Início / História / Imperialismo e Neocolonialismo Lista de Atividades

Imperialismo e Neocolonialismo Lista de Atividades

1) Imperialismo e Neocolonialismo: (Unicamp/2014) Um motivo para a melhoria da dieta ao longo do século XIX era que chegavam cada vez mais alimentos do que chamamos de “periferia” da Europa, denominação vaga que engloba a Rússia e a Europa do Leste, como também das zonas de abastecimento do Novo e do Velho Mundo. Grande parte da Europa acabou por beneficiar-se dessas importações, mas os países mais necessitados desses produtos eram aqueles onde a industrialização e o desenvolvimento urbano ocorreram com maior ímpeto, ou seja, Grã-Bretanha, os Países Baixos e a Alemanha. Do Novo Mundo chegavam o açúcar, o café e o cacau, e da China, do Ceilão e da Índia chegavam o chá e o arroz.

(Adaptado de Norman J. G. Pounds, La Vida Cotidiana: historia de la cultura material. Barcelona: Editorial Crítica, 1992, p. 507- 509.)

a) Explique a relação entre o processo de industrialização e importação de alimentos na Europa.

b) Por que a dieta europeia melhorou ao longo do século XIX?

 

 

2) (PUC-RS/2014) De 1870 a 1914, o sistema internacional, assim como as estruturas socioeconômicas e políticas internas das principais potências capitalistas conheceram profundas transformações. Entre essas transformações, NÃO se pode apontar

a) o surgimento de novos Estados-Nação.

b) a ampliação de áreas submetidas à colonização.

c) o estabelecimento do sistema de alianças internacionais concorrentes.

d) a aceleração do processo de concentração de capital.

e) o enfraquecimento dos mecanismos de intervenção econômica do Estado.

 

 

3) Imperialismo e Neocolonialismo: (PUC-SP/2014) O fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas, ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido. Eric Hobsbawm. A era dos Impérios.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, p. 95.

O processo histórico descrito no texto corresponde ao:

a) avanço da indústria chinesa, que superou a concorrência comercial dos países do Ocidente e passou a monopolizar os mercados consumidores da Europa e da América.

b) estabelecimento de clara hegemonia política e militar soviética, nos tempos da Guerra Fria, sobre o Leste europeu e o Sul e Sudeste do continente asiático.

c) imperialismo norte-americano, que impôs seu domínio econômico-financeiro sobre a América, a Europa Ocidental e parte do continente africano.

d) sucesso das políticas neoliberais de ampliação da produção industrial e dos mercados consumidores, que permitiram o rompimento das barreiras alfandegárias mesmo nos países socialistas da Ásia.

e) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo.

 

 

4) Imperialismo e Neocolonialismo: (UPE/2014) O último Estado independente da Índia, o reino de Panjab, foi conquistado no período de 1846- 1848; daí por diante, a dominação inglesa se estendeu por todo o território. Apesar da completa sujeição  em que se encontravam reinos e Estados, o povo indiano empreendeu vários esforços para recobrar a liberdade.

Sobre a dominação inglesa na Índia, assinale a alternativa CORRETA.

a) As revoltas pela libertação nacional da Índia obtiveram pleno êxito no século XIX, devolvendo a independência ao país em 1898.

b) A Grande Revolta de 1857-1858 foi promovida pela classe liberal indiana, preocupada em recuperar seus poderes perdidos para o proletariado inglês.

c) Durante a segunda metade do século XX, a Índia foi, de fato e de direito, uma possessão britânica, gerida para seu exclusivo interesse.

d) A Índia oferecia um mercado de monopólio à Inglaterra no momento em que esta se encontrava em plena expansão industrial.

e) A administração inglesa colonial vetou que indianos assumissem qualquer cargo na administração pública.

 

 

5) Imperialismo e Neocolonialismo: (Enem PPL/2013) A Inglaterra deve governar o mundo porque é a melhor; o poder deve ser usado; seus concorrentes imperiais não são dignos; suas colônias devem crescer, prosperar e continuar ligadas a ela.  Somos dominantes, porque temos o poder (industrial, tecnológico, militar, moral), e elas não; elas são inferiores; nós, superiores, e assim por diante. SAID, E. Cultura e imperialismo.

São Paulo: Cia das Letras, 1995 (adaptado).

O texto reproduz argumentos utilizados pelas potências europeias para dominação de regiões na África e na Ásia, a partir de 1870. Tais argumentos justifcavam suas ações imperialistas, concebendo-as como parte de uma:

a) cruzada religiosa.

b) catequese cristã.

c) missão civilizatória.

d) expansão comercial ultramarina.

e) política exterior multiculturalista.

 

A Era das Revoluções e Unificações Exercícios.

 

6) Imperialismo e Neocolonialismo: (UFSM/2013) Analise o fragmento a seguir.

A primeira grande fome registrou-se entre os anos de 1800 e 1825 e matou 1,4 milhão de pessoas. De 1827 a 1850, morreram de fome cinco milhões de pessoas. Entre 1875 e 1900, a Índia sofreu dezoito grandes epidemias de fome que mataram 6 milhões de pessoas. Em 1918, houve mais de oito milhões de mortos por desnutrição e gripe.

Fonte: BRUIT, Héctor, in VICENTINO, Cláudio. História Geral: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2006. p. 356.

Essas acentuadas perdas humanas foram consequência da desestruturação da economia tradicional e da imposição de novos padrões de produção e consumo durante o período em que a Índia esteve sob a dominação colonial do(a):

a) China.

b) Império Otomano.

c) França.

d) Inglaterra.

e) Império Russo.

 

 

7) (PUC-RS/2013) Considere as afrmações sobre o Imperialismo e o Neocolonialismo na segunda metade do século XIX e princípio do século XX.

I. A chamada Segunda Revolução Industrial é o fenômeno econômico condicionante do neocolonialismo, à medida que amplia, nos países industrializados, a necessidade de fontes externas de matérias-primas, bem como de novas áreas fornecedoras de mão de obra escrava em larga escala.

II. A descoberta de diamantes no Transvaal (1867) e de ouro e cobre na Rodésia (1889) motivaram os países industrializados da Europa a tentar garantir domínio exclusivo sobre parcelas do continente africano.

III. A Conferência de Berlim (1885-1887), convocada por Otto Von Bismarck, fxou regras para a chamada partilha da África, as quais favoreceram a Alemanha e a Itália recém-unificadas, que assim compensaram seu ingresso tardio na corrida imperialista.

IV. O Japão e os Estados Unidos, como potências não europeias, participaram ativamente da corrida imperialista, buscando estabelecer áreas de influência colonial ou semicolonial, em guerras contra a Rússia e a Espanha, respectivamente.

Estão corretas somente as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) I, III e IV.

 

 

8) Imperialismo e Neocolonialismo: (UPE/2013) A charge a seguir faz referência ao capitalista Cecil Rhodes, que investiu no expansionismo imperialista inglês.

Disponível em: http://pos-aula.blogspost.com.br/2012/ 02/vozes-do-imperialismo.html

Com base na charge e nos conteúdos referentes ao neocolonialismo, analise as seguintes afirmações:

I. Podemos afirmar que os pés do capitalista estão assentados sobre as duas únicas possessões inglesas na África: Egito e África do Sul.

II. A projeção do personagem em relação ao continente expressa também a dimensão do interesse da Inglaterra pelos territórios africanos.

III. Os países europeus dividiram a África entre si, respeitando suas especificidades étnicas, religiosas e linguísticas.

IV. O Canal de Suez pode ser considerado uma consequência da presença inglesa na África.

V. O preconceito dos ingleses com os africanos foi de tal monta que deixou marcas até o presente, como o Apartheid na África do Sul.

Estão CORRETAS

a) I, II e III.

b) I, II e V.

c) II, IV e V.

d) III, IV e V.

e) I, III e IV.

 

 

9) (UFSM/2013) Analise e complete o esquema histórico correspondente ao mundo do final do século XIX e início do século XX.

Completam o quadro superior e inferior do esquema histórico, respectivamente, os seguintes conceitos:

a) Mercantilismo e Iluminismo.

b) Imperialismo e Racismo.

c) Colonialismo e Destino Manifesto.

d) Capitalismo e Predestinação.

e) Globalização e Neoliberalismo.

 

 

10) Imperialismo e Neocolonialismo: (UERJ/2013)

Adaptado de HERGÉ. Tintim na África. Rio de Janeiro: Record, 1975.

Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.

Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:

a) integração étnica

b) ação civilizadora

c) cooperação militar

d) proteção ambiental

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

Gabarito completo com as respostas dos exercícios de História Mundial sobre o Imperialismo e Neocolonialismo:

1) O processo de industrialização dos países europeus contou com um fator comum: o êxodo dos trabalhadores do campo para as cidades. Nesse sentido, a mão de obra que anteriormente lavrava os campos e produzia os alimentos que abasteciam os países passou a trabalhar nas recém-criadas fábricas, criando a necessidade de importação de alimentos.

b) Como o próprio texto deixa claro, a dieta melhorou porque a Europa passou a importar alimentos de “novos” lugares, ampliando a quantidade e a variedade de produtos. Nesse contexto, o neocolonialismo  promovido na África e na Ásia contribuiu para essa melhora, porque os países europeus passaram a importar novos alimentos de localidades como a Índia e a China.

2) e; 3) e; 4) d; 5) c; 6) d; 7) d; 8) c; 9) b; 10) b

Veja também:

simulado com gabarito sobre Implementação do Sistema Colonial no Brasil

Atividades sobre a Implementação do Sistema Colonial no Brasil

01. Implementação do Sistema Colonial no Brasil: (UFMG–2010) Leia este trecho do documento: Eu el-rei …

exercícios sobre América Inglesa com gabarito

América Inglesa Atividades com Gabarito

01. América Inglesa: (UFMG–2007) Observe o mapa, em que estão representados os intercâmbios comerciais das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.