país deveria desenvolver uma rígida política de controle de natalidade.

Uma segunda, a teoria reformista, argumenta que o problema não esta na renda per capita e sim na distribuição irregular da renda, que não permite o acesso à educação e saúde. Diante disso o país deve promover a igualdade econômica e a justiça social.

Qual dos “slogans” a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?

A) “Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento”

B) “Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz”

C) “População abundante, país forte!”

D) “O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos”

E) “Justiça social, sinônimo de desenvolvimento”

 

 

04. UFGO

população mundial por países

Fonte: BANCO MUNDIAL Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial – 1990. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 1990. p. 83.

O mapa de distribuição da população mundial pelos países (do livro Geografia: Uma Análise do Espaço Geográfico, de Pedro Coimbra e José A. M. Tibúrcio, 1995) indica que:

( ) entre os países com maior dimensão territorial do globo, apenas o Canadá apresenta população superior a cem milhões de habitantes.

( ) A América Anglo-Saxônica apresenta um quadro homogêneo na distribuição da população, sendo os Estados Unidos e o México os dois países mais populosos.

( ) A maior concentração da população mundial ocorre na porção oriental do hemisfério setentrional.

( ) Entre os países com território predominantemente abaixo da latitude 20º S, Argentina África do Sul e Austrália possuem uma população superior a 15 milhões de habitantes.

 

 

05. Distribuição da População Mundial: UFSE – Considere o gráfico e as afirmativas abaixo.

altitude densidade

(PITTE, Jean-Robert (org.). A natureza humanizada. São Paulo, FTD, 1998, p. 17)

I. As densidades demográficas têm alta correlação com o meio físico.

II. As maiores concentrações populacionais ocorrem em altitudes inferiores a 500 metros.

III. As altas altitudes reduzem a densidade demográfica no continente americano, fato que não ocorre na Ásia e na África.

IV. Por não apresentar problemas, as baixas altitudes são ocupadas de forma homogênea.

A leitura do gráfico e seus conhecimentos sobre a distribuição da população mundial permitem afirmar que estão corretas SOMENTE:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

 

Lista de Exercícios sobre a Distribuição da População Brasileira.

 

06. Distribuição da População Mundial: Facic-BA – A distribuição da população é bastante irregular no globo, seja no continente, no Brasil, em qualquer Estado, região ou município, na cidade ou no campo. (Piffer, p. 231)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre população, pode-se afirmar:

1) A África é o continente mais populoso, a América, o mais povoado e a Ásia, o mais subdesenvolvido.

2) A Oceania é formada somente por inúmeras ilhas e é habitada por uma pequena população composta por membros de equipes científicas.

3) A estimativa populacional corresponde ao cálculo da população, tomando-se como base os dados censitários, enquanto o recenseamento é a contagem direta da população.

4) A maior parte da população brasileira concentra-se na zona rural, enquanto menos de um terço vive nas zonas urbanas.

5) Os Estados mais populosos do Brasil localizam-se na Região Sul, enquanto os do Nordeste são os mais povoados.

 

 

07. (Mackenzie) Considerando-se os aspectos gerais da população europeia, é incorreto afirmar que:

a) o vale do Rio Reno, devido à grande concentração industrial na região do Ruhr, apresenta alta concentração populacional.

b) atualmente a população da Europa apresenta crescimento lento e equilibrado devido à diminuição da natalidade.

c) as terras baixas da Bélgica e da Holanda, com sérios obstáculos naturais, abrigam uma das menores densidades demográficas europeias.

d) as áreas interiores da península Escandinava, onde os invernos são longos e rigorosos, são regiões fracamente povoadas.

e) é muito irregular a distribuição da população europeia, havendo muita diferença entre países e regiões da mesma nação.

 

 

08. (UFES) As informações a seguir fazem referência à distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) pelos setores de atividades econômicas:

I. Nos países subdesenvolvidos da América Latina, existe uma tendência significativa de crescimento da PEA no setor primário.

II. Nos países superindustrializados, como EUA, Japão e Alemanha, vem-se apresentando uma diminuição da PEA no setor secundário.

III. Nas economias pós-industriais, o predomínio do setor terciário reflete uma tendência de desenvolvimento econômico.

IV. Nos países subdesenvolvidos, o crescimento acelerado e desordenado do setor terciário esconde a incapacidade da economia em absorver uma parcela importante da mão-de-obra nas atividades dos setores primário e secundário.

Estão corretas:

a) apenas II e III.

b) apenas I, III e IV.

c) apenas I, II e III.

d) apenas I, II e IV.

e) apenas II, III e IV.

 

 

09. (UFRGS) Observe a tabela a seguir.

Distribuição da População Economicamente Ativa (%) em países desenvolvidos
PaísesSetor PrimárioSetor SecundárioSetor Terciário
196019701989196019701989196019701989
Japão33178303634374758
Itália31209404033294058
Espanha423012313733273354

A análise da tabela permite concluir que:

I. No ano de 1960, a Espanha apresentava uma parcela predominante da população economicamente ativa alocada no setor primário.

II. No ano de 1970, o Japão exibia a estrutura de distribuição setorial equilibrada, pois 58% da população economicamente ativa já se encontrava alocada no setor terciário da economia.

III. No ano de 1989, os três países apresentavam a estrutura de distribuição setorial da população economicamente ativa concentrada no setor terciário da economia.

Quais conclusões estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

 

 

10. Distribuição da População Mundial: (Cesgranrio) Considere as afirmativas sobre a distribuição da população dos Estados Unidos em seu

território:

I. A população se distribui de forma muito irregular, sendo registrados os maiores adensamentos nas pradarias centrais.

II. A taxa de urbanização é muito elevada, ultrapassando os 80%.

III. O nordeste do litoral atlântico e o sul dos Grandes Lagos constituem zonas de alta densidade demográfica.

IV. A industrialização, sobretudo a petroquímica, tem provocado um rápido crescimento da população do Sul, que foi, durante uns dois séculos, uma zona quase exclusivamente agrária.

V. O litoral sul do Pacífico – a Califórnia – perdeu, nas últimas décadas, a força do crescimento populacional.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I, II e III

b) I, III e IV

d) I, IV e V

d) II, III e IV

e) II, IV e V

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre a Distribuição da População Mundial:

01. D;

02. 21;

03. A;

04. e – e – c – c;

05. A;

06. 3;

07. C;

08. E;

09. D;

10. D;

1 comentário em “Lista de questões sobre a Distribuição da População Mundial”

Deixe um comentário