Questão 01. Exercícios sobre a África 9° ano: Todas as alternativas apresentam afirmações corretas ligadas ao final do apartheid na África do Sul, exceto.
a) A África do Sul, com as eleições presidenciais de 1994, deu um passo importante para romper com seu passado de discriminação racial.
b) As restrições comerciais impostas ao antigo regime racial foram suspensas, e a África do Sul restabeleceu suas relações comerciais internacionais.
c) O fim do apartheid gerou poucas mudanças para a população branca cuja elite continua a controlar a economia e a burocracia do país.
d) O novo país passa a contar com uma população negra, etnicamente homogênea, uma vez que os bantustões formaram países independentes.
e) O novo regime se deparou com a possibilidade de aproximação entre as experiências sociais e econômicas de brancos e negros.
Questão 02. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a África subsaariana abriga os 20 países mais pobres do mundo. Neles, cerca de 30% da população sofrem de subalimentação.
Sobre a pobreza, nesses países africanos, nas últimas décadas, é correto afirmar que:
a) as conjunturas climáticas e/ou políticas adversas são responsáveis pela miséria de enorme parcela da população.
b) o aumento da importação de alimentos e o crescimento da receita nas exportações favoreceram o equilíbrio da balança comercial.
c) o índice de pobreza na região do Sahel é menor do que em outras regiões, devido às favoráveis condições climáticas.
d) os instrumentos usados para o recente controle da natalidade são suficientes para atender a população.
e) o tráfico de crianças para exploração de seu trabalho vem diminuindo nos últimos anos.
Questão 03. É característica da economia da chamada África Branca.
a) A exploração dos recursos minerais e energéticos é responsável pela maior parte da renda da região.
b) O cultivo de vinhas e oliveiras é atividade da região de clima úmido da faixa litorânea do Marrocos.
c) O fértil vale do Nilo concentra uma população cuja produção agrícola é importante base econômica do país.
d) Grandes reservas de fosfatos, consideradas as maiores do mundo, são riquezas do Saara Ocidental.
e) Apesar da região ser muito rica em minerais, é carente de petróleo, que importa do Oriente Médio.
Questão 04. “Ao completar 30 anos de separação do colonialismo, a África tem pouco a comemorar. Do longo e doloroso processo de descolonização ficou um legado de governos ditatoriais, miséria econômica e sociedades esfaceladas por conflitos tribais e guerras civis.”
(Jornal do Brasil, 07 abr. 1991.)
Nesse contexto, pode-se afirmar que se transmitiu à posteridade:
I. A divisão de grupos étnicos em vários países e a união de tribos diferentes em uma só organização política, o que tem determinado lutas internas.
II. Uma política de discriminação racial, com leis e regulamentos em que brancos mantêm o controle sobre negros, por vezes difícil de superar.
III. Uma divisão territorial feita em proveito da Europa, enquadrada num contexto de neocolonialismo e que levou, em muitos casos, a uma independência de “hino e bandeira”.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Todas.
Questão 05. Exercícios sobre a África 9° ano: Localizada ao norte, a Argélia é o segundo maior país do continente africano. Habitada principalmente por árabes e bérberes, sua população concentra-se:
a) às margens do Mar Mediterrâneo e no Atlas porque essas são as áreas de climas menos secos, onde são plantadas a videira, oleaginosas e frutas, cuja produção é escoada para os mercados europeus.
b) no centro do país, onde estão as principais jazidas de petróleo e a produção é conduzida por oleodutos e gasodutos para os grandes portos dos países europeus do Mediterrâneo.
c) às margens do Mar Mediterrâneo e na parte sul, onde as populações podem plantar as famosas tâmaras nos oásis do Saara.
d) nas fronteiras com Marrocos, Níger, Líbia e Tunísia com os quais a Argélia mantém frequentes conflitos por territórios.
e) no Atlas, onde as altas montanhas garantem a presença da água para as culturas irrigadas durante o ano inteiro, recurso raro em um país cuja maior parte do território se encontra em clima mediterrâneo.
Questão 06. Exercícios sobre a África 9° ano: O processo de colonização aplicado no continente africano provocou a destruição de tradições locais, a partir da implantação de uma economia de mercado orientada dentro de um modelo centro-periferia. Nesse sentido, são corretas as seguintes afirmativas, exceto:
a) Foram organizadas grandes plantações monocultoras baseadas no uso intensivo da mão-de-obra barata e voltadas para a exportação, as plantations.
b) Organizou-se a rede de transportes segundo orientação dependente da economia, ligando as áreas produtoras aos portos.
c) Subdividiu-se o continente em numerosos países cujas fronteiras foram traçadas não em função da economia, mas, sim, em função da manutenção das unidades étnicas e das organizações tribais.
d) Apesar de as nações terem se tornado independentes, são muitas as marcas da dominação colonial europeia que permanecem até hoje no continente.
e) Os países tornaram-se subordinados ao mercado internacional capitalista, como resultado do processo de colonização pelo qual eles passaram.
Questão 07. Ao refletirmos sobre o papel da África frente ao processo de globalização deparamo-nos com a questão da sua exclusão no sistema mundial.
(Mary, C. P. De mundo exótico à periferia abandonada. ln: Globalização e Fragmentação no Mundo Contemporâneo. Niterói: EdUFF, 1998.)
A referida exclusão pode ser creditada, dentre outros motivos, à relação formada entre:
a) alto controle da economia por empresas nacionais – investimento significativo no mercado interno.
b) grande desconexão no comércio internacional – precariedade de desenvolvimento de novas tecnologias.
c) reduzido fluxo financeiro com as potências capitalistas – interesse dos megablocos de poder na integração social.
d) grande mudança da conjuntura internacional – valorização dos tradicionais produtos agrícolas de outros continentes.
Questão 08. A situação atual do continente africano, objeto de preocupação de diversos organismos internacionais, está corretamente caracterizada em todas as alternativas, exceto em:
a) Incapacidade de atrair investimentos estrangeiros que se dirigem a outras regiões menos desenvolvidas do globo onde a mão-de-obra é mais qualificada.
b) Intensificação do bloqueio econômico imposto pelos grandes importadores de produtos primários, que visam forçar mudanças nas políticas sociais internas.
c) Intensificação dos conflitos tribais explicada, entre outros fatores, pelo acirramento da disputa pela posse dos meios de sobrevivência.
d) Intensificação dos desmatamentos, o que tem provocado uma expansão da área de incidência da seca.
Questão 09. Em qual dos grupos étnicos da África se enquadram os árabes?
Questão 10. Exercícios sobre a África 9° ano: (Modelo Enem) As orlas dos desertos têm um ecossistema frágil, um delicado equilíbrio entre o clima, a vegetação e os solos. Se houver a ruptura de um dos elementos dessa paisagem integrada, tudo entra em degradação.
No mapa apresentado, observe as áreas indicadas pelos números 1, 2 e 3 e assinale a alternativa condizente com o texto.
a) Na área 1, encontra-se o Sahel atravessado pelo Trópico de Câncer, onde o deserto avança rapidamente para o norte.
b) Na área 1, encontra-se o Magreb, atravessado pelo Trópico de Câncer, onde se encontra a parte mais árida do Saara.
c) Na área 2, encontra-se o Magreb, terras semiáridas que vêm sendo desertificadas pelo avanço do pastoreio de gado bovino do sul para o norte.
d) Na área 2, encontra-se o Sahel, terras semiáridas submetidas, ano a ano, à invasão do deserto por uma combinação entre fatores naturais e a ação humana.
e) Na área 3, encontra-se o Magreb, terras de clima tropical úmido, que sofrem o avanço do Saara em direção ao norte.
>>> Veja também a nossa lista completa de atividades sobre Geografia.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre a África 9° ano:
01. África subsaariana, localizada ao sul do deserto do Saara, de maioria negra, apresenta os piores indicadores sociais do mundo.
02. A;
03. E;
04. E;
05. A;
06. C;
07. B;
08. B;
09. Os brancos;
10. D;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína