Ocupação e Degradação da Amazônia e Mata Atlântica Exercícios

1) Ocupação e Degradação da Amazônia: (Unesp) Pertinente às ações de controle dos impactos da atividade humana e à preservação do meio ambiente, a compensação ambiental caracteriza-se como:

a) um fundo privado utilizado para suprir as obrigações financeiras legais, respondendo aos registros, cadastros, serviços, infrações e multas em órgãos ambientais.

b) um inventário que antecede a realização das construções, focado em identificar, quantificar e minimizar as consequências negativas ao meio ambiente.

c) uma metodologia para identificar, averiguar e avaliar problemas ambientais, produzindo documentos sobre a operação e a manutenção de um agente poluidor.

d) um instrumento financeiro associado ao processo de licenciamento ambiental de construções, empregado para amenizar os impactos irreversíveis sofridos pelo meio ambiente.

e) uma garantia econômica perante a ocorrência de imprevistos, utilizada para custear o reparo de danos materiais, pessoais ou ambientais ocorridos em um empreendimento.

 

 

2) (Sabin) Leia o fragmento de texto a seguir:

As políticas territoriais implantadas pelo regime militar foram capazes de consolidar o processo de articulação e inserção da Amazônia e do Planalto Central à vida econômica nacional. Assim, entre os anos 1970 e 1990 a configuração da rede proposta por este trabalho ultrapassa o estágio embrionário de arranjos territoriais regionais com aporte de novos conteúdos e usos, muitos dos quais relacionados aos pressupostos do meio técnico científico informacional. Verifca-se, portanto, outra sucessão de sistemas técnicos, anunciando o novo período que instala – regido, sobretudo, por mecanismos hegemônicos (ações e objetos) mais ferozes de reprodução e acumulação do capital.

Huertas. Daniel Monteiro. Da Fachada Atlântica à I mensidão Amazônica. Annablume. SP. 2009.

A leitura pode ser associada à:

a) Implantação das rodovias Belém Brasília e Brasília Boa Vista.

b) Abertura das rodovias Transamazônica e Cuiabá Santarém.

c) Expansão da ferrovia Norte Sul.

d) Construção da EF Vitória Minas.

e) Implantação do porto de Pecém.

 

 

3) Ocupação e Degradação da Amazônia: (Enem) Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.

BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado)

Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há

a) exposição do solo.

b) drenagem eficiente.

c) rocha matriz resistente.

d) agricultura mecanizada.

e) média pluviométrica elevada.

 

 

4) Ocupação e Degradação da Amazônia: (Enem) A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na

a) prática econômica sustentável.

b) contenção de impactos ambientais.

c) utilização progressiva dos recursos naturais.

d) proibição permanente da exploração da natureza.

e) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.

 

 

5) Ocupação e Degradação da Amazônia: (Fuvest-SP) O conhecimento tradicional próprio de comunidades locais desperta a atenção de empresas transnacionais no Brasil, devido:

a) ao reconhecimento do papel dessas comunidades na conservação de recursos naturais para organismos internacionais, que pagam quantias elevadas por isso.

b) ao relacionamento dessas comunidades com grupos paramilitares de Estados vizinhos, facilitando assim a expansão dos investimentos.

c) à possibilidade de essas comunidades serem inseridas no mercado de consumo, a partir da descrição do seu gênero de vida.

d) à posição estratégica das comunidades nos grandes corpos d’água e no litoral, contribuindo para o combate ao contrabando.

e) à aceleração da pesquisa que tal conhecimento propicia, facilitando a bio-prospecção de espécies do território brasileiro.

 

Características Geográficas dos Tigres Asiáticos Exercícios.

 

6) Ocupação e Degradação da Amazônia: (UEA-AM) Atuam com o objetivo específico de promover a conectividade entre fragmentos de áreas naturais. Eles são definidos no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais.

(www.mma.gov.br. Adaptado.)

O instrumento de gestão territorial definido pelo texto é conhecido como

a) parque nacional.

b) reserva extrativista.

c) reserva de desenvolvimento sustentável.

d) refúgio de vida silvestre.

e) corredor ecológico.

 

 

7) (Vunesp) Assinale a alternativa que expresse a sequência correta das atividades que predominaram na ocupação territorial da Amazônia.

Década de 1970 Década de 1990 Século XXI
a.Projetos de
colonização
Pecuária
extensiva
Soja
b. Biopirataria Integração
nacional
Reserva
extrativista
c.Integração
nacional
Projetos de
colonização
Biopirataria
d. Reserva
extrativista
Soja extensiva Pecuária
e.Pecuária
extensiva
Projetos de
colonização
Biopirataria

 

 

8) Ocupação e Degradação da Amazônia: (Enem) A mata atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras.

Atlas Nacional do Brasil, IBGE, 1992.

Disponível em: <htttp://www.sosmataatlantica.org.br> Adaptado.

Considerando as características histórico-geográficas do Brasil e a partir da análise das figuras, é correto afirmar que:

a) as transformações climáticas, especialmente na região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida.

b) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da mata atlântica fosse maior do que a registrada.

c) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm-se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da mata atlântica.

d) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das regiões afetadas.

e) o crescimento industrial, na década de 1950, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente na região Nordeste.

 

 

9) (Enem) Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico:

a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio.

RICARDO , B. RICARDO F. Povos indígenas do Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006. Adaptado.

 

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre:

a) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.

b) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.

c) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.

d) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.

e) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.

 

Gabarito com as resoluções das questões do simulado sobre a Ocupação e Degradação da Amazônia:

1) d; 2) b; 3) b; 4) d; 5) e; 6) e; 7) a; 8) c; 9) a;

Deixe um comentário